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REF: 8553362

ROCKRIDER ST 540 MULHER - CINZA

2020

Adaptada à morfologia feminina, esta BTT de 27,5" destina-se à prática de BTT em passeios de 2 a 3 horas durante todo o ano.

Descubra a eficácia e o lado lúdico da BTT ST 540, com as suas rodas de 27,5" de parede dupla, os travões de disco hidráulico e a simplicidade do prato duplo de 18 velocidades. Tudo isto com o mesmo conforto de sempre.

Apresentação da bicicleta rockrider st 540

BTT ROCKRIDER ST 540

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.

Se procura mais conforto e tração, E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 2 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

Aprenda a alinhar a direção com ajuda deste vídeo.

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do selim

O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

Aprenda a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

A sua suspensão SUNTOUR tem dois botões rotativos independentes.O botão rotativo da esquerda permite ajustar a dureza da suspensão, o da direita permite bloqueá-la diretamente.

Gire o botão rotativo da esquerda no sentido horário para aumentar a dureza, e no sentido anti-horário para a diminuir.

Nas zonas mais rápidas, pode decidir bloquear ou não a sua suspensão recorrendo ao botão rotativo da direita.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração acentuada passando de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, usando apenas um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

Aprenda a orientar os manípulos dos travões com ajuda deste vídeo.

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

Aprenda a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

 - Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT ALL TERRAIN 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)

- O fundo de jante 21 mm: 
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES

- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)

- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)


AS ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.

Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.

Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.

Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Veja este vídeo para aprender a desmontar a sua roda traseira.

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água.

Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para essa operação, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, proceda a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS SOBRESSELENTES") e de uma chave sextavada de 5 mm.

Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout danificado com as ferramentas adequadas.

Posicione a nova ponteira no quadro. 

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure-se que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta


Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas, …), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)

- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente. Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

As velocidades não mudam corretamente à frente

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças para cima:

1/ Controle o cabo e as bichas: o mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças.

Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.


2/ Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados.Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode optar por substituí-los você mesmo ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças atrás:
1/ Controle o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Pode optar por substituí-los você mesmo ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.

2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo "PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR"

NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti o dropout do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador. Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituir a ponteira do desviador, ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 

2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Acessórios compatíveis

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS
Conjunto guarda-lamas btt

Instale o CONJUNTO GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 540

conjunto guarda-lamas btt
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua ROCKRIDER ST 540

DESCANSO 500 BASE
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 540

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
Porta-bagagem 500

Instale o PORTA-BAGAGEM 500 ONESECONDCLIP na sua ROCKRIDER ST 540

BICICLETA BTT ROCKRIDER ST 540 CINZENTO VERMELHO
Porta-criança para quadro 100

Instale o PORTA-CRIANÇA 100 PARA QUADRO na sua ROCKRIDER ST 540

BICICLETA BTT ROCKRIDER ST 540 CINZENTO VERMELHO
SRAM-CASSETE-10V

Para ir mais longe

Precisa de substituir alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 540.

BTT ROCKRIDER ST 540 PRETO/VERMELHO

Precisa de assistência? 

Não encontra a solução para o seu problema? Contacte o nosso técnico de bicicletas para o assistir.

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER ST 540 PRETO/VERMELHO
Manual de garantia

Precisa do manual da BTT ST 540? 

SUSPENSÃO 

Precisa das instruções da suspensão? 

TRANSMISSÃO

Precisa do manual da sua transmissão?

BICICLETA BTT ROCKRIDER ST 540 CINZENTO VERMELHO

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.