Monta a tua bicicleta de carga R500 E em casa
Descobre como montar corretamente a tua nova bicicleta urbana ELOPS (Decathlon)
REF: 8605830
2022
Com a sua grande capacidade de carga, a bicicleta Vélocargo Longtail elétrica foi concebida para transportar a sua vida em bicicleta, tanto na cidade, como na estrada.
Se procura uma bicicleta com muita capacidade de carga, saiba que a VÉLOCARGO LONGTAIL R500Elec lhe permite transportar 2 crianças e 1 adulto ou um total de 170kg de peso, excluindo o peso da própria bicicleta.
Descobre como montar corretamente a tua nova bicicleta urbana ELOPS (Decathlon)
VELOCARGO R500 E
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deves encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 5 bar.
A bicicleta é entregue com a bateria em modo de "hibernação". Para a ativar:
- prime o botão da bateria durante 10 segundos, até que os indicadores azuis se acendam
- carrega a bateria com o respetivo carregador para tirá-la do estado de hibernação
Uma breve pressão no botão ON/OFF permitir-lhe-á visualizar diversas informações no ecrã, entre as quais a autonomia.
Esta é indicada em número de quilómetros remanescentes em função do modo de assistência selecionado.
Relativamente ao arranque, isso não é necessário. Podes arrancar mantendo os pés no chão graças ao mecanismo de arranque que o impulsionará a 6km/h.
A assistência é ativada ao pedalar a 6km/h.
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente, em caso de travagem ou quando o ciclista para de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser mergulhada ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardares a bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" para te ajudar a resolver eventuais dificuldades com a tua bicicleta de carga Longtail R500 E.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as tuas perguntas e para ajudar-te a resolver os problemas através deste formulário de assistência.
Podes igualmente dirigir-te à oficina de qualquer loja DECATHLON para deixar a bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Este mecanismo foi concebido para facilitar o arranque com a bicicleta carregada. Oferece estabilidade, mesmo nos arranques em declive, permitindo-lhe manter os pés no chão e arrancar sem o mínimo esforço.
O mecanismo de assistência ao arranque permite-lhe também caminhar ao lado da bicicleta. É muito útil em certas situações, como por exemplo à saída de uma garagem de piso inclinado.
Quanto mais carregar no mecanismo de assistência ao arranque, mais potente será essa assistência.
Uma bateria totalmente descarregada leva 5h a ficar totalmente carregada.
É imprescindível guardar a bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.
Não guardes a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar uma descarga profunda, uma vez que isso pode provocar uma avaria.
Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
Em caso de armazenamento de longa duração (+ de 3 meses sem uso), lembra-te de colocar a bateria em modo de hibernação para facilitar o armazenamento e evitar ter de a recarregar com regularidade.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho (pelo menos 1 carga completa de 3 em 3 meses).
Não, não existe efeito «dínamo».
Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Trata-se de uma bicicleta de assistência elétrica, por isso é perfeitamente possível circular sem essa assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
Conselho ecológico: se o carregador ficar ligado sem necessidade, estará a consumir 30% de eletricidade inutilmente. Por isso, não te esqueças de o desligar assim que a bateria estiver carregada!
Quando a bateria atingir o seu fim de vida útil, entrega-a numa loja Decathlon.
A mesma será reciclada por um organismo especializado.
A tua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga + 1 descarga completa).
Em termos concretos, para uma autonomia média de 40 km, terá percorrido até 20 000 km até que a bateria deixe de estar coberta pela garantia (desde que sejam cumpridas as condições de utilização e de armazenamento corretas).
Para lá dos 500 ciclos, a bateria começa a perder a sua capacidade inicial, mas continua plenamente funcional.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA : A autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia reduz-se em subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia diminui com tempo frio
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe
> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA:
Para a ELOPS 500, a autonomia média é:
- no modo 1: 100 km
- no modo 2: 70 km
- no modo 3: 50 km com carga máxima (170 kg = peso transportado pela bicicleta)
Se respeitares as boas práticas, garantes à tua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano), sem necessidade de a recarregar e sem afetar as suas capacidades.
