Ref: 8291145
2014
Precisa de ajuda para a preparação, manutenção ou reparação da sua bicicleta?
Aqui encontrará todos os nossos conselhos, peças de susbtituição e manual da sua BTT!
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
As pressões mínimas e máximas do pneu, na sua montagem original em câmara de ar (Tubetype), estão indicadas no flanco do pneu.
Contudo, tenha em mente que o enchimento dos pneus é personalizável e a sua pressão irá depender do seu peso, do terreno onde vai pedalar e da sua forma de sentir.
Terá, assim, de encontrar um equilíbrio entre eficiência na pedalagem (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).
Para tal, deverá proceder da seguinte forma:
Pedale por um pequeno circuito (5-10 minutos) que atravesse a maior diversidade de terrenos possível (lama, terrenos acidentados, raízes, empedrado, etc.). Encha os pneus até à pressão máxima recomendada e, em seguida, dê uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir conforto ou aderência suficiente ao curvar, baixe a pressão. Recomece até encontrar a pressão adequada aos seus pneus.
Não utilize pressão inferior à pressão mínima recomendada ou estará sujeito a maior risco de trilhar a câmara de ar e de furos.
Encher corretamente o pneu é essencial para a prática do seu desporto. Por essa razão, verifique regularmente a pressão dos seus pneus.
O TUBELESS é um excelente meio para aproveitar ao máximo o trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (na ordem de 0,5 bar) do que num pneu Tubetype. Menos cheio, a "carcaça" do pneu pode entrar em contacto com o solo. Tudo isso, sem que seja impedido pela câmara de ar.
Numa montagem Tubeless, o objetivo é baixar a pressão para tirar partido de todo o trabalho do pneu sem que a jante toque no chão aquando da transposição de um obstáculo.
Numa montagem TUBELESS, a pressão não deverá ultrapassar 2,5 bar, sob risco de as jantes em carbono se deformarem.
Encher corretamente o pneu é essencial para a prática do seu desporto. Por essa razão, verifique regularmente a pressão dos seus pneus.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas da sua BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado complicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para solicitar esse serviço.
Depois de determinar os ajustes da sua suspensão, terá de se fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.
Primeiro, encha a suspensão de acordo com os valores recomendados na bainha da suspensão. Para afinar o SAG, baixe a pressão da suspensão para o aumentar; para o reduzir; encha um pouco mais a suspensão.
ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilie o SAG da suspensão ao do amortecedor. O processo é muito idêntico ao efetuado para a suspensão:
Terá de se fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.
Primeiro, encha a suspensão de acordo com os valores recomendados do amortecedor. Peça à pessoa acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que você possa montar nela. Uma vez estabilizado na bicicleta, meça o afundamento. Para aumentar o SAG, baixe a pressão da suspensão; para o reduzir, encha um pouco mais a suspensão.
NB : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar o detergente.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar a uma distância razoável.
Aguarde até a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha.
Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora proceder à instalação da mesma.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para afinar a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a subir as velocidades ou diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para detetar o furo, coloque a câmara de ar na água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e, assim, garantir uma aderência máxima da cola.
Aplique a cola abundantemente à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o durante alguns minutos.
Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.
Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.
Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para essa operação, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.
Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo.
Depois, proceda a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.
Para realizar esta operação, vai precisar de um dropout adequado à sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS") e de uma chave Allen de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout danificado com as ferramentas adequadas.
Posicione o novo dropout no quadro.
Retire o dropout antigo antes de montar o novo com a chave Allen de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloque a corrente no último dos carretos. Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.
Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno, de modo a definir mais facilmente o seu comprimento ideal. A corrente deve estar bem esticada, passando perto do rolete superior da roldana superior do desviador. Depois de definir o comprimento, corte a corrente à medida com o descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
Se a roda estiver empenada, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno. Beneficie dos primeiros 12 meses de revisão gratuita a partir da data de compra da bicicleta!
Várias causas podem estar na origem de um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, passeios, buracos, etc.) estão, na maioria das vezes, na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.
É, assim, importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?
1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione, sem soltar, para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar sem qualquer problema!
2 - Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1€, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Ações para «amolecer» a suspensão:
1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»
2 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- Realize uma manutenção completa na oficina.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1. Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao premir o manípulo de mudanças, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substituí-los você mesmo, seguindo o vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
2. Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Proceda a uma purga do seu sistema de travagem. Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON e solicitar a reparação do seu sistema de travagem hidráulico a um dos nossos técnicos
Em geral, recomendamos a purga do sistema de travagem uma vez por ano.
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado ou partido, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o você mesmo com a ajuda deste vídeo.
Como substituir a corrente da bicicleta?
Como substituir a cassete na sua bicicleta?
Como substituir as pastilhas de travão da BTT SRAM?
Como regular a suspensão?
Como passar um pneu BTT para Tubeless?
Como ajustar o amortecedor?
A ROCKRIDER oferece à sua BTT uma garantia de 5 anos para o quadro de carbono e vitalícia para o guiador e avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.