BTT ROCKRIDER ST 530 CHROME

REF: 8582844

BTT ROCKRIDER ST 530 - CHROME

2020

Esta bicicleta de 27,5" destina-se à pratica de BTT, em passeios de 2h a 3h durante todo o ano.

Com a sua BTT ST 530, acelere e trave rapidamente para se adaptar às irregularidades do terreno! O monoprato e os travões de disco hidráulicos transformarão os seus passeios de BTT.

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do selim

O quadro da sua bicicleta está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

a suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.

AJUSTAR DUREZA SUSPENSÃO BTT ROCKRIDER ST520

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

 

- Um par de pneus específicos TUBELESS:

DECATHLON: PNEU BTT TODO O TERRENO 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)

- Fundo de jante de 21 mm: 

ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES

- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:

ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

 

FASES:1. Desmontar a roda2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante3. Aplicar o fundo de jante4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)6. Montar o novo pneu específico TUBELESS7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na janteSe a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta

2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)Mensagem para os pais:Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...)estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema

2- Si tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

 

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»2- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR DUREZA SUSPENSÃO BTT ROCKRIDER ST520

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador

4- Verifique igualmente se a ponteira do desviador não está torta. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR»  

NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas. 

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.

Dirija-se a uma das oficinas Decathlon para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 

2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para uma boa limpeza da sua bicicleta, use um produto de limpeza de bicicletas, uma esponja e uma escova. Molhe a bicicleta com um jato de água antes de usar os produtos de limpeza. Em seguida, utilize uma esponja e a escova para aplicar os produtos com eficácia. Deixe o produto agir antes de enxaguar a bicicleta. Cuidado para não danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, use uma bomba de desengorduramento, uma escova adaptada e um lubrificante. A primeira fase consiste em proteger o disco com um pano limpo, para evitar projeções de gordura para o disco. Em seguida, aplique desengordurante em toda a transmissão e esfregue a cassete, a corrente e os roletes do desviador com a escova. Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Em seguida, espere que a transmissão seque antes de iniciar a lubrificação. Agite o lubrificante e aplique-o na face interna da corrente para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O seu cabo de transmissão está sujo, enferrujado ou danificado ou as mudanças de velocidade são difíceis, duras ou aleatórias?  Neste caso, substitua o cabo da transmissão! Para tal, utilize um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo kit de cabos e bichas de desviador. Em primeiro lugar, retire o cabo da bicha. Comece por tirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na primeira velocidade, em seguida corte o cabo de forma a retirar todo o cabo da bicha. Em seguida, defina o comprimento da bicha em relação à BTT, corte-a e coloque as ponteiras nas extremidades. Agora pode instalar a bicha. Instale o cabo no manípulo e faça-o deslizar para o interior da bicha. Concluída a operação, volte a colocar a tampa do manípulo e fixe o cabo no desviador. Para ajustar a transmissão, estique o cabo se sentir dificuldades em aumentar as velocidades e afrouxe-o se sentir dificuldades em reduzi-las. Em seguida, corte o cabo e fixe a ponteira na sua extremidade com a ajuda de uma pinça.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA ST 530

Reparar um furo

Para reparar um furo, utilize: uma bomba de ar, uma bacia com água, um pano e um kit de câmaras de ar. Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para detetar o furo, passe a câmara de ar pela bacia com água. Detetado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com a lixa fornecida no kit. A lixa permite preparar a câmara de ar para a colagem e assim garantir uma boa aderência da cola. Aplique uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos. Finalmente, coloque o remendo sobre o furo e pressione durante alguns minutos. Em seguida, pode voltar a montar a câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, utilize uma nova ponteira de desviador adequada à sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS SOBRESSELENTES") e uma chave Allen de 5 mm. Com as ferramentas próprias, desmonte a roda da bicicleta e a ponteira do desviador danificada. Posicione a nova ponteira no quadro.  Retire a parte da antiga ponteira do desviador antes de montar a nova com a chave Allen de 5 mm. Falta apenas voltar a montar o desviador na nova ponteira e proceder à verificação das velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para realizar esta operação, utilize: um descravador de corrente, uma nova corrente e um elo rápido. Posicione a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno.  Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate de elos rápidos e depois retire a corrente antiga da transmissão. Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno de modo a definir o seu comprimento ideal com mais facilidade. A corrente deverá ficar a rasar, passar junto ao espigão superior do rolete superior do desviador. Definido o comprimento, corte a corrente com o descravador de corrente. Por fim, instale o elo rápido na corrente e faça uma rotação da pedaleira para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Pressionando com a mão, certifique-se de que o posicionamento está correto.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para realizar esta operação, utilize: pastilhas de travões, chave de fendas de ponta chata e uma chave Allen de 3 mm. Em primeiro lugar, retire a roda. Em seguida, use uma grande chave de fendas para afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição original. Depois, retire a cavilha que fixa as pastilhas e retire as pastilhas da sua sede. Prepare as novas, colocando a mola de tração entre elas. Introduza as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação com a instalação da cavilha. Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual para verificar se as pastilhas estão bem instaladas e se não riscam o disco.

SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS

Ajustar o estribo do travão de disco hidráulico

Para esta operação, precisará de uma chave Allen 5 de mm. Desaperte o estribo do travão, faça rodar a roda e acione a manete do travão. Lembre-se de manter a manete do travão acionada antes de voltar a apertar o estribo.  Em seguida, efetue um controlo visual para ver se o disco e as pastilhas ainda mantêm contacto. 

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Acessórios compatíveis

Kit guarda-lamas btt

Instale o KIT GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540

KIT GUARDA-LAMAS BTT
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540

DESCANSO 500 BASE
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
SRAM-CASSETE-10V
BTT ROCKRIDER ST 530 CHROME

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BTT ROCKRIDER ST 530 CHROME

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.