Ref: 8530223
2020
Esta BTT de 27,5" está concebida para os seus primeiros passeios de BTT, com tempo seco, até 1h30.
Uma BTT fácil e eficaz! Aos comandos da BTT ST 120, irá sentir precisão e leveza graças ao monoprato (1x9 velocidades) e aos travões de disco mecânicos. Adapte a sua velocidade rapidamente.
A pressão média recomendada é entre 2-3 bar.
Se procura mais conforto e tração, E/OU se pesa menos de 70 kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,8 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furo nos pisos mais acidentados.
Verifique regularmente a pressão dos pneus.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Aprenda a alinhar a direção com ajuda deste vídeo.
A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes.
É uma verdadeira inovação: rode o botão rotativo até surgir o seu peso na parte superior da suspensão.
Essa ação conferirá uma maior ou menor compressão à mola para a adaptar ao seu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.
Siga este vídeo para aprender a ajustar a altura do selim.
Aprenda a orientar os manípulos dos travões com ajuda deste vídeo.
Aprenda a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.
Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos.
Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.
Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.
De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Veja este vídeo para aprender a desmontar a sua roda traseira.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água.
Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.
Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.
Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Aprenda a substituir as pastilhas dos travões com a ajuda deste vídeo.
Aprenda a ajustar a pinça do travão com a ajuda deste vídeo.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.
Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure-se que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios das rodas que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1 - No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta
2 - Se o tiver subscrito, no âmbito de um seguro contra danos (válido por 2 anos)
Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes.
Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terremo (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)
- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.)
estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma montagem deficiente da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.
É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.
Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?
1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la provisoriamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema
2 - Se tiver subscrito o seguro contra danos, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:
1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «REGULAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»
2- Efetue uma operação de manutenção básica:a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- Realize uma manutenção completa na oficina.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Controle os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode escolher substituí-las por si mesmo seguindo o vídeo na rubrica "MUDAR UM CABO DE TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
2/ Verifique se a ponteira de desviador não está empenada: Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
ATENÇÃO : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.
2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.
Instale o CONJUNTO GUARDA-LAMAS DE BTT na sua ROCKRIDER ST 120
Instale o DESCANSO 500 CENTRAL na sua ROCKRIDER ST 120
Instale o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na sua ROCKRIDER ST 120
Instale o PORTA-BAGAGEM 500 na sua ROCKRIDER ST 120
Instale o PORTA-CRIANÇA na sua ROCKRIDER ST 120
Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT ST 120.
Os seus autocolantes decorativos estão estragados? Um dos seus componentes foi substituído por uma peça padronizada sem decoração?
Encontre os autocolantes de origem da sua BTT na oficina DECATHLON!
Os nossos técnicos poderão imprimir no local os autocolantes da sua BTT e colá-los diretamente nela.
Precisa do manual da BTT ST 120?
Precisa do manual da sua transmissão?
Precisa das instruções do manípulo?
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.