BTT ROCKRIDER ST 50 PRETO

Ref: 8561304

ROCKRIDER ST 50 - PRETO

2020

Esta BTT 26" está concebida para os seus primeiros passeios de BTT, com tempo seco, até 1h30. Tem tudo para se sentir à vontade: quadro com posição elevada para ter as costas direitas, suspensão de 80 mm, selim ERGOFIT exclusivo com forma côncava.

Irá apreciar o conforto da BTT ST 50.

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a dureza da suspensão

A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST50

Fazer a rodagem aos travões

Não existe um período de rodagem a considerar referente à eficácia dos travões de calço V-brake. No entanto, importa saber que os primeiros contactos entre a decoração preta das jantes das rodas e os calços dos travões podem provocar um certo ruído. Não se preocupe! À medida que vai andando, as travagens vão cobrir as jantes com uma fina película de goma e eliminar esse ruído.

Ajustar a altura do selim

AJUSTAR-ALTURA-SELIM

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, irá precisar de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por um jato de água antes de aplicar os produtos de limpeza.

Em seguida, use a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.

Deve obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.

O jato deve estar a uma distância razoável, para não danificar os elementos mecânicos.

Por fim, seque a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.

Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada.

Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado? Ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória? 

Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, irá precisar de uma pinça, uma chave de parafusos, uma pinça corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Antes de mais, é necessário remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a retirar todo o cabo da bicha.

Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalá-la.

Instale o cabo no manípulo e faça-o atravessar a bicha. No fim da operação, volte a colocar a tampa na manete e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Quando tiver terminado, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade, recorrendo à pinça.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, irá precisar de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.

Quando o furo estiver detetado, seque a câmara de ar com o pano e passe à fase de lixação com a lixa incluída no conjunto.

Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.

Coloque uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e assegure-se durante alguns minutos que fica no sítio.

Pode em seguida voltar a colocar a sua câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir a corrente

Para efetuar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.

Coloque a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno. 

Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.

Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.

A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.

Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Substituir os calços dos travões

SUBSTITUIR OS CALÇOS DOS TRAVÕES

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.

No caso de empenamento, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta 2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)

Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes.

Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...)estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1- O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema

2- Si tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

 

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»2- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

As velocidades não mudam corretamente à frente

A passagem incorreta das mudanças (pratos) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pratos) à frente. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.ATENÇÃO: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pinhões) na traseira. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pinhões mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.3- Leve a sua BTT a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador

4- Verifique igualmente se o dropout do desviador não está torto. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR»  

NB: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas. 

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 

2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Acessórios compatíveis

Conjunto guarda-lamas btt

Instale o CONJUNTO GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540

CONJUNTO GUARDA-LAMAS BTT
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540

DESCANSO 500 BASE
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
SRAM-CASSETE-10V

Para ir mais longe

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 50.

BTT ROCKRIDER ST 50 PRETO

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Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.

Manual de utilizador

VTT ROCKRIDER ST 50 NOIR
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NOTICES

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NOTICES

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VTT ROCKRIDER ST 50 NOIR

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.