vtt_rockrider

REF: 8351519

ROCKRIDER 340

2013

Precisa de ajuda com a preparação, a manutenção ou a reparação da sua bicicleta?

Aqui pode encontrar todos os nossos conselhos, as peças de substituição e manuais para a sua BTT!

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão recomendada está indicada no flanco do pneu.

Se procura mais conforto e mais tração ou se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir ligeiramente o valor da pressão, sem nunca descer abaixo da pressão mínima recomendada. Mas tenha atenção, isto aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Não se esqueça de verificar regularmente a pressão dos pneus.

Ajustar a altura do guiador

Pode subir o guiador para uma posição com as costas mais direitas e, por isso, mais confortável.

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

Alinhar a direção

Aprenda a alinhar a direção com a ajuda deste vídeo.

Um guiador bem alinhado permite manter uma boa estabilidade na bicicleta.

Ajustar a altura do selim

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

Uma altura correta do selim permite maior potência da pedalada e previne as dores (nomeadamente, nos joelhos)

Ajustar o recuo do selim

Aprenda a ajustar o recuo do selim com a ajuda deste vídeo.

Ajustar corretamente o recuo do selim aumenta o conforto e o rendimento da pedalada

Ajustar a dureza da suspensão

A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes.
É uma verdadeira inovação: rode o botão rotativo até surgir o seu peso na parte superior da suspensão.

Essa ação conferirá uma maior ou menor compressão à mola para a adaptar ao seu peso.

Fazer a rodagem aos travões

Não existe um período de rodagem a considerar referente à eficácia dos travões de calço V-brake.

No entanto, importa saber que os primeiros contactos entre a decoração preta das jantes das rodas e os calços dos travões podem provocar um certo ruído.

Não se preocupe! À medida que vai andando, as travagens vão cobrir as jantes com uma fina película de goma e eliminar esse ruído.

Orientar os manípulos dos travões

Aprenda a orientar os manípulos dos travões com a ajuda deste vídeo.

Uma inclinação correta irá prevenir dores nos punhos ou nos ombros!

Substituir os pedais

Todas as nossas BTT estão equipadas com pedais em resina. Para maior conforto, tração ou para passar a automáticos, pode querer mudar os pedais.

A operação é simples e rápida, aprenda a mudar os pedais com a ajuda deste vídeo!

É possível montar travões de disco?

A sua BTT foi concebida para evadir-se desde os primeiros passeios, com tecnologia de travões V-Brake indicada para essa utilização.

Infelizmente, não é possível equipar a bicicleta com travões de disco sem substituir a forqueta (para o travão dianteiro) e o quadro (para o travão traseiro).

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Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Desmontar a roda traseira

Aprenda a desmontar a roda traseira com a ajuda deste vídeo.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Substituir os calços dos travões

Aprenda a substituir os calços dos travões com a ajuda deste vídeo.

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção decorrente da montagem.

Se a roda estiver empenada, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno. Para tal, aproveite a revisão gratuita dos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta!

Mensagem para os pais:
Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Podemos identificar diversas causas para um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente.

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema!

2- Se tiver subscrito o seguro contra danos, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente à frente

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças à frente:


1/ Verifique os cabos e as bichas: o mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças.
Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
2/ Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Poderá optar por os substituir com a ajuda do vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO "ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NOTA: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifique os cabos e as bichas:

1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Poderá optar por os substituir com a ajuda do vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO "ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.


2/ Verifique se a ponteira de desviador não está empenada: Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NOTA: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO
A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.

2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

Os travões fazem ruído

Importa saber que os primeiros contactos entre a decoração preta das jantes das rodas e os calços dos travões podem provocar um certo ruído.

Não se preocupe! À medida que vai andando, as travagens vão cobrir as jantes com uma fina película de goma e eliminar esse ruído.

A minha suspensão prende ou não desliza de forma fluida

A temperatura ideal para um bom funcionamento da suspensão dianteira situa-se acima de +5 °C.

Abaixo dessa temperatura, o frio pode tornar a suspensão mais rígida ou até mesmo bloquear a mesma, sem, no entanto, a danificar.

A suspensão voltará a funcionar normalmente assim que a temperatura subir acima de +5 °C.

Se, todavia, detetar alguma falha ou tiver dúvidas sobre o bom estado de funcionamento da suspensão, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON perto de si para efetuar um diagnóstico mais aprofundado da sua bicicleta todo-o-terreno.

BICICLETA BTT ROCKRIDER ST 100 Branco
ROCKRIDER 340: Manuais de utilização, reparação

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Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.