BTT-ROCKRIDER-ST-900 GREY-ORANGE

REF: 8500763

ROCKRIDER ST 900 - CINZA/LARANJA

2020

Esta BTT 27,5" foi concebida para os passeios de BTT de mais 3h, durante todo o ano Mais eficácia e controlo: suspensão ROCKSHOX 120 mm bloqueio do guiador, monoprato, rodas 27,5" paredes duplas aligeiradas,... Desfrute da leveza do BTT ST 900!

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do selim

O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

a suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

 

- Um par de pneus específicos TUBELESS:

DECATHLON: PNEU BTT TODO O TERRENO 9 GRIP 27,5X2,10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)

- Fundo de jante 21 mm: 

ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES

- Par de válvulas TUBELESS Schrader:

ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

 

ETAPAS:1. Desmontar a roda2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante3. Aplicar o fundo de jante4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)6. Montar o novo pneu específico TUBELESS7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na janteSe a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Antes de limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.

Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.

Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar durante uns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.

Aguarde para deixar a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade, depois corte de cabo de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha.

Depois, defina o comprimento da bicha apresentando-a na BTT, corte-a e coloque nela os terminais nas extremidades. Pode agora proceder à instalação da mesma.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se as velocidades tiverem dificuldades em subir ou solte-o se tiverem dificuldades em descer.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA ST 900

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar um furo, passe a câmara de ar na água.

Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Pode depois voltar a montar a câmara de ar na sua roda! 

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para isso, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, proceda um controlo visual para comprovar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSALENTES") e de uma chave Allen de 5 mm.

Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Apresente a nova ponteira no quadro. 

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave Allen de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, um corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno de modo a definir o seu cumprimento ideal com mais facilidade.

A corrente deve estar bem esticada, passar perto do rolete superior da roldana superior do desviador.

Após ter definido o comprimento da corrente, corte a corrente à medida graças ao descravador de corrente.

Por fim, instale o elo rápido na corrente e gire a pedaleira de modo a que o elo rápido fique na parte superior da corrente e, com a mão, assegure-se de que está devidamente colocada.

SUBSTITUIR A CORRENTE

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta 2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)Mensagem para os pais:Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...)estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema 2- Si tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON 3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.  

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»2- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador 4- Verifique igualmente se a ponteira do desviador não está torta. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»   NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas. 

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

PURGA-TRAVÃO-BTT-ROCKRIDER
Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.  2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Acessórios compatíveis

Kit guarda-lamas btt

Instale o KIT GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540

KIT GUARDA-LAMAS BTT
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540

DESCANSO 500 BASE
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Para ir mais longe

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 900.

BTT ROCKRIDER ST 900 GREY/ORANGE

Precisa de assistência?

Manual de utilizador

VTT ROCKRIDER ST 900 GREY/ORANGE
Notice de garantie

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FREINAGE

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NOTICES

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NOTICES

Precisa do manual dos manípulos de desviador?

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Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.