Ref: 8529702
2019
Esta bicicleta de 27,5" destina-se à prática de BTT, em passeios de 2h a 3h durante todo o ano.
Descubra a eficácia e o lado lúdico da BTT ST 540, com as suas rodas de 27,5" de parede dupla, os travões de disco hidráulico e a simplicidade do prato duplo de 18 velocidades. Tudo isto com o mesmo conforto de sempre.
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Se procura mais conforto e tração, E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.
Verifique regularmente a pressão dos pneus.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Aprenda a alinhar a direção com ajuda deste vídeo.
O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.
Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.
Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.
Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
Aprenda a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.
A sua suspensão SUNTOUR tem dois botões rotativos independentes.O botão rotativo da esquerda permite ajustar a dureza da suspensão, o da direita permite bloqueá-la diretamente.
Gire o botão rotativo da esquerda no sentido horário para aumentar a dureza, e no sentido anti-horário para a diminuir.
Nas zonas mais rápidas, pode decidir bloquear ou não a sua suspensão recorrendo ao botão rotativo da direita.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração acentuada passando de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, usando apenas um travão de cada vez.
Aprenda a orientar os manípulos dos travões com ajuda deste vídeo.
Aprenda a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT ALL TERRAIN 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)
- O fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES
- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
AS ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.
Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.
Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.
De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Veja este vídeo para aprender a desmontar a sua roda traseira.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água.
Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.
Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.
Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.
Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.
Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para essa operação, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.
Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo.
Depois, proceda a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.
Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSELENTES") e de uma chave sextavada de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout danificado com as ferramentas adequadas.
Posicione a nova ponteira no quadro.
Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.
Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure-se que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta
Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas, …), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente. Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema
2 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Ações para «amolecer» a suspensão:
1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»
2 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- Realize uma manutenção completa na oficina.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças para cima:
1/ Controle o cabo e as bichas: o mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças.
Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2/ Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados.Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substituí-los você mesmo ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças atrás:
1/ Controle o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substituí-los você mesmo ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo "PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR"
NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.
Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.
2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.