Ref: 8602020
2020
Esta bicicleta de BTT de 27,5" foi concebida para os seus primeiros passeios de BTT, com tempo seco, até 1h30.
Uma bicicleta de montanha poderosa e fácil! Ao volante da BTT ST 120 sente-se preciso e leve graças à coroa simples (velocidade 1x9) e aos travões de disco mecânicos. Adapte sua velocidade facilmente.
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes. É uma verdadeira inovação: gire o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos.
Para limpar a sua bicicleta, irá precisar de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por um jato de água antes de aplicar os produtos de limpeza.
Em seguida, use a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.
Deve obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.
O jato deve estar a uma distância razoável, para não danificar os elementos mecânicos.
Por fim, seque a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.
Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.
Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada.
Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.
Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia.
O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado? Ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória?
este caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, irá precisar de uma pinça, uma chave de parafusos, uma pinça corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Antes de mais, é necessário remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a retirar todo o cabo da bicha.
Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalá-la.
Instale o cabo no manípulo e faça-o atravessar a bicha. No fim da operação, volte a colocar a tampa na manete e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Quando tiver terminado, corte o cabo e fixe o terminal na extremidade, recorrendo à pinça.
Para reparar um furo, irá precisar de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.
Quando o furo estiver detetado, seque a câmara de ar com o pano e passe à fase de lixação com a lixa incluída no conjunto.
Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.
Coloque uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e assegure-se durante alguns minutos que fica no sítio.
Pode em seguida voltar a colocar a sua câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.
Coloque a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno.
Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.
Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.
A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.
Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas. Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno: 1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta 2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos) Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
Vários níveis de ação para "suavizar" a sua suspensão:
A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis: 1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir o dropout do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
Instale o CONJUNTO GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540
Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540
Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540
Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 120.
Precisa do manual da ST 120?
Precisa do manual da transmissão?
Precisa do manual dos manípulos de desviador?
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.