btt rockrider

REF: 8379043

ROCKRIDER ST 560 S - AZUL

2017

Precisa de ajuda para a preparação, a manutenção ou a reparação da sua bicicleta?

Encontrará aqui todos os nossos conselhos, as peças de substituição e manuais da sua BTT!

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão recomendada encontra-se no flanco do pneu.

Se procura mais conforto e mais aderência ou se pesa menos de 70 kg, pode diminuir ligeiramente o valor de pressão sem nunca descer abaixo da pressão mínima recomendada. No entanto, cuidado porque isso vai aumentar o risco de furos em pisos mais acidentados.

Lembre-se de verificar regularmente a pressão dos pneus.

Ajustar a altura do guiador

Pode optar por subir o seu guiador para ter uma posição com as costas mais altas e, logo, mais confortável.

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar numa posição um pouco mais alongada (posição com as costas mais inclinadas, e logo mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

Alinhar a direção

Veja este vídeo para aprender a alinhar o seu guiador.

Um guiador bem alinhado permite manter uma boa estabilidade na bicicleta.

Ajustar a altura do selim

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo explicativo.

Uma boa altura de selim permite ter mais potência na pedalada e evita algumas dores (nomeadamente nos joelhos)

Ajustar o recuo do selim

Siga este vídeo para aprender a ajustar o recuo do selim.

Bem ajustar o recuo de selim aumentará o seu conforto e o seu rendimento na pedalada.

Ajustar a dureza da suspensão

A sua suspensão dispõe de uma botão rotativo de ajuste da pré-carga e de um bloqueador de suspensão diretamente conectado ao manípulo esquerdo do seu guiador.

Pode utilizar o botão rotativo para ajustar a dureza da suspensão.Gire o botão rotativo no sentido horário para aumentar a dureza, e no sentido anti-horário para a diminuir.

Nas zonas mais rápidas, pode decidir bloquear ou não a sua suspensão e o seu amortecedor recorrendo ao botão rotativo do seu guiador.

Para ajustar a sua suspensão, deverá usar uma bomba de alta pressão para suspensão

Ajustar a dureza do amortecedor

O amortecedor da sua bicicleta é um amortecedor a ar e para o afinar necessita de uma bomba de alta pressão para a suspensão.

Veja o vídeo para aprender a regular a dureza do amortecedor a ar!

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo, numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.

A rodagem é alcançada depois de 10 travagens por travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

Veja este vídeo para aprender a orientar adequadamente as manetes dos travões.

Uma boa inclinação vai evitar algumas dores nos pulsos ou no ombro!

Substituir os pedais

Todas as nossas BTT estão equipadas com pedais em resina. Para mais conforto, aderência ou para passar para o modo automático, pode optar por mudar os pedais.

A manipulação é simples e rápida. Veja este vídeo para aprender a mudar os seus pedais!

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento tem de ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar a uma distância razoável.
Aguarde até a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

Substituir o cabo da transmissão

O seu cabo da transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória?

Neste caso, o seu cabo da transmissão deve ser substituído! Para tal, equipe-se com um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança. Em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e, depois, da bicha.

Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a sobre a BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas em aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Desmontar a roda traseira

Veja este vídeo para aprender a desmontar a sua roda traseira.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!

Substituir as pastilhas dos travões de disco

Veja este vídeo para aprender a substituir as pastilhas dos travões de disco.

Ajustar a pinça do travão de disco

Veja este vídeo para aprender a ajustar a pinça dos travões de disco.

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave sextavada de 5mm.

Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout danificado com as ferramentas adequadas.

Posicione a nova ponteira no quadro. 

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e remova a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure-se que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e colocar-se no sítio.

É o caso dos raios das rodas que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.

Se a roda estiver empenada, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.Aproveite a revisão gratuita dos 12 primeiros meses a seguir à data de compra para isso!

Mensagem para os pais:
Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes.Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Várias causas podem ser identificadas em caso de furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1- O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la provisoriamente com uma bomba de reparação antifuro :
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu retoma a forma e a dureza, permitindo-lhe regressar sem problemas!

2- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente à frente

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças para cima:

1/ Verifique os cabos e as bichas: o mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças.

Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

2/ Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substitui-los autonomamente com o vídeo existente na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT até uma oficina DECATHLON.

NOTA: Uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra.

NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Pode optar por substitui-los autonomamente com o vídeo existente na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT até uma oficina DECATHLON.


2/ Verifique se a ponteira de desviador não está empenada:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que deixa de cumprir corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: Uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Chegou a altura de purgar o seu sistema de travagem! Pode deslocar-se até uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos faça a manutenção do seu sistema de travagem hidráulico

De uma forma geral, recomendamos purgar o sistema de travagem uma vez por ano.

Parti o dropout do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituir ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1- Faça a reparação autonomamente com a ajuda deste vídeo. Para isso, terá de se equipar com um descravador de corrente e um aperto rápido.

2- Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

SRAM-CASSETE-10V

Para ir mais longe

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as nossas peças para a BTT.

BTT ROCKRIDER ST 560 S AZUL

Precisa de assistência?

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER ST 520 PRETO/AZUL
Instruções

Precisa das instruções da sua BTT?

BTT ROCKRIDER ST 520 PRETO/AZUL

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.