Ref: 8500763
2020
Esta BTT 27,5" foi concebida para os passeios de BTT de mais 3h, durante todo o ano Mais eficácia e controlo: suspensão ROCKSHOX 120 mm bloqueio do guiador, monoprato, rodas 27,5" paredes duplas aligeiradas,... Desfrute da leveza do BTT ST 900!
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.
Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.
Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.
Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
a suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT TODO O TERRENO 9 GRIP 27,5X2,10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)
- Fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES
- Par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
Antes de limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.
Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar durante uns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde para deixar a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade, depois corte de cabo de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha.
Depois, defina o comprimento da bicha apresentando-a na BTT, corte-a e coloque nela os terminais nas extremidades. Pode agora proceder à instalação da mesma.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se as velocidades tiverem dificuldades em subir ou solte-o se tiverem dificuldades em descer.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar um furo, passe a câmara de ar na água.
Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.
Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.
Pode depois voltar a montar a câmara de ar na sua roda!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.
Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.
Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para isso, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.
Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo.
Depois, proceda um controlo visual para comprovar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.
Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSALENTES") e de uma chave Allen de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.
Apresente a nova ponteira no quadro.
Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave Allen de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, um corrente nova e um elo rápido.
Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.
Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno de modo a definir o seu cumprimento ideal com mais facilidade.
A corrente deve estar bem esticada, passar perto do rolete superior da roldana superior do desviador.
Após ter definido o comprimento da corrente, corte a corrente à medida graças ao descravador de corrente.
Por fim, instale o elo rápido na corrente e gire a pedaleira de modo a que o elo rápido fique na parte superior da corrente e, com a mão, assegure-se de que está devidamente colocada.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:
A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
REPARAR UM FURO
SUBSTITUIR UMA CÂMARA-DE-AR
AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR
REPARAR UMA CORRENTE
SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.