Ref: 8500764
2020
Esta bicicleta de 27,5" destina-se à pratica de BTT, em passeios de mais de 3h durante todo o ano Mais eficácia e mais controlo: suspensão ROCKSHOX 120 mm e amortecedor pneumático com bloqueio do guiador, monoprato, rodas de 27,5" de parede dupla aligeiradas,... Aprecie a leveza da BTT ST 900 S!
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.
Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.
Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.
Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
a suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT TODO O TERRENO 9 GRIP 27,5X2,10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)
- Fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES
- Par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
Para uma boa limpeza da sua bicicleta, use um produto de limpeza de bicicletas, uma esponja e uma escova. Molhe a bicicleta com um jato de água antes de usar os produtos de limpeza. Em seguida, utilize uma esponja e a escova para aplicar os produtos com eficácia. Deixe o produto agir antes de enxaguar a bicicleta. Cuidado para não danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, use uma bomba de desengorduramento, uma escova adaptada e um lubrificante. A primeira fase consiste em proteger o disco com um pano limpo, para evitar projeções de gordura para o disco. Em seguida, aplique desengordurante em toda a transmissão e esfregue a cassete, a corrente e os roletes do desviador com a escova. Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Em seguida, espere que a transmissão seque antes de iniciar a lubrificação. Agite o lubrificante e aplique-o na face interna da corrente para maior eficácia.
O seu cabo de transmissão está sujo, enferrujado ou danificado ou as mudanças de velocidade são difíceis, duras ou aleatórias? Neste caso, substitua o cabo da transmissão! Para tal, utilize um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo kit de cabos e bichas de desviador. Em primeiro lugar, retire o cabo da bicha. Comece por tirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na primeira velocidade, em seguida corte o cabo de forma a retirar todo o cabo da bicha. Em seguida, defina o comprimento da bicha em relação à BTT, corte-a e coloque as ponteiras nas extremidades. Agora pode instalar a bicha. Instale o cabo no manípulo e faça-o deslizar para o interior da bicha. Concluída a operação, volte a colocar a tampa do manípulo e fixe o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se sentir dificuldades em aumentar as velocidades e afrouxe-o se sentir dificuldades em reduzi-las. Em seguida, corte o cabo e fixe a ponteira na sua extremidade com a ajuda de uma pinça.
Para reparar um furo, utilize: uma bomba de ar, uma bacia com água, um pano e um kit de câmaras de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para detetar o furo, passe a câmara de ar pela bacia com água. Detetado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com a lixa fornecida no kit. A lixa permite preparar a câmara de ar para a colagem e assim garantir uma boa aderência da cola. Aplique uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos. Finalmente, coloque o remendo sobre o furo e pressione durante alguns minutos. Em seguida, pode voltar a montar a câmara de ar no pneu!
Para realizar esta operação, utilize: pastilhas de travões, chave de fendas de ponta chata e uma chave Allen de 3 mm. Em primeiro lugar, retire a roda. Em seguida, use uma grande chave de fendas para afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição original. Depois, retire a cavilha que fixa as pastilhas e retire as pastilhas da sua sede. Prepare as novas, colocando a mola de tração entre elas. Introduza as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação com a instalação da cavilha. Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual para verificar se as pastilhas estão bem instaladas e se não riscam o disco.
Para esta operação, precisará de uma chave Allen 5 de mm. Desaperte o estribo do travão, faça rodar a roda e acione a manete do travão. Lembre-se de manter a manete do travão acionada antes de voltar a apertar o estribo. Em seguida, efetue um controlo visual para ver se o disco e as pastilhas ainda mantêm contacto.
Para realizar esta operação, utilize uma nova ponteira de desviador adequada à sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS SOBRESSELENTES") e uma chave Allen de 5 mm. Com as ferramentas próprias, desmonte a roda da bicicleta e a ponteira do desviador danificada. Posicione a nova ponteira no quadro. Retire a parte da antiga ponteira do desviador antes de montar a nova com a chave Allen de 5 mm. Falta apenas voltar a montar o desviador na nova ponteira e proceder à verificação das velocidades.
Para realizar esta operação, utilize: um descravador de corrente, uma nova corrente e um elo rápido. Posicione a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno. Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate de elos rápidos e depois retire a corrente antiga da transmissão. Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno de modo a definir o seu comprimento ideal com mais facilidade. A corrente deverá ficar a rasar, passar junto ao espigão superior do rolete superior do desviador. Definido o comprimento, corte a corrente com o descravador de corrente. Por fim, instale o elo rápido na corrente e faça uma rotação da pedaleira para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Pressionando com a mão, certifique-se de que o posicionamento está correto.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:
A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
REPARAR UM FURO
SUBSTITUIR UMA CÂMARA-DE-AR
AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR
REPARAR UMA CORRENTE
SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.