btt rockrider

REF: 8379042

ROCKRIDER 540 S - VERMELHO

2017

Precisa de ajuda com a preparação, a manutenção ou a reparação da sua bicicleta?

Aqui pode encontrar todos os nossos conselhos, as peças de substituição e manuais para a sua BTT!

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão recomendada está indicada no flanco do pneu.

Se procura mais conforto e mais tração ou se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir ligeiramente o valor da pressão, sem nunca descer abaixo da pressão mínima recomendada. Mas tenha atenção, isto aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Não se esqueça de verificar regularmente a pressão dos pneus.

Ajustar a altura do guiador

Pode subir o guiador para uma posição com as costas mais direitas e, por isso, mais confortável.

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

Alinhar a direção

Aprenda a alinhar a direção com a ajuda deste vídeo.

Um guiador bem alinhado permite manter uma boa estabilidade na bicicleta.

Ajustar a altura do selim

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

Uma altura correta do selim permite maior potência da pedalada e previne as dores (nomeadamente, nos joelhos)

Ajustar o recuo do selim

Aprenda a ajustar o recuo do selim com a ajuda deste vídeo.

Ajustar corretamente o recuo do selim aumenta o conforto e o rendimento da pedalada.

Ajustar a dureza da suspensão

Rode o botão rotativo para ajustar a pré-tensão da suspensão

Acionando o botão rotativo, a mola será mais ou menos comprimida

Ajustar a dureza do amortecedor

O amortecedor da sua bicicleta é um amortecedor a ar e para o afinar necessita de uma bomba de alta pressão para a suspensão.

Veja o vídeo para aprender a regular a dureza do amortecedor a ar!

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno, que reduz substancialmente o desempenho dos travões, recomendamos que faça a rodagem dos travões.

A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma forte desaceleração para passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

Aprenda a orientar os manípulos dos travões com a ajuda deste vídeo.

Uma inclinação correta irá prevenir dores nos punhos ou nos ombros!

Substituir os pedais

Todas as nossas BTT estão equipadas com pedais em resina. Para maior conforto, tração ou para passar a automáticos, pode querer mudar os pedais.

A operação é simples e rápida, aprenda a mudar os pedais com a ajuda deste vídeo!

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Desmontar a roda traseira

Aprenda a desmontar a roda traseira com a ajuda deste vídeo.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!

Substituir as pastilhas dos travões

Aprenda a substituir as pastilhas dos travões de disco com a ajuda deste vídeo.

Ajustar a pinça do travão

Aprenda a ajustar a pinça do travão de disco com a ajuda deste vídeo.

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave sextavada de 5mm.

Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Apresente a nova ponteira no quadro. 

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Tenho um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção decorrente da montagem.

Se a roda estiver empenada, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno. Para tal, aproveite a revisão gratuita dos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta!

Mensagem para os pais:
Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Podemos identificar diversas causas para um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente.

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema!

2- Se tiver subscrito o seguro contra danos, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente à frente

Vários níveis de ação para recuperar a correta passagem das mudanças à frente:

1/ Verifique os cabos e as bichas: o mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças.

Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

2/ Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.
Poderá optar por os substituir com a ajuda do vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO "ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.

NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NOTA: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.

Poderá optar por os substituir com a ajuda do vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO "ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.


2/ Verifique se a ponteira de desviador não está empenada:
uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que deixa de cumprir corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NOTA: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Está na altura de purgar o sistema de travagem! Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos proceda à operação

Em geral, preconizamos purgar o sistema de travagem um vez por ano.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se a ponteira estiver empenada ou partida, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituir ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.

2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

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ROCKRIDER 540 S - VERMELHO: Manuais de utilização, reparação

Precisa de ajuda?

Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.

Manual de utilizador

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INSTRUÇÕES

Precisa das instruções para a BTT?

BTT ROCKRIDER ST 520 PRETO/AZUL

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.