REF: 8350556
2016
Concebida para BTT de passeio desportivo. A bicicleta ROCKRIDER 520, equipada com 6 acessórios essenciais para a prática de BTT: para hidratação e desempanagem.
A sua bicicleta ROCKRIDER 520 pode vir equipada com duas suspensões diferentes.
A afinação apropriada é feita da seguinte forma:
1/ Suspensão SUNTOUR XCT
Se a sua suspensão tiver 2 botões de pré-carga, os 2 são totalmente independentes; poderá utilizar o primeiro e, se o nível de pré-carga ainda não for suficiente depois de o ter apertado totalmente, poderá utilizar o segundo. Rode o botão no sentido horário para aumentar a dureza e no sentido anti-horário para diminuir a dureza.
2/ Suspensão B'TWIN U-Fit A suspensão U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo essas afinações. É uma verdadeira inovação: rode o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.
A pressão ideal dos pneus é determinada com base no peso do utilizador.
Essa pressão determinada em função do peso do utilizador corresponde ao compromisso ideal entre rendimento e resistência ao trilhamento (contacto da jante com a câmara de ar suscetível de provocar um furo).
Se procura mais tração, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo dos 2 bar, mas aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.
Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
A rodagem é feita após cerca de 10 travagens com cada travão, em que deverá passar de 25 a 5km/h em cada uma dessas travagens, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se a qualquer Serviço Pós-Venda das nossas lojas Decathlon para reajustar esse ligeiro empeno.
Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo. Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação.
A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores. 1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão, conforme indicado na imagem abaixo. 2- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com ajuda deste tutorial. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. 3- Afinação do desviador dianteiro
A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C; abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloquear a mesma, sem no entanto a danificar. A suspensão voltará a funcionar normalmente assim que a temperatura subir novamente acima dos +5 °C. Se todavia detetar alguma falha ou tiver dúvidas sobre o bom estado de funcionamento da sua suspensão, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon perto de si para efetuar um diagnóstico mais aprofundado da sua bicicleta.
Se a sua suspensão estiver demasiado dura, tal poderá dever-se a vários fatores. 1- A afinação Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência. 2- A manutenção básica As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com um óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas. 3- A manutenção completa Se a afinação e a manutenção básica não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo. A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade e a Decathlon não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon mais próxima de si.
A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores. 1- Verifique se a ponteira de desviador (drop-out) não está empenada. Se a ponteira estiver empenada o desviador fica desalinhado não podendo deste modo cumprir corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento da ponteira de desviador, conforme indicado na imagem abaixo. Se a ponteira de desviador estiver empenada, dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon. 2- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. No caso do desviador traseiro, o posicionamento dos terminais de bicha deverá ser verificado em 4 pontos. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão. 3- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos (ou em passar para as velocidades mais pesadas, da 1ª até à 7ª) ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. 4- Afinação do desviador traseiro
Manual de utilizador