BTT ROCKRIDER

Ref: 8314897

BTT ROCKRIDER RAFAL 740 PRETO/COR DE LARANJA/BRANCO

2014

Precisa de ajuda para a preparação, a manutenção ou a reparação da sua bicicleta?

Encontrará aqui os nossos conselhos, as peças de substituição e os manuais da sua BTT!

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de uma dezena de travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração acentuada passando de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, usando apenas um travão de cada vez.

Se observar uma camada fina e transparente nas suas pastilhas, é porque provavelmente estão vidradas. Para resolver a situação e evitar deitá-las fora, pode remover o aspeto vidrado passando nelas uma lixa fina de forma leve (p120). Use luvas e uma máscara enquanto lixa as suas pastilhas. Por fim, volte a colocar as suas pastilhas e proceda a uma nova rodagem.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Determinar a pressão dos pneus em montagem tubetype

As pressões mínimas e máximas do pneu na sua montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do mesmo.
Contudo, o enchimento dos pneus é personalizável e a pressão dependerá do seu peso, do terreno no qual circula e das suas sensações.
A questão reside em encontrar o melhor equilíbrio entre rendimento durante a pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para isso, proceda da seguinte forma:
Encontre um percurso curto (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possíveis (lama, piso acidentado, raízes, calçada…). Enche os pneus com a pressão máxima recomendada e dê uma volta.Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir o conforto ou a aderência suficiente nas curvas, baixe a pressão.Volte a tentar até encontrar a pressão ideal para os seus pneus.

Recorde não descer abaixo da pressão mínima recomendada, pois ficaria sujeito a trilhamentos ou furos mais frequentes.
Um pneu devidamente cheio é essencial para a sua prática desportiva. Lembre-se de verificar regularmente a pressão dos pneus.

Determinar a pressão dos pneus com montagem tubeless

O TUBELESS é uma forma de beneficiar plenamente do rendimento do pneu. A pressão é menor (cerca de meio bar) comparativamente ao pneu Tubetype. Menos cheio, a "carcaça" do pneu vai poder estar em contacto com o solo. Tudo isto, sem ser obstaculizado pela câmara de ar.

Com uma montagem Tubeless, o objetivo é reduzir a pressão para poder beneficiar de todo o rendimento do pneu sem que a jante toque o solo ao ultrapassar obstáculos.

Tenha o cuidado de não ultrapassar os 2,5 bar de pressão numa montagem TUBELESS, pois as jantes em carbono poderiam deformar-se.

Um pneu devidamente cheio é essencial para a sua prática desportiva. Lembre-se de verificar regularmente a pressão dos pneus.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)



ETAPAS: 
1. Desmontar a roda
2. Retire o pneu e a câmara de ar de origem da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4.Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5.Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6.Montar o novo pneu específico TUBELESS
7.Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Regular o sag da suspensão

Depois de determinar as regulações pretendidas na sua suspensão, terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e dispor de uma bomba de alta pressão para suspensão bem como de uma régua ou fita métrica.

Em primeiro lugar, enche a sua suspensão seguindo as regulações recomendadas na bainha da mesma.Para ajustar o SAG, baixe a pressão da sua suspensão para a aumentar ou reduzir, enche um pouco mais a suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

Substituir o cabo da transmissão

O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória?

Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades.Pode agora instalá-la.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu! 

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para isso, irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.

Desaparafuse o adaptador da bomba de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. Deve manter a manete de travão acionada antes de reaparafusar a bomba ao adaptador. 

De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSELENTES") e de uma chave sextavada de 5 mm.

Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Apresente a nova ponteira no quadro. 

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Posicione a corrente no último pinhão.Antes de mais, remova o elo rápido graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.

Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e colocar-se no sítio.

É o caso dos raios das rodas que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.

Se a roda estiver empenada, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno. Aproveite a revisão gratuita dos 12 meses a seguir à data de compra para isso!

Tenho um furo

Vários motivos podem estar na origem de um furo:
- O terremo (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, passeios, buracos, etc.) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos (pequenos orifícios) ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma montagem deficiente da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro :
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma.O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema!

2- Se pretender reparar ou substituir a câmara de ar de forma autónoma, siga os vídeos de tutorial mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para "suavizar" a sua suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»

2 - Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não engatam corretamente

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1. Verifique o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao premir os gatilhos do manípulo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Pode optar por substituí-los você mesmo seguindo o vídeo no capítulo "SUBSTITUIR UM CABO DE TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.


2. Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Uma ponteira (dropout) empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.

NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NOTA : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO
A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Chegou o momento de purgar o seu sistema de travagem!Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos volte a colocar o sistema hidráulico nas melhores condições

Geralmente, recomendamos a purga do seu sistema de travagem uma vez por ano.

Parti o dropout do desviador

Uma ponteira (dropout) empenada provoca o desalinhamento do desviador, que deixa de cumprir corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se a ponteira (dropout) estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituir ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1- Pode efetuar a reparação de forma autónoma seguindo este vídeo, para isso precisa de um descravador de corrente e de um elo rápido.

2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos realize o serviço.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a sua BTT.

BTT ROCKRIDER XC 900 S

Precisa de assistência? 

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER XC 900 S
Manual de garantia

Precisa das instruções da sua BTT?

INSTRUÇÕES

Precisa das instruções da suspensão? 

INSTRUÇÕES

Precisa das instruções da transmissão?

INSTRUÇÕES

Precisa das instruções dos travões?

INSTRUÇÕES

Precisa das instruções do pedaleiro?

INSTRUÇÕES

Precisa das instruções das rodas?

BTT ROCKRIDER XC 900 S

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.