BTT ROCKRIDER XC 100

Ref: 8405350

BTT ROCKRIDER XC 100 29"

2019

Esta BTT foi concebida para te lançares na prática de BTT Cross Country (XC). Dá o teu melhor e supera-te em cada treino!
Escolhe a nossa BTT XC em alumínio, de elevado desempenho, com transmissão NX Eagle, suspensão Markhor e roda 29"

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos são novos e portanto a performance de travagem é muito fraca.Uma forte travagem a frio e contínua (por exemplo em descida), pode desencadear um sobreaquecimento e uma "vidragem" das pastilhas.A fim de evitar este fenómeno (deixando os travões completamente inutilizáveis), recomendamos uma rodagem dos travões.A rodagem será conseguida depois de 10 travagens por travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terás de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

 

ETAPAS: 1. Desmontar a roda 2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante 3. Aplicar o fundo de jante 4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante 5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros) 6. Montar o novo pneu específico TUBELESS 7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação te parecer demasiado complicada, dirige-te à oficina DECATHLON mais próxima para solicitar esse serviço.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Afinar a suspensão

De modo a afinar da melhor forma, consultar as instruções MANITOU, e ver este link abaixo

Cuido da minha BTT

Limpar a BTT

Para limpar bem a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Limpa a bicicleta com água antes de aplicar os detergentes.

Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.

O enxaguamento tem de ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar a BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois, aplica desengordurante em toda a transmissão, esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixa atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.

Aguarda até a transmissão secar, antes de iniciares a fase de lubrificação.

Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, deves dispôr de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por retirar a tampa do manípulo e coloca o cursor na última mudança e, em seguida, corta o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, define o comprimento da bicha em função da BTT, corta-a e coloca os terminais nas extremidades. Podes agora instalar a bicha.

Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumenta a tensão do cabo se tiveres problemas a aumentar as velocidades e diminui-a se tiveres dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Montar e desmontar uma roda numa bicicleta equipada com caixa de desviador com bloqueio é um procedimento bastante específico.

Em primeiro lugar, coloca a corrente no último carreto e depois desbloqueia a caixa do desviador.

Para remover a roda, basta simplesmente abrir o aperto rápido sem o desajustar.

Para voltar a montar, coloca a corrente no último dos carretos, fecha o aperto rápido, volta a bloquear a caixa do desviador de modo a evitar os saltos de corrente!

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passa a câmara de ar por água.

Após ter localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Aplica a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min.

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.

Já podes voltar a colocar a câmara de ar no pneu! 

 

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, deves retirar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas na pinça de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha.

Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar a pinça do disco hidráulico

Para esta operação, irás precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafusa a pinça de travão, gira a roda e aciona a manete do travão. É importante manter a manete do travão acionada antes de voltar a aparafusar a pinça. 

Depois, procede a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

AJUSTAR A PINÇA DO DISCO HIDRÁULICO

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, vais precisar de uma nova ponteira do desviador adequada para a tua bicicleta (consulta a parte "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e de uma chave sextavada de 5 mm.

Desmonta a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Posiciona a nova ponteira no quadro.

Retira a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos pinhões e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate para elo rápido e retira a antiga corrente da transmissão.

Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno, de modo a definir mais facilmente o seu comprimento ideal.

A corrente deve estar bem esticada, passando perto do rolete superior da roldana superior do desviador.

Depois de definir o comprimento, corta a corrente à medida com o descravador de corrente.

Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Como substituir o pneu

COMO SUBSTITUIR O PNEU

Tenho um problema

A minha roda não está centrada

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção decorrente da montagem.A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar descentradas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta

2- Se o tiveres subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)

cavalinho e centragem das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)

- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente. Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Se tiveres subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, podes mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, ver os vídeos explicativos mais abaixo.

 

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de medidas para «amolecer» a suspensão:

1 - Proceder a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplicar algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressionar a mesma para que o óleo penetre nas bainhas da suspensão.2- Realizar uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.1- Verificar o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicioná-lo corretamente à mão. 2- O cabo e as bichas poderão estar gripados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem ser substituídos.3- Leva a tua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador

4- Para regular corretamente o desviador Sram, utilizar a FERRAMENTA DE AJUSTE DE DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite regular a distância entre o rolete superior e a cassete .

5 - Verificar se a ponteira de desviador não está empenada. Se for esse o caso, consultar a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»  

NB: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO

A manete do travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

Se a manete do travão perder rigidez e/ou vier tocar no guiador antes de travar, é necessário purgar o sistema de travagem.Dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador. Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a uma oficina DECATHLON para substituir a ponteira do desviador, ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiste a corrente? Tens duas opções disponíveis:

1 - Efetuar a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, usa um descravador de corrente e um elo rápido. 

2 - Dirigires-te a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos. 

SRAM-CASSETE-10V
BTT ROCKRIDER XC 100 12v

Precisa de ajuda?

Entre em contacto com um técnico através do formulário.

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER XC 100 29" (2019)
Manual de garantia

PRECISAS DAS INSTRUÇÕES PARA A BTT XC 100?

TRAVAGEM

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SUSPENSÃO 

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TRANSMISSÃO

Transmissão

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RODAS

Rodas

PRECISAS DAS INSTRUÇÕES DAS RODAS?

BTT ROCKRIDER XC 100 29" (2019)

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.