Ref: 8555876
2020
Esta BTT 27,5" destina-se à pratica de BTT, em passeios de 2 h a 3 h durante todo o ano. Aprecie o conforto da suspensão de 120 mm dianteira e traseira da BTT ST 530 S. Para se adaptar às irregularidades do terreno, o monoprato e os travões de disco hidráulicos serão o seu maior aliado.
BTT ROCKRIDER ST 530 S RRSHOP
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
O quadro da sua bicicleta está equipado com um aperto rápido.
Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.
Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.
Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT ALL TERRAIN 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)
- Do fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES
- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
AS ETAPAS:
Para limpar a sua bicicleta, irá precisar de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por um jato de água antes de aplicar os produtos de limpeza.
Em seguida, use a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.
Deve obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.
O jato deve estar a uma distância razoável, para não danificar os elementos mecânicos.
Por fim, seque a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.
Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.
Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada.
Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.
Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia.
O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado? Ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória?
Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, irá precisar de uma pinça, uma chave de parafusos, uma pinça corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Antes de mais, é necessário remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a retirar todo o cabo da bicha.
Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalá-la.
Instale o cabo no manípulo e faça-o atravessar a bicha. No fim da operação, volte a colocar a tampa na mante e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Quando tiver terminado, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade, recorrendo à pinça.
Para reparar um furo, irá precisar de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.
Quando o furo estiver detetado, seque a câmara de ar com o pano e passe à fase de lixação com a lixa incluída no conjunto.
Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.
Coloque uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e assegure-se durante alguns minutos que fica no sítio.
Pode em seguida voltar a colocar a sua câmara de ar no pneu!
Para esta operação, irá precisar de um novo dropout de desviador adequado à sua bicicleta (confira a secção "PEÇAS SOLTAS") e de uma chave sextavada de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout do desviador danificado, com as ferramentas adequadas.
Posicione o novo dropout no quadro.
Remova a parte do antigo dropout do desviador antes de montar o novo com a chave sextavada de 5 mm.
Já só falta montar o desviador no novo dropout e efetuar a verificação das velocidades.
Para realizar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.
Coloque a corrente no último carreto e no prato mais pequeno.
Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.
Posicione a nova corrente no último carreto e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.
A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.
Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Para realizar esta operação, irá precisar de: pastilhas de travão, uma chave de parafusos plana e uma chave sextavada de 3 mm.
Antes de mais, remova a roda. Use em seguida uma chave de parafusos de grandes dimensões para afastar as pastilhas e colocar os pistões na sua posição original.
Depois, remova a cavilha que segura as pastilhas e remova-as do seu local. Prepare as pastilhas novas, colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no manípulo de travão e termine a operação instalando a cavilha.
Volte agora a montar a roda e efetue um controlo visual, para verificar se as pastilhas ficam bem no local e que não roçam no disco.
Para esta operação irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.
Desaparafuse o manípulo de travão, lance a roda e acione a manete de travão. É importante que mantenha a manete de travão acionada antes de voltar a aparafusar o manípulo.
Em seguida, efetue um controlo visual, para ver se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema
2- Si tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:
A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.
4- Verifique igualmente se a ponteira do desviador não está torta. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»
NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.
Dirija-se a uma das oficinas Decathlon para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
REPARAR UM FURO
SUBSTITUIR UMA CÂMARA-DE-AR
AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR
REPARAR UMA CORRENTE
SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR
Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.