Ref: 8328552
2017
Concebida para trajetos urbanos regulares, sem esforço e para arrