Usar o meu ecrã
Em 2021, optámos por substituir o ecrã de controlo da BTT E-ST 900. O modelo continua a vir do nosso parceiro BROSE, mas o seu design e a sua utilização foram alterados.
REF: 8554167
2019
Esta BTT elétrica está concebida para os passeios TODO O TERRENO EM MONTANHA.
Com esta BTT elétrica (BTTAE) E-ST 900, abdique dos seus limites. Ultrapasse todos os obstáculos com o motor central potente (70 Nm) e prolongue os seus passeios graças à sua bateria 500 Wh.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica.
As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Na montagem de origem com câmara de ar (Tubetype):
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 1,0 a 1,8 bar.
Se procura maior aderência e conforto, pode reduzir a pressão. Se procura maior autonomia e rendimento na pedalagem, pode encher um pouco mais o pneu.
Tenha o cuidado de não superar as pressões máxima E mínima indicadas no flanco do pneu.
Uma pressão demasiado reduzida pode levar a que a câmara de ar seja trilhada e pode danificar a jante durante a transposição de um obstáculo; já uma pressão demasiado elevada pode fazer com que a câmara de ar ou o pneu rebentem ou danificar a jante de forma permanente.
Um pneu bem insuflado é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
O TUBELESS é uma boa forma de beneficiar completamente do trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (em cerca de meio bar) que num pneu Tubetype. Menos cheia, a "carcaça" do pneu pode entrar em contacto com o chão. Tudo sem ser entravado pela câmara de ar.
Numa montagem Tubeless, o objetivo é o de reduzir a pressão para beneficiar de todo o trabalho do pneu, sem que no entanto a jante toque no chão durante a transposição de um obstáculo.
Tenha o cuidado de não superar os 3 bar de pressão numa montagem TUBELESS, as suas jantes de alumínio poderiam deformar-se.
Um pneu bem insuflado é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
ATENÇÃO: Ao contrário das jantes, os seus pneus HUTCHINSON Taipan Koloss não são Tubeless Ready.
A regulação da sua suspensão ROCKSHOX JUDY deve ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.
Para saber a pressão e a descompressão recomendadas para a sua suspensão, clique na hiperligação seguinte. Ser-lhe-á pedido que indique o seu peso totalmente equipado (capacete, calçado e mochila de hidratação) e o modelo da sua bicicleta: uma E-MTB.
Desta forma, a aplicação calculará a pressão recomendada (em psi) e a descompressão em número de cliques, partindo da posição totalmente apertada no sentido dos ponteiros do relógio (posição lenta).
A pressão permite definir a dureza da suspensão. Quanto mais pressão houver na suspensão, mais dura será. Para a regular, irá precisar de uma bomba de alta pressão para suspensão ou amortecedor. Para ter acesso à válvula e insuflar a câmara da sua suspensão, desaparafuse a tampa no T da suspensão (do lado direito). A roda dentada no lado esquerdo serve para bloquear a suspensão. Bloquear a suspensão pode ser útil para impulsionar a BTT em secções mais instáveis.
A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. O botão de regulação encontra-se sob a perna direita da sua suspensão.
Exemplo: Se pesar 75 kg totalmente equipado, a ferramenta recomenda-me que insufle a suspensão a 99 psi e que solte a mola de ressalto em 3 cliques. Estes valores são regulações recomendadas, claro que pode regular a sua suspensão de acordo com a sua vontade.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de uma dezena de travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda, utilizando um travão de cada vez.
Se vir uma fina camada nas pastilhas com aspeto liso e brilhante, é porque elas vidraram. Para remediar a situação e evitar ter de as descartar, pode desvidrá-las lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembre-se de usar luvas e uma máscara quando lixar as suas pastilhas. Por fim, volte a montar as pastilhas e faça uma nova rodagem.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Um bom alinhamento do guiador permite evitar as dores nos braços e nos ombros, bem como melhorar a sua experiência em BTT. Consulte este vídeo para aprender a alinhar o guiador.
Uma boa orientação dos manípulos dos travões é necessária para uma boa segurança e um conforto aumentado em bicicleta. Consulte este vídeo para aprender a orientar os manípulos dos travões.
A sua BTT é compatível com o suporte de ciclómetro no avanço (ou Computer Stem). Pode montar diretamente o seu ciclómetro/GPS GARMIN ou SIGMA.
NB : Se utilizar separadores por cima do avanço, o suporte não terá um posicionamento correto e deve "cortar" ligeiramente o separador com um x-ato. Se os separadores estiverem por baixo do avanço, o computer stem encaixa-se perfeitamente.
Uma boa altura de selim permite melhorar o seu conforto e rendimento na bicicleta.
Coloque-se de pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia. Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca. Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
Ajustar o recuo do selim permite-lhe melhorar o seu conforto e rendimento na bicicleta. Consulte este vídeo para aprender a ajustar o recuo do selim.
Consulte este vídeo para aprender a substituir os pedais.
Se optar por pedais de encaixe, treine como encaixar e desencaixar o calçado, para se precaver de eventuais quedas durante as suas saídas.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar o grip e o conforto, pode passar as rodas da sua BTT para TUBELESS.
As rodas são Tubeless Ready, o que significa que já têm o fundo de jante estanque. Apenas precisa de um par de pneus Tubeless Ready, de válvulas Tubeless (PRESTA) e líquido preventivo (antifuros). Lembre-se de usar luvas e óculos de proteção no eventual caso que rebente.
Siga estas etapas para passar as suas rodas a Tubeless:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Confirmar que o fundo da jante está bem colado e que não apresenta nem bolhas nem cortes
4. Inserir uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante
5. Adicionar entre 60 ml e 90 ml (de acordo com a largura do pneu) de líquido preventivo antifuros
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS READY
7. Encher bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Atenção, nunca supere os 3 bar de pressão, caso contrário corre o risco de rebentar o pneu ou de danificar as jantes.
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
Em 2021, optámos por substituir o ecrã de controlo da BTT E-ST 900. O modelo continua a vir do nosso parceiro BROSE, mas o seu design e a sua utilização foram alterados.
Brose comfort
O ecrã BROSE Comfort possui vários botões, entre os quais um joystick central.
O Botão Ligar/Desligar permite-lhe ligar e desligar o ecrã. Utilize a seta para cima e a seta para baixo para navegar entre os diferentes modos de assistência:
Modo 0 - Desativado
Modo 1 - Económico +40%
Modo 2 - Económico + +80%
Modo 3 - Standard +160%
Modo 4 - Boost +320%
Em cada um destes modos de assistência, fora o Modo 0, uma pressão longa na seta de cima permite-lhe iniciar o Modo de Peão, uma função que facilita o empurrar a bicicleta quando anda a pé.
A sua BTT não possui iluminação, pelo que o botão associado não é utilizado. Saiba no entanto que se ativar a iluminação com este botão, uma pressão prolongada permite desativá-la.
Por fim, o Joystick de Navegação permite-lhe percorrer as diferentes informações da bicicleta. Serve também de botão para validar uma escolha (nos parâmetros ou fazer reset dos dados).
Brose allround
O ecrã BROSE Allround possui vários botões nas extremidades do ecrã.
O Botão Ligar/Desligar, localizado na parte superior do ecrã, permite-lhe ligar e desligar o ecrã. O botão + e o botão - permitem navegar entre os diferentes modos de assistência:
OFF (cinzento) - Sem assistência
ECO (verde) - Assistência de +40%
TOUR (azul) - Assistência de +80%
SPORT (amarelo) - Assistência de +160%
BOOST (vermelho) - Assistência de +320%
Em cada um dos modos de assistência, fora o Modo Off, prima o botão oposto ao ecrã (o que tem duas setas) para iniciar a função WALK Assist, que facilita o empurrar a bicicleta quando anda a pé. Deve manter o botão - premido para avançar.
A sua BTT não possui iluminação, pelo que o botão associado não é utilizado. Saiba no entanto que se ativar a iluminação com este botão, uma pressão prolongada permite desativá-la.
Para aceder ao Menu, pode premir o botão por cima do ecrã, à esquerda, e direcionar-se com os botões + e -.
A bateria precisa de 3-5h para realizar uma carga completa (de 0 % a 100 %).
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Para evitar qualquer risco elétrico, não é recomendável deixar a bicicleta/bateria ligada à tomada mais de 24 h.
Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador, que muda para verde
Não, as baterias de células de iões de lítio não têm efeito de memória. Podem assim ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas o desempenho a esse nível é fraco.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.
Idealmente, carregue-a a 60% e lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não usada) pelo menos uma vez por ano, para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
Pode comprar uma nova bateria na sua oficina DECATHLON.
Contacte a oficina mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%). Ao fim de 500 ciclos, garantimos uma autonomia sempre superior a 80% da de uma bateria nova.
Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos.
> ELÉTRICO
1. VERIFIQUE A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.
LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador têm um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6 h.
2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirija-se a uma das oficinas lojas DECATHLON para reparação.
O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).
A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao carregador.
O 4.º LED ESTÁ A PISCAR
A bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais rapidamente possível a uma tomada para evitar a descarga total e alteração das capacidades da bateria.
OUTRO LED ESTÁ A PISCAR
A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma oficina DECATHLON para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.
É possível que um código de erro apareça no seu ecrã. Este código de erro pode ser diferente consoante o ecrã da sua BTTAE (BROSE Comfort ou BROSE Allround)
Todos os códigos de erro estão indicados nas instruções elétricas (Comfort e Allround). Cada código é acompanhado pela indicação de como resolver o problema.
Se o problema persistir ou se não conseguir realizar os procedimentos descritos, dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
1. Assegure-se de que está a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus corretamente enchidos.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
> MECÂNICO
Nas bicicletas elétricas E-ST900 produzidas antes de novembro de 2020, pode ocorrer que a roda traseira faça um ligeiro ruído metálico no disco de travão traseiro que toca nos calços, quer em viragem durante um apoio, quer em alta velocidade ou num modo de assistência forte.
Em algumas bicicletas falta rigidez na montagem quadro-roda, por vezes devido a variações
de dimensões, cubo, quadro ou a um binário de aperto demasiado reduzido, o que leva a que todo este bloco
não se mexa ao mesmo tempo numa viragem, e o disco toca demasiado facilmente nos
calços.
Na maior parte dos casos, basta voltar a apertar o eixo da roda traseira. O binário de aperto ideal deve ser entre 18 e 20 Nm para eliminar todos os defeitos (com este binário não há qualquer risco de danificar o quadro ou o eixo).
Se o problema persistir, leve a sua BTTAE a uma oficina DECATHLON para melhorar a rigidez da montagem traseira. Os nossos técnicos estão a par deste problema e podem corrigir o defeito.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear a manete das velocidades, isso significa provavelmente que o cabo e as bichas estão emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON para substituição dos seus cabos e bichas ou fazê-lo por si mesmo seguindo este vídeo. A única diferença relativamente ao vídeo é que há uma única bicha e vai da manete ao desviador, passando por cima do tubo diagonal do quadro.
2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 6 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Se perder as duas chaves, dirija-se a uma oficina DECATHLON para mandar trocar o canhão. Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
A manutenção da sua BTT é fundamental para aumentar a durabilidade dos seus componentes e para lhe fornecer ainda mais prazer na prática do seu desporto. Fora o aspeto estético de ter uma bicicleta limpa, negligenciar a manutenção pode levar a problemas que podem originar acidentes: cabos gripados, ferrugem, desgaste prematuro, etc.
Uma boa manutenção é benéfica para a sua prática desportiva. Os seus componentes irão durar mais tempo e o impacto ecológico da bicicleta será menor.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.
Para limpar bem a sua BTT, precisa de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para lavar a sua BTT elétrica, é importante deixar a bateria na bicicleta. Esta protegerá as ligações de eventuais infiltrações!
Evite igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Guardar corretamente a sua BTT é indispensável para melhorar a sua duração de vida, sobretudo se tiver assistência elétrica.
Após uma saída, recomendamos que:
> Limpe a bicicleta para remover a lama ou a areia que poderiam corroer a sua BTT.
> Seque e lubrifique a sua transmissão (evitando aplicar nos travões) para protegê-la da ferrugem e da corrosão.
> Guarde a BTT num local seco e fresco.
Para guardar a BTT durante o inverno , outras recomendações deverão ser seguidas:
> Encaixe o desviador no carreto pequeno para libertar a tensão sobre os cabos.
> Carregue a bateria idealmente a 60%.
> Pode lubrificar a bicicleta com uma fina camada de vaselina, insistindo bem nos raios e cubos, nas jantes, no guiador e no avanço. Utilize um pano limpo, ligeiramente embebido neste óleo; isso permitirá proteger os componentes das poeiras.
> Opte por suspender a BTT pelo quadro, para reduzir a pressão nos pneus e evitar possíveis fissuras.
Atenção: Fresco não significa frio! Evite a todo o custo as temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas. Não guarde a sua BTT ao sol e tenha atenção ao gelo do inverno.
A garagem pode ser uma boa solução, desde que o local permaneça seco e sem gelo no inverno, caso contrário, prefira o interior da sua casa.
Para prolongar ao máximo a duração de vida da sua bateria, recomendamos:
- Não pressioná-la demasiado (uma BTT não é uma scooter!)
- Carregar a bateria com o carregador original e confirme que o carregador está em boas condições
- Guardar a sua BTT com um nível de carga de cerca de 60% (Não deixar a bateria ligada à corrente para além dos 100% e não a guardar completamente descarregada)
- Guardar a sua BTT à sombra ou em divisões frescas.
Durante o transporte, lembre-se de retirar a bateria da sua BTT e de a arrumar no interior do veículo.
Nos travões de disco, deve substituir regularmente os calços. Se utilizar mais ou menos os seus travões, o desgaste dos calços será afetado.
Se sentir que uma falta de preensão, uma perda de desempenho ou um rangido do travão, os calços podem estar gastos. Para ter a certeza, verifique quanto calço ainda existe; se for menos de um ou dois milímetros, substitua-o.
Pode substituir os seus calços de travão por si mesmo, seguindo este vídeo, ou pode levar a sua BTTAE a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos os substitua.
A suspensão é um dos componentes mais solicitados numa BTT e deve ser rigorosamente mantida para lhe assegurar um certo conforto e uma segurança total em terrenos técnicos. Recomendamos assim que cuide regularmente da sua suspensão.
São necessárias várias manutenções para prolongar ao máximo a durabilidade da sua suspensão:
> Após cada saída, lembre-se de limpar a sujidade nas bainhas e nas junções anti-poeiras. Isto permite minimizar o risco que a sujidade entre nas pernas. Pode também adicionar um lubrificante em teflon para que as juntas não sequem. No entanto, limpe o excedente, para evitar a acumulação de poeira.
As duas manutenções seguintes são mais complexas, por que é necessário desmontar a suspensão. Se não tiver confiança ou não tiver as ferramentas adequadas, pode levar a sua BTT a uma das oficinas DECATHLON e os nossos técnicos far-lhe-ão a manutenção.
Após 50 h de prática, pode realizar a manutenção básica, ou seja, a mudança do óleo de lubrificação, das espumas e das juntas raspadoras.
Após 200 h de prática, pode realizar a manutenção completa da sua suspensão, com mudança de todas as juntas, do óleo de lubrificação e do óleo do cartucho do amortecedor.
Uma corrente desgastada leva a uma má mudança das velocidades e a um desgaste prematuro da cassete e do prato.
Pode verificar o desgaste da corrente graças a um verificador de desgaste. Basta colocar o entalhe do verificador entre dois elos da corrente e deixá-lo cair do outro lado da corrente. Se se enfiar por completo entre dois elos, a corrente está gasta e é importante substituí-la rapidamente para não danificar a cassete e o prato.
Recomendamos a substituição da corrente a partir de 50% de desgaste. Acima dos 75%, deve substituir a corrente, a cassete E o prato, daí ser preferível substituir regularmente a corrente, para evitar o desgaste prematuro de toda a transmissão.
Se utilizar a sua BTTAE para a mobilidade, opte por usar todos os carretos da cassete ou um modo de assistência mais suave. Frequentemente, os utilizadores têm de substituir a sua cassete porque o carreto pequeno é desgastado prematuramente devido a um modo de assistência frequentemente em modo turbo, ou porque o carreto pequeno é demasiado usado relativamente os outros).
NOTA: as BTT de assistência elétrica requerem uma corrente reforçada.
Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as nossas peças de substituição para a BTT e-ST 900.
A sua BTT E-ST 900 não possui luzes. Pode no entanto associar-lhe uma luz de 6 V desde que tenha a indicação "Compatível com Motor BROSE T Alumínio" ou com uma potência de 6 W à frente e de 0,6 W atrás.
Os nossos engenheiros recomendam a marca Lezyne, que apresenta produtos com uma excelente relação qualidade/preço.
Disponível aqui (verifique a compatibilidade!):
https://www.alltricks.fr/C-136727-lezyne/N-802816-type~eclairage-arriere-vae/N-802816-type~eclairage-avant-vae
Atenção: Na maioria dos casos, os fabricantes de luzes entregam a sua iluminação/cabos sem conectores de montagem. É assim frequentemente necessário cortar os cabos ao comprimento certo, depois desnudá-los, soldá-los ou montá-los com bornes e proteger em seguida com fita isoladora ou com uma manga termorretrátil.
A manipulação representa um risco. Se não estiver à vontade com os componentes elétricos, opte por se dirigir a uma oficina DECATHLON.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.
Positiva ou negativa, a sua opinião interessa-nos muito. Esta é a razão porque a sua opinião é tão importante:
Para se expressar a qualquer
momento
As opiniões dos clientes permitem-lhe expressar as suas impressões quanto à qualidade do produto!
Para auxiliar os(as) outros(as) desportistas
A sua opinião será útil aos(às) outros(as) desportistas nas suas escolhas de compra!
Para contribuir para a melhoria dos nossos produtos
Utilizamos as vossas opiniões para melhorar a conceção dos novos produtos!