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BTT ROCKRIDER XC 940 LTD

Ref: 8595247

BTT ROCKRIDER XC 940 LTD

2019

Esta BTT XC foi concebida para treinar e participar em provas de BTT Cross Country. Dê tudo por tudo e meça forças com os outros.

Saia a ganhar com a BTT XC 940 Edição limitada. Sinta-se como um campeão mundial graças à suspensão ROCKSHOX SID SELECT 100mm, às rodas Reynolds TR 249 R carbono e à transmissão SRAM XO1 Eagle

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Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)



ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Ajustar a suspensão

Para ajustar da melhor forma a suspensão ROCKSHOX, siga a hiperligação abaixo

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equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

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Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a bicicleta, utilize um produto de limpeza para bicicleta, uma esponja e uma escova. Enxague a bicicleta com água antes de aplicar os produtos de limpeza. De seguida, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos eficazmente. Tem de deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta. Deve fazê-lo a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.

limpar a btt

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize uma bomba de desengordurante, uma escova adequada e um lubrificante. A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo para evitar salpicos de lubrificante no disco. Aplique o desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e os rolamentos do desviador com a escova. Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação. Sacuda o lubrificante e aplique na face interior da corrente para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, danificado ou as mudanças estão perras, duras ou aleatórias?  Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, utilize um alicate, uma chave de fendas, um corta-cabos, uma chave sextavada e um conjunto novo de cabos e bichas de desviador. Em primeiro lugar, retire o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha. De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalar a bicha. Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque o terminal no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se as mudanças funcionarem mal ao subir e afrouxe-o se funcionarem mal ao descer. Quando terminar, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade com o alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Desmontar e voltar a montar uma roda quando a bicicleta tem um bloqueio por caixa é uma operação assaz específica. Primeiro, coloque a corrente no último pinhão e depois desbloqueie a caixa do desviador. Para soltar a roda, só tem de abrir o bloqueio rápido sem o desajustar. Para voltar a montar, coloque a corrente no último dos pinhões, volte a fechar o bloqueio rápido e volte a bloquear a caixa de desviador para evitar que a corrente salte!

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, utilize: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto para câmara de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar o furo, passe a câmara de ar na água. Quando o furo estiver reparado, seque a câmara de ar com o pano e prossiga para a fase de raspagem, utilizando a lixa fornecida no conjunto. A lixa permite preparar a câmara de ar para a colagem e garantir também a aderência máxima da cola. Espalhe a cola generosamente à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos. Por último, coloque o remendo no furo e pressione durante alguns minutos. Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!   

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para realizar esta operação, utilize: pastilhas de travão, uma chave de fendas e uma chave sextavada de 3mm. Primeiro, retire a roda. De seguida, utilize uma chave de fendas grande para afastar as pastilhas e recolocar os êmbolos na posição de origem. De seguida, retire o pino que segura as pastilhas e remova-as. Prepare as pastilhas novas, colocando a mola de retorno entre elas. Insira as pastilhas novas na pinça de travão e finalize a operação colocando o pino. Pode montar a roda e efetuar um controlo visual para verificar se as pastilhas estão no lugar e se não roçam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para esta operação, precisará de uma chave sextavada de 5mm. Desaparafuse a pinça de travão, rode a roda e acione a manete de travão. Deve manter a manete de travão acionada antes de reaparafusar a pinça. De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, utilize uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS") e uma chave sextavada de 5mm. Desmonte a roda da bicicleta e a ponteira de desviador danificada com as ferramentas adequadas. Posicione a nova ponteira no quadro. Retire a parte da ponteira antiga no desviador antes de colocar a nova com a chave sextavada de 5mm. Só falta colocar o desviador na ponteira nova e proceder à verificação das mudanças.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para realizar esta operação, utilize: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido. Posicione a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno. 
Primeiro, retire o elo rápido com o alicate próprio e retire a corrente antiga da transmissão. Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente. 
Por último, coloque o elo rápido na corrente e dê uma volta aos pedais para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente e, pressionando com a mão, certifique-se de que o posicionamento é o ideal.

SUBSTITUIR A CORRENTE

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Tenho um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas. Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos 12 meses após a data de compra da bicicleta 
2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. 
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema 
2- Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON 
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão: 
1- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
2- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se for o caso, reposicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2- O cabo e as bichas poderão estar emperrados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.
3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador 
4- Para ajustar perfeitamente o seu desviador Sram, utilize a 'FERRAMENTA PARA AJUSTE DO DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite ajustar a distância entre o rolete superior e a cassete. 
5- Verifique também se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»   

NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e os cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR O CABO DE TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão interior

Para os quadros em carbono e para a passagem interior, a primeira coisa é fazer quando se pretende substituir um cabo de desviador é desmontar o desviador. Para tal, basta uma volta com uma chave sextavada. O cabo antigo servirá de orientação para passar uma guia. A guia é um género de bicha provisória interior que facilita o deslize e o direcionamento do cabo no quadro. Quando o cabo estiver solto do desviador, a guia deve ser enfiada ao longo do cabo, até sair do quadro (ao nível da entrada do cabo). Deslize bem a guia à volta do cabo, sem que EMPURRE o cabo! Quando a guia estiver colocada, pode então retirar o cabo de desviador. O caminho do cabo manter-se-á assim bem definido no interior do quadro. A inserção e, sobretudo, a recuperação do cabo ao nível da saída do cabo serão facilitadas. Por último, quando o cabo tiver passado no interior da guia, pode retirar a guia.

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Proceda a uma purga do seu sistema de travagem. Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 
1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.  
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

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SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT XC 940 LTD.

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BTT ROCKRIDER XC 940 LTD

Precisa de assistência?

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BTT ROCKRIDER XC 940 LTD

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.