BTT ROCKRIDER AM 500 S

Ref: 8574830

BTT ROCKRIDER AM 500 S

2020

Esta bicicleta All Mountain foi concebida pelas nossas equipas de design para que possas escalar até o topo e desfrutar da descida.

A AM 500S tem uma geometria trabalhada para a condução e um equipamento premium: Suspensão e amortecedores Rockshox Pike e Monarch. Transmissão Sram XO, Travões Sram Guide...

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.

Se procuras mais conforto e tração E/OU pesas menos de 70 Kg, podes reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furares nos pisos mais acidentados.

Verifica regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Fazer a rodagem aos travões

Quando a bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos travões.

A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deves passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas BTT para TUBELESS.
Os pneus de montagem de origem são TUBELESS READY e o fundo de jante estanque já vem montado.

Deves então comprar:

- Um par de válvulas TUBELESS

- Do líquido preventivo (antifuro)


1. Desmontar a roda

2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante

3. Aplicar o fundo de jante

4. Inserir uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante

5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)

6. Montar o novo pneu específico TUBELESS

7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante


Se a operação te parecer demasiado delicada, agenda uma visita à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por ti.

Regular e verificar a dureza do meu amortecedor

REGULAR A DUREZA DO AMORTECEDOR

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Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma corrente partida ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te antes de uma saída em BTT. 
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.

Manutenção da AM 500S

Limpar a minha Bicicleta

Para limpares bicicleta, precisas de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

- Passa a bicicleta por água antes de aplicar os produtos de limpeza.

- Em seguida, usa a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.

- Deves obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.


Por fim, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT
Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpares e lubrificar a transmissão, precisas de um desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.

Depois aplica desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.

Deixa atuar durante alguns minutos, antes de passares por água a distância moderada.

Deixa depois a transmissão secar antes de iniciares a fase de lubrificação.

Sacode o lubrificante e aplica-o na face interior da corrente, para maior eficácia.

desengordura
Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passa a câmara de ar por água.

Quando detetares o furo, seca a câmara de ar com o pano e lixa a zona com a lixa incluída no conjunto.

Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.

Coloca uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.

Por fim, coloca o remendo no furo e assegura-te durante alguns minutos que fica no sítio.


Podes em seguida voltar a colocar a câmara de ar no pneu!

REPARAR UM FURO

Substituir a corrente

Para realizares esta operação, precisas de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.

Coloca a corrente no último carreto e no prato mais pequeno.

Antes de mais, remove a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retira a corrente velha da transmissão.

Posiciona a nova corrente no último carreto e no prato mais pequeno, para definires o comprimento ótimo mais facilmente.

A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.

Depois de definires o comprimento, corta o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.

Por fim, instala a fixação rápida na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegura que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Tenho um problema com a AM 500S

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. 
Assim, as rodas não devem empenar tão facilmente. Se contudo isso acontecer, agenda uma visita a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta

2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos (válido por 2 anos)

Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observares uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

am500s
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas). Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo pode dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu. É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Se tiveres subscrito o seguro contra danos, podes mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3 - Para reparares ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, vê os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
As velocidades não mudam corretamente à frente

A passagem incorreta das mudanças pode dever-se a vários fatores.

1- Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças à frente. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposiciona-o corretamente à mão.

2- O cabo e as bichas poderão estar presos. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manuseares o manípulo das mudanças, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente presos. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

Agenda uma visista à oficina de qualquer loja Decathlon ou substitui tu mesmo essas peças com a ajuda deste vídeo.

ATENÇÃO: Se utilizas regularmente a bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a bicicleta com água abundante, deves substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

1- Verifica primeiro o ajuste do parafuso de batente (2 mm) na base da alavanca do travão;

2- Verifica o desgaste das pastilhas de travão

3- Deves provavelmente proceder ao sangramento do sistema de travagem.


Agenda uma visita a uma das oficinas DECATHLON para que o sangramento seja realizado por um dos nossos técnicos.

PURGA-TRAVÃO-BTT-ROCKRIDER
SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição para a AM 500S

Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as peças para a BTT AM 500 S.

BTT ROCKRIDER AM 500s

Precisas de assistência?

Não encontras a solução para o teu problema?
Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.

Manual de utilizador

VTT ROCKRIDER AM 500 S

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.

Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.