BTT ROCKRIDER AM 100 HT

Ref: 8543080

BTT ROCKRIDER AM 100 HARDTAIL 

2020

Esta bicicleta All Mountain foi concebida para lhe permitir subir ao topo da montanha e sentir prazer na descida.

Uma BTT ALL MOUNTAIN com geometria concebida para uma utilização comprometida ou relaxada.

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Passar para rodas tubeless

Para limitar o risco de perfuração ou trilhamento da sua câmara de ar, é possível que os pneus da sua BTT sejam TUBELESS.Os pneus montados de origem são TUBELESS READY, estando o fundo de jante já montado.

Terá portanto de adquirir:- Um par de válvulas TUBELESS https://www.decathlon.pt/valvulas-tubeless-bicicleta-x2-id_8551979.html

- Líquido preventivo (antifuro): https://www.decathlon.pt/liquido-preventivo-tlr-id_8550735.html

1. Desmonte a roda

2. Retire o pneu e a câmara de ar de origem da jante

3. Aplique o fundo de jante

4. Insira uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante

5. Acrescente líquido preventivo (antifuro)

6. Monte o novo pneu específico TUBELESS

7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses após a data de compra da bicicleta

2- Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos, de 1 € (válido por 2 anos)Mensagem para os pais:Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...)estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1 EUR, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

 

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
As velocidades não mudam corretamente à frente

A passagem incorreta das mudanças (pratos) pode dever-se a vários fatores.1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha.O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (pratos) à frente. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.2- O cabo e as bichas poderão estar gripadosSe a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.ATENÇÃO: Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

1- Verifique em primeiro lugar a regulação do parafuso de batente (btr 2mm) na base da manete

2- Verifique o desgaste das pastilhas dos travões

3- É provável que seja necessário purgar o seu sistema de travagem.

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

PURGA-TRAVÃO-BTT-ROCKRIDER

Eu cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, irá precisar de detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por um jato de água antes de aplicar os produtos de limpeza.

Em seguida, use a esponja e a escova para aplicar eficazmente os produtos.

Deve obrigatoriamente deixar o produto agir antes de passar a bicicleta por água.

O jato deve estar a uma distância razoável, para não danificar os elementos mecânicos.

Por fim, seque a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, irá precisar de uma bomba de desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, para evitar que seja salpicado com gordura.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador.

Deixe atuar durante alguns minutos, antes de passar por água a distância moderada.

Deixe depois a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Sacuda o lubrificante e aplique-o na face interior da corrente, para maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, irá precisar de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água.

Quando o furo estiver detetado, seque a câmara de ar com o pano e passe à fase de lixação com a lixa incluída no conjunto.

Isto permite preparar a câmara de ar para a aplicação de cola, garantindo assim uma aderência máxima.

Coloque uma camada generosa de cola à volta do furo e aguarde 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e assegure-se durante alguns minutos que fica no sítio.

Pode em seguida voltar a colocar a sua câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir a corrente

Para realizar esta operação, irá precisar de: um descravador de corrente, uma nova corrente e uma fixação rápida.

Coloque a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno. 

Antes de mais, remova a fixação rápida graças a uma pinça própria, depois retire a corrente velha da transmissão.

Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.

A corrente deve ficar rasa, passando perto do rolete superior da roda superior do desviador.

Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT AM 100 HT.

BTT ROCKRIDER AM 100 HT

Precisa de assistência?

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER AM 100 HT

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.