Para colocar a bateria no modo de hibernação, prime por 10 segundos o botão da bateria. Os LED apagar-se-ão todos ao mesmo tempo, continua a exercer pressão até que os mesmos se acendam e se apaguem um a um.
Para reativar a bateria, liga-a ao respetivo carregador.
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante um período até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
Para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a sua vida útil, é necessária a sua manutenção regular.
Descobre aqui todos os nossos conselhos de manutenção.
1. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
2. Lubrifica a corrente (elemento da transmissão) todos os meses.
3. Recarrega a bateria pelo menos a cada 3 meses
4. Em caso de imobilização prolongada, coloca a bateria no modo de hibernação
5. Guarda a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.
6. Dirije-te à tua oficina Decathlon para uma manutenção periódica do sistema de travagem
7. Lava a bicicleta recorrendo a um produto de limpeza para bicicleta (sem utilizar um jato de alta pressão, nem detergente para louça). Se viveres perto do mar, aconselha-se que a limpes uma vez por mês.
1. Certifica-te de que a bateria está carregada
Uma bateria quase descarregada pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende
> Se todos os LED estiverem apagados ou se o 1.º LED estiver vermelho, recarrega a bateria
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Retira a chave do canhão.
3. Verifique as conexões dos cabos. (foto)
> Para isso, abre a bainha de velcro dos cabos situada na frente do guiador e verifica se estão bem conectados. Não te esqueças das conexões do motor ao nível da roda traseira.
1. Verifica a pressão dos pneus
A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica.
Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 bar e 5 bar.
2. Não sobrecarregues a bicicleta
O peso máximo autorizado é de 170 kg (carga sobre a bicicleta).
O porta-bagagens está limitado a 80 kg e a plataforma frontal a 10 kg.
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, segue as seguintes instruções:
1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende
> Se um LED ficar vermelho, recarrega a bateria ligando-a ao carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Retira a chave do canhão.
3. Verifica se todas as conexões da bicicleta estão ligadas.
Para aceder à maioria dos conectores, abre ou desliza as capas em neopreno que protegem os cabos elétricos na frente do guiador.
Não te esqueças das conexões do motor ao nível da roda traseira.
COMO VERIFICAR AS LIGAÇÕES DA MINHA BICICLETA:
Existem dois tipos de ligação na sua bicicleta: as ligações de "apertar" e as ligações de "encaixar".
- Ligações de "apertar"
Para as ligações de "apertar", identificáveis pelas duas anilhas metálicas, é preciso, numa primeira etapa, desapertar as anilhas para poder abrir as ligações.
Atenção para não perderes a pequena junta plástica entre as duas anilhas durante a abertura.
Depois de aberta, verifica a limpeza de cada conector e volta a colocar a ligação no devido lugar.
Para o efeito, coloca cada conector macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
Aperta ao máximo as duas anilhas metálicas para manter as conexões seguras.
- Ligações "de encaixar"
O conector macho enfia-se simplesmente no conector fêmea.
Certifica-te de que os dois conectores ficam bem encaixados e, se necessário, volta a encaixá-los.
4. Testa a assistência elétrica
> Liga o ecrã, premindo o botão ON/OFF
> Sobe para a bicicleta e pedala (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirije-te a uma das nossas lojas Decathlon.
A assistência elétrica deve desligar-se automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifica se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.
> Puxa para baixo as duas bainhas de proteção de cabo em neopreno, na frente da bicicleta, para visualizar as ligações do travão (cor amarela)
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta
> Verifica o estado e a limpeza de cada conector
> Volta a colocar a ligação no devido lugar.
Para o efeito, coloca cada conector macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.
Atenção para não esquecer a junta situada entre as duas rodas.
> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirije-te a uma das nossas lojas Decathlon.
O teu canhão pode ser substituído na oficina Decathlon.
Será então instalado um novo canhão e ser-te-á entregue um novo par de chaves.
Contacta a oficina Decathlon para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A bicicleta de carga R500 E exige muito das pastilhas de travão.
O peso da bicicleta, associado à sua velocidade média (muito superior à de uma bicicleta convencional, tal como o peso transportado por uma bicicleta Cargo) faz com que seja importante submeter o sistema de travagem a uma manutenção periódica.
Se sentires que, ao acionar a manete do travão, a travagem não é eficaz e que a manete toca no punho, isso significa que o travão precisa de ser sangrado.
Dirije-te à tua loja Decathlon mais próxima.
Para isso, consulta a rubrica "manutenção" para seguires o nosso tutorial em vídeo.
1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada
O nível de carga da bateria pode ser verificado pressionando o botão de alimentação da bateria.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Liga a bateria ao carregador numa tomada de corrente para a carregar.
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Em seguida, fixa bem a bateria (uma bateria não bloqueada poderá continuar a mexer-se no seu compartimento e acabar por se desconectar em caso de forte vibração).
3. Certifica-te de que o ecrã de comandos está bem conectado
> Faz deslizar a pequena capa em neopreno sobre o cabo do ecrã de comando para poderes visualizar o conector.
> Desaperta as duas rodas e puxa dos dois lados para desconectar o ecrã e o cabo de ligação.
> Verifica se existe algum conector elétrico dobrado.
> Volta a efetuar as ligações, tendo o cuidado de não se enganar no sentido, sob pena de dobrar um conector!
Podes usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores.
Estas duas setas devem ficar face a face antes de encaixar os conectores.
> Depois de efetuadas as ligações, certifica-te de que tudo fica seguro, apertando as duas rodas até que a junta de ligação fique ligeiramente comprimida e deformada.
4. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer.
Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
5. Liga o ecrã premindo o botão ON / OFF
Liga o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF.
Se o ecrã continuar a não se acender, contacta-nos através do pedido de assistência do site ou dirije-te à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para realizar a reparação.
Código de erro 10: A bateria está descarregada; é necessário ligá-la ao carregador.
Código de erro 11: Problema de sobretensão. Desliga todo o sistema e depois volta a ligá-lo. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 41: Problema de sobreintensidade. Reduz a carga sobre o motor, pedalando menos, reduzindo a assistência ou fazendo uma pausa no trajeto.
Código de erro 42: Problema de sensor de ângulo. Desliga todo o sistema e depois volta a ligá-lo. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 46: O motor está bloqueado. Desliga todo o sistema e depois volta a ligá-lo. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 70: Erro do sensor de binário. Desliga todo o sistema e depois volta a ligá-lo. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 76: Erro de travagem. Certifica-te de que a manete do travão voltou à sua posição inicial e de que os conectores estão bem ligados. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 80: Erro do motor. Desliga todo o sistema e depois volta a ligá-lo. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
Código de erro 86: Erro de mecanismo de assistência. Certifica-te de que o mecanismo regressou à sua posição inicial; verifica as ligações. Se o problema persistir, dirije-te a uma loja Decathlon.
1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
LED Vermelho fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
Uma bateria totalmente descarregada demora 4h40 a recarregar.
Se o problema persistir, contacta-nos ou dirije-te a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifica-te de que está a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia reduz-se em subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia diminui com tempo frio (até -50%)
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a bicicleta VÉLOCARGO R500 E, a autonomia média é de 50 a 90 km.
Ao respeitar as boas práticas, estás a garantir à tua bicicleta elétrica uma autonomia excelente.
2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.
As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.
A tua bicicleta é entregue com a bateria em modo de "hibernação". Para a ativar:
- prime o botão da bateria durante 10 segundos, até que os indicadores azuis se acendam
- carrega a bateria com o respetivo carregador para tirá-la do estado de hibernação
Uma breve pressão no botão ON/OFF permitir-te visualizar diversas informações no ecrã, entre as quais a autonomia.
Esta é indicada em número de quilómetros remanescentes em função do modo de assistência selecionado.
Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (porque se baseia no consumo instantâneo da energia da bateria).
O modo de assistência e o desnível no momento têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.
Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando e na própria bateria será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.
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A BTWIN oferece garantia vitalícia para o quadro, a forquilha, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização) e de 2 anos para os restantes componentes (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, à exceção das peças de desgaste) e mão de obra a contar da data de compra.
(Garantia de 3 anos - para artigos adquiridos a partir de 01.01.2022
Garantia de 2 anos - para artigos adquiridos antes de 01.01.2022)