BTT ROCKRIDER XC 500 BLUE

REF: 8577341

BTT ROCKRIDER XC 500 29" BLUE

2018

Concebida para treinar regularmente e participar em provas de BTT Cross Country. Ultrapasse os seus limites e meça a sua performance.

Escolha a nossa BTT de XC em alumínio, eficiente com transmissão GX, suspensão REBA e rodas de 27,5". Esta BTT "SWITCH & RIDE" é compatível com 3 tamanhos de rodas (27,5", 27,5" PLUS e 29").

Apresentação da bicicleta rockrider xc 500 eagle azul claro

BTT ROCKRIDER XC 500 EAGLE AZUL CLARO

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)



ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Afinar a suspensão

De modo a afinar da melhor forma, consulte as instruções MANITOU, e veja este link abaixo

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1 - No âmbito da revisão gratuita oferecida nos 12 meses após a data de compra da bicicleta 
2 - Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. 
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bermas, buracos, etc.) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas). 
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu. É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema 
2 - Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON 
3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão: 
1 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
2 - Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2- O cabo e as bichas poderão estar gripados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.
3 - Leve a sua BTT à oficina da DECATHLON para regular o desviador
4 - Para regular corretamente o seu desviador Sram, utilize a FERRAMENTA DE AJUSTE DE DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite regular a distância entre o rolete superior e a cassete .
5 - Verifique se o dropout do desviador não está empenado. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR»   

NB: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem. Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti o dropout do desviador

Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.Se o dropout estiver empenado ou quebrado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 
1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.  
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova. Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta. Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante. A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador. Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada. Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação. Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado? Ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória? Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, irá precisar de uma pinça, uma chave de parafusos, uma pinça corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador. Antes de mais, é necessário remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a retirar todo o cabo da bicha. Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalá-la. Instale o cabo no manípulo e faça-o atravessar a bicha. No fim da operação, volte a colocar a tampa na mante e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las. Quando tiver terminado, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade, recorrendo à pinça.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Montar e desmontar uma roda numa bicicleta equipada com caixa de desviador com bloqueio é um procedimento bastante específico. Em primeiro lugar, coloque a corrente no último carreto e depois desbloqueie a caixa do desviador. Para remover a roda, basta simplesmente abrir o aperto rápido sem o desajustar. Para voltar a montar, coloque a corrente no último dos carretos, feche o aperto rápido, volte a bloquear a caixa do desviador de modo a evitar os saltos de corrente!

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar o furo, coloque a câmara de ar na água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola. Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min. Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos. Pode depois voltar a montar a câmara de ar na sua roda!   

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave sextavada de 3 mm. Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial. Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas. Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha. Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para isso, irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm. Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. Depois, proceda um controlo visual para comprovar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSALENTES") e de uma chave sextavada de 5mm. Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas. Apresente a nova ponteira no quadro.  Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm. Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para realizar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida. Coloque a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno.  Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão. Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente. A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador. Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente. Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

SRAM-CASSETE-10V
BTT ROCKRIDER XC 500 BLUE 29"

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Instruções

BTT ROCKRIDER XC 500 BLUE 29"

Travagem

Instruções de travagem

Suspensão 

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Transmissão

Manual de transmissão

Rodas

Instruções para rodas

BTT ROCKRIDER XC 500 BLUE 29"

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.