BTT ROCKRIDER ST 540 AZUL/LARANJA

Ref: 8500761

ROCKRIDER ST 540 - AZUL/LARANJA

2020

Esta BTT 27,5" destina-se à pratica de BTT, em passeios de 2h a 3h durante todo o ano. Controle melhor a sua trajetória com esta BTT de suspensão integral ST 540 S. Suspensão de 120 mm, amortecedor de ar, travões hidráulicos e rodas de 27,5" de parede dupla... uma garantia de conforto e desportismo.

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do selim

O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

 

- Um par de pneus específicos TUBELESS:

DECATHLON: PNEU BTT TODO O TERRENO 9 GRIP 27,5X2,10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)

- Fundo de jante 21 mm: 

ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES

- Par de válvulas TUBELESS Schrader:

ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

 

ETAPAS:1. Desmontar a roda2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante3. Aplicar o fundo de jante4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)6. Montar o novo pneu específico TUBELESS7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na janteSe a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

Ajustar a dureza do amortecedor

AJUSTAR A DUREZA DO AMORTECEDOR

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, irá precisar de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por um jato de água antes de aplicar os produtos de limpeza.

Em seguida, use a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.

Deve obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.

O jato deve estar a uma distância razoável, para não danificar os elementos mecânicos.

Por fim, seque a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.

Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada.

Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado? Ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória? 

Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, irá precisar de uma pinça, uma chave de parafusos, uma pinça corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Antes de mais, é necessário remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a retirar todo o cabo da bicha.

Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalá-la.

Instale o cabo no manípulo e faça-o atravessar a bicha. No fim da operação, volte a colocar a tampa na mante e fixe o cabo no desviado. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Quando tiver terminado, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade, recorrendo à pinça.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, irá precisar de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.

Quando o furo estiver detetado, seque a câmara de ar com o pano e passe à fase de lixação com a lixa incluída no conjunto.

Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.

Coloque uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e assegure-se durante alguns minutos que fica no sítio.

Pode em seguida voltar a colocar a sua câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para realizar esta operação, irá precisar de: pastilhas de travão, uma chave de parafusos plana e uma chave sextavada de 3 mm.

Antes de mais, remova a roda. Use em seguida uma chave de parafusos de grandes dimensões para afastar as pastilhas e colocar os pistões na sua posição original.

Depois, remova a cavilha que segura as pastilhas e remova-as do seu local. Prepare as pastilhas novas, colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no manípulo de travão e termine a operação instalando a cavilha.

Volte agora a montar a roda e efetue um controlo visual, para verificar se as pastilhas ficam bem no local e que não roçam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para esta operação irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.

Desaparafuse o manípulo de travão, lance a roda e acione a manete de travão. É importante que mantenha a manete de travão acionada antes de voltar a aparafusar o manípulo. 

EM seguida, efetue um controlo visual, para ver se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto. 

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir o dropout do desviador

Para esta operação, irá precisar de um novo dropout de desviador adequado à sua bicicleta (confira a secção "PEÇAS SOLTAS") e de uma chave sextavada de 5 mm.

Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout do desviador danificado, com as ferramentas adequadas.

Posicione o novo dropout no quadro. 

Remova a parte do antigo dropout do desviador antes de montar o novo com a chave sextavada de 5 mm.

Já só falta montar o desviador no novo dropout e efetuar a verificação das velocidades.

SUBSTITUIR O DROPOUT DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para realizar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.

Coloque a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno. 

Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.

Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.

A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.

Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Verificar o aperto e o ponto de articulação do amortecedor

MANUTENÇÃO-AMORTECEDOR

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta 2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)Mensagem para os pais:Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...)estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema 2- Si tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON 3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.  

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»2- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

As velocidades não mudam corretamente à frente

A passagem incorreta das mudanças (pratos) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pratos) à frente. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.ATENÇÃO: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador 4- Verifique igualmente se a ponteira do desviador não está torta. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»   NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas. 

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.  2- Dirija-se a um Serviço Pós-Venda DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Acessórios compatíveis

Kit guarda-lamas btt

Instale o KIT GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540

KIT GUARDA-LAMAS BTT
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540

DESCANSO 500 BASE
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Para ir mais longe

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 540 S.

BTT ROCKRIDER ST 540 AZUL/LARANJA

Precisa de assistência?

Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.

Manual de utilizador

VTT ROCKRIDER ST 540 S BLUE/ORANGE
Notice de garantie

Precisa do manual da sua ST 540 S?

FREINAGE

Precisa do manual da travagem?

SUSPENSION 

Precisa do manual da suspensão?

TRANSMISSION

Peecisa do manual da transmissão?

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Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.