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REF: 8529457
2020
Concebemos esta bicicleta todo-o-terreno para crianças dos 9 aos 12 anos (135 a 150 cm) que desejam aperfeiçoar a prática de BTT.
Equipada com o mesmo quadro de alumínio do que a 24" ST 900, esta BTT tem uma suspensão de ar ajustável ao peso da criança e travões de discos hidráulicos para travar eficazmente nas descidas
Há duas porcas de afinação para cada travão, situadas nas manetes de travão. Servem para ajustar a tensão do cabo de travão. Certifica-te de encontrar a melhor afinação, girando essa porca. (Quanto mais apertada estiver a porca, mais tenso ficará o cabo).
Esta porca de afinação situa-se na parte traseira do desviador. Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente tiver dificuldades ao subir, significa que o cabo não está suficientemente esticado pelo que será necessário esticá-lo mais, desapertando a porca. Se a corrente tiver dificuldades ao descer, o cabo está demasiado esticado pelo que será necessário apertar a porca. A afinação correta está, por vezes, num quarto de volta a mais ou a menos.
Os dois parafusos permitem apertar o avanço no tubo de direção da forqueta da tua BTT.
É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifica-te de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).
Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e pousar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifica também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés.
A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu.
Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloca a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança.
Podes utilizar um produto de tipo lubrificante para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático.
Para lubrificar a corrente da bicicleta BTT de criança, fá-la rodar dando aos pedais e aplica o spray em toda a extensão.
Deixa-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passa uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplica novamente o lubrificante.
O nosso conselho: evita o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.
Protege a bicicleta de forma duradoura: uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.
Se vires que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó, etc.), não hesites em dar-lhe uma limpeza quando necessário.
Se estiver suja de pó, podes simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, podes limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Limpa os elementos da bicicleta que estão sujos (quadro, suspensão, guiador, roda).
SABIAS QUE... Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta de criança com jato de água de alta pressão: poderás danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro, etc.) e comprometer a segurança da criança.
Quando tiver acabado, só tens de enxaguar a bicicleta com um pano seco para evitar a formação de ferrugem.
Não te esqueças de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
Antes de cada utilização, deverás sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiveres um pneu vazio, verifica se não está furado. Para isso, enche-o ao máximo.
Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverás desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou o pedaço de vidro.
Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).
SABIAS? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionares o pneu, detetares fissuras na sua superfície, aconselhamos-te a substituí-lo por um novo.
Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco. É importante evitar que fique exposta à humidade.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.
É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.
SABIAS QUE... Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendura-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão.
Quando constatares que os travões já não estão tão reativos como no início, talvez tenha chegado a altura de substituir as pastilhas.
Tal como acontece com os carros, as pastilhas de travão desgastam-se e devem ser substituídas. Para verificar, deves certificar-te de que há mais de um milímetro de espessura no revestimento do calço de travão.
Se tiveres um furo, para imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
Vira a bicicleta ao contrário de modo que fique assente no guiador e no selim.
No caso da roda dianteira, basta retirá-la da suspensão e substituir a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
No caso da roda traseira, colocar o desviador na posição do carreto mais pequeno. Desaperta a roda e muda a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso, poderás sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos).
Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.
Verifica os cabos e as bichas:
O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirás afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-te a dirigir-te à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.
É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vira a bicicleta ao contrário de modo que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixa-a num suporte de bicicleta). Roda o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Roda a porca até que as velocidades mudem corretamente.
Para evitares que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverás ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.
Desaperta a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Uma vez obtida a tensão desejada, aperta ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.
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A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da tua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.