Ref: 8314897
2014
Precisa de ajuda para a preparação, a manutenção ou a reparação da sua bicicleta?
Encontrará aqui os nossos conselhos, as peças de substituição e os manuais da sua BTT!
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de uma dezena de travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração acentuada passando de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, usando apenas um travão de cada vez.
Se observar uma camada fina e transparente nas suas pastilhas, é porque provavelmente estão vidradas. Para resolver a situação e evitar deitá-las fora, pode remover o aspeto vidrado passando nelas uma lixa fina de forma leve (p120). Use luvas e uma máscara enquanto lixa as suas pastilhas. Por fim, volte a colocar as suas pastilhas e proceda a uma nova rodagem.
As pressões mínimas e máximas do pneu na sua montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do mesmo.
Contudo, o enchimento dos pneus é personalizável e a pressão dependerá do seu peso, do terreno no qual circula e das suas sensações.
A questão reside em encontrar o melhor equilíbrio entre rendimento durante a pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).
Para isso, proceda da seguinte forma:
Encontre um percurso curto (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possíveis (lama, piso acidentado, raízes, calçada…). Enche os pneus com a pressão máxima recomendada e dê uma volta.Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir o conforto ou a aderência suficiente nas curvas, baixe a pressão.Volte a tentar até encontrar a pressão ideal para os seus pneus.
Recorde não descer abaixo da pressão mínima recomendada, pois ficaria sujeito a trilhamentos ou furos mais frequentes.
Um pneu devidamente cheio é essencial para a sua prática desportiva. Lembre-se de verificar regularmente a pressão dos pneus.
O TUBELESS é uma forma de beneficiar plenamente do rendimento do pneu. A pressão é menor (cerca de meio bar) comparativamente ao pneu Tubetype. Menos cheio, a "carcaça" do pneu vai poder estar em contacto com o solo. Tudo isto, sem ser obstaculizado pela câmara de ar.
Com uma montagem Tubeless, o objetivo é reduzir a pressão para poder beneficiar de todo o rendimento do pneu sem que a jante toque o solo ao ultrapassar obstáculos.
Tenha o cuidado de não ultrapassar os 2,5 bar de pressão numa montagem TUBELESS, pois as jantes em carbono poderiam deformar-se.
Um pneu devidamente cheio é essencial para a sua prática desportiva. Lembre-se de verificar regularmente a pressão dos pneus.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retire o pneu e a câmara de ar de origem da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4.Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5.Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6.Montar o novo pneu específico TUBELESS
7.Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.
Depois de determinar as regulações pretendidas na sua suspensão, terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e dispor de uma bomba de alta pressão para suspensão bem como de uma régua ou fita métrica.
Em primeiro lugar, enche a sua suspensão seguindo as regulações recomendadas na bainha da mesma.Para ajustar o SAG, baixe a pressão da sua suspensão para a aumentar ou reduzir, enche um pouco mais a suspensão.
ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo da sua transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a mudança de velocidades é difícil, dura ou aleatória?
Neste caso, o seu cabo de transmissão deve ser mudado! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.
Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades.Pode agora instalá-la.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.
Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.
Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.
Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para isso, irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.
Desaparafuse o adaptador da bomba de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. Deve manter a manete de travão acionada antes de reaparafusar a bomba ao adaptador.
De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.
Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSELENTES") e de uma chave sextavada de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.
Apresente a nova ponteira no quadro.
Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Posicione a corrente no último pinhão.Antes de mais, remova o elo rápido graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.
Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e colocar-se no sítio.
É o caso dos raios das rodas que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.
Se a roda estiver empenada, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno. Aproveite a revisão gratuita dos 12 meses a seguir à data de compra para isso!
Vários motivos podem estar na origem de um furo:
- O terremo (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, passeios, buracos, etc.) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos (pequenos orifícios) ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma montagem deficiente da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.
É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.
Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocar na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro :
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma.O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema!
2- Se pretender reparar ou substituir a câmara de ar de forma autónoma, siga os vídeos de tutorial mais abaixo.
Vários níveis de ação para "suavizar" a sua suspensão:
1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»
2 - Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- Realize uma manutenção completa na oficina.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1. Verifique o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao premir os gatilhos do manípulo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substituí-los você mesmo seguindo o vídeo no capítulo "SUBSTITUIR UM CABO DE TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
2. Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Uma ponteira (dropout) empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NOTA : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Chegou o momento de purgar o seu sistema de travagem!Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos volte a colocar o sistema hidráulico nas melhores condições
Geralmente, recomendamos a purga do seu sistema de travagem uma vez por ano.
Uma ponteira (dropout) empenada provoca o desalinhamento do desviador, que deixa de cumprir corretamente a sua função.
Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira (dropout) estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituir ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1- Pode efetuar a reparação de forma autónoma seguindo este vídeo, para isso precisa de um descravador de corrente e de um elo rápido.
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos realize o serviço.
Como substituir a corrente da bicicleta?
Como substituir a cassete na sua bicicleta?
Como substituir as pastilhas de travão da BTT SRAM?
Como afinar a suspensão?
Como passar um pneu BTT para Tubeless?
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.