Ref: 8405335
2019
Esta BTT foi concebida para se lançar na prática de BTT Cross Country (XC). Dê o máximo com esta BTT XC em alumínio. Transmissão NX Eagle, suspensão Markhor e rodas 27,5" para se superar.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
-Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.
De modo a afinar da melhor forma, consulte as instruções MANITOU, e veja este link abaixo
Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos.
Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova. Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta. Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante. A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova. Deixe atuar durante uns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Aguarde para deixar a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação. Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador. Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade, depois corte de cabo de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha. Depois, defina o comprimento da bicha apresentando-a na BTT, corte-a e coloque nela os terminais nas extremidades. Pode agora proceder à instalação da mesma. Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para afinar a transmissão, estique o cabo se as velocidades tiverem dificuldades em subir ou solte-o se tiverem dificuldades em descer. Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Montar e desmontar uma roda numa bicicleta equipada com caixa de desviador com bloqueio é um procedimento bastante específico. Em primeiro lugar, coloque a corrente no último carreto e depois desbloqueie a caixa do desviador. Para remover a roda, basta simplesmente abrir o aperto rápido sem o desajustar. Para voltar a montar, coloque a corrente no último dos carretos, feche o aperto rápido, volte a bloquear a caixa do desviador de modo a evitar os saltos de corrente!
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar o furo, coloque a câmara de ar na água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola. Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min. Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos. Pode depois voltar a montar a câmara de ar na sua roda!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm. Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial. Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas. Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha. Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para isso, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm. Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. Depois, proceda um controlo visual para comprovar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.
Para realizar esta operação, vai precisar de um Dropout adequado para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSALENTES") e de uma chave Allen de 5mm. Desmonte a roda da bicicleta bem como o Dropout do desviador danificado com as ferramentas adequadas. Apresente o novo Dropout no quadro. Retire o Dropout antigo antes de montar o novo com a chave Allen de 5 mm. Basta agora voltar a montar o desviador sobre o novo Dropout e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido. Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão. Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno de modo a definir o seu cumprimento ideal com mais facilidade. A corrente deve estar bem esticada, passar perto do rolete superior da roldana superior do desviador. Após ter definido o comprimento da corrente, corte a corrente à medida graças ao descravador de corrente. Por fim, instale o elo rápido na corrente e gire a pedaleira de modo a que o elo rápido fique na parte superior da corrente e, com a mão, assegure-se de que está devidamente colocada.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos 12 meses após a data de compra da bicicleta
2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu. É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.
Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema
2- Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Ações para «amolecer» a suspensão:
1- Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
2- Realize uma manutenção completa na oficina.
A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2- O cabo e as bichas poderão estar gripados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.
3- Leve a sua BTT à oficina da DECATHLON para regular o desviador
4- Para regular corretamente o seu desviador Sram, utilize a FERRAMENTA DE AJUSTE DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite regular a distância entre o rolete superior e a cassete .
5- Verifique se a ponteira de desviador não está empenada. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»
NB: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem. Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.
Um Dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador. Se o Dropout estiver empenado ou quebrado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-lo ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT XC 100 27,5"+.
Manual
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.