Ref: 8595247
2019
Esta BTT XC foi concebida para treinar e participar em provas de BTT Cross Country. Dê tudo por tudo e meça forças com os outros.
Saia a ganhar com a BTT XC 940 Edição limitada. Sinta-se como um campeão mundial graças à suspensão ROCKSHOX SID SELECT 100mm, às rodas Reynolds TR 249 R carbono e à transmissão SRAM XO1 Eagle
BTT ROCKRIDER XC 940 LTD
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.
Para limpar bem a bicicleta, utilize um produto de limpeza para bicicleta, uma esponja e uma escova. Enxague a bicicleta com água antes de aplicar os produtos de limpeza. De seguida, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos eficazmente. Tem de deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta. Deve fazê-lo a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize uma bomba de desengordurante, uma escova adequada e um lubrificante. A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo para evitar salpicos de lubrificante no disco. Aplique o desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e os rolamentos do desviador com a escova. Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação. Sacuda o lubrificante e aplique na face interior da corrente para maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, danificado ou as mudanças estão perras, duras ou aleatórias? Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, utilize um alicate, uma chave de fendas, um corta-cabos, uma chave sextavada e um conjunto novo de cabos e bichas de desviador. Em primeiro lugar, retire o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha. De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalar a bicha. Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque o terminal no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se as mudanças funcionarem mal ao subir e afrouxe-o se funcionarem mal ao descer. Quando terminar, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade com o alicate.
Desmontar e voltar a montar uma roda quando a bicicleta tem um bloqueio por caixa é uma operação assaz específica. Primeiro, coloque a corrente no último pinhão e depois desbloqueie a caixa do desviador. Para soltar a roda, só tem de abrir o bloqueio rápido sem o desajustar. Para voltar a montar, coloque a corrente no último dos pinhões, volte a fechar o bloqueio rápido e volte a bloquear a caixa de desviador para evitar que a corrente salte!
Para reparar um furo, utilize: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto para câmara de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar o furo, passe a câmara de ar na água. Quando o furo estiver reparado, seque a câmara de ar com o pano e prossiga para a fase de raspagem, utilizando a lixa fornecida no conjunto. A lixa permite preparar a câmara de ar para a colagem e garantir também a aderência máxima da cola. Espalhe a cola generosamente à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos. Por último, coloque o remendo no furo e pressione durante alguns minutos. Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Para realizar esta operação, utilize: pastilhas de travão, uma chave de fendas e uma chave sextavada de 3mm. Primeiro, retire a roda. De seguida, utilize uma chave de fendas grande para afastar as pastilhas e recolocar os êmbolos na posição de origem. De seguida, retire o pino que segura as pastilhas e remova-as. Prepare as pastilhas novas, colocando a mola de retorno entre elas. Insira as pastilhas novas na pinça de travão e finalize a operação colocando o pino. Pode montar a roda e efetuar um controlo visual para verificar se as pastilhas estão no lugar e se não roçam no disco.
Para esta operação, precisará de uma chave sextavada de 5mm. Desaparafuse a pinça de travão, rode a roda e acione a manete de travão. Deve manter a manete de travão acionada antes de reaparafusar a pinça. De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.
Para realizar esta operação, utilize uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS") e uma chave sextavada de 5mm. Desmonte a roda da bicicleta e a ponteira de desviador danificada com as ferramentas adequadas. Posicione a nova ponteira no quadro. Retire a parte da ponteira antiga no desviador antes de colocar a nova com a chave sextavada de 5mm. Só falta colocar o desviador na ponteira nova e proceder à verificação das mudanças.
Para realizar esta operação, utilize: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido. Posicione a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno.
Primeiro, retire o elo rápido com o alicate próprio e retire a corrente antiga da transmissão. Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por último, coloque o elo rápido na corrente e dê uma volta aos pedais para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente e, pressionando com a mão, certifique-se de que o posicionamento é o ideal.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas. Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos 12 meses após a data de compra da bicicleta
2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.
Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema
2- Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Ações para «amolecer» a suspensão:
1- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
2- Realize uma manutenção completa na oficina.
A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se for o caso, reposicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2- O cabo e as bichas poderão estar emperrados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.
3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador
4- Para ajustar perfeitamente o seu desviador Sram, utilize a 'FERRAMENTA PARA AJUSTE DO DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite ajustar a distância entre o rolete superior e a cassete.
5- Verifique também se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»
NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e os cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Para os quadros em carbono e para a passagem interior, a primeira coisa é fazer quando se pretende substituir um cabo de desviador é desmontar o desviador. Para tal, basta uma volta com uma chave sextavada. O cabo antigo servirá de orientação para passar uma guia. A guia é um género de bicha provisória interior que facilita o deslize e o direcionamento do cabo no quadro. Quando o cabo estiver solto do desviador, a guia deve ser enfiada ao longo do cabo, até sair do quadro (ao nível da entrada do cabo). Deslize bem a guia à volta do cabo, sem que EMPURRE o cabo! Quando a guia estiver colocada, pode então retirar o cabo de desviador. O caminho do cabo manter-se-á assim bem definido no interior do quadro. A inserção e, sobretudo, a recuperação do cabo ao nível da saída do cabo serão facilitadas. Por último, quando o cabo tiver passado no interior da guia, pode retirar a guia.
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Passagem de tubeless
Substituição pastilhas Avid
Substituição pastilhas Tecktro
Rodagem travões BTT
Regulação suspensão BTT Semirrígida / Hard Tail
Regulação suspensões BTT totalmente suspenso
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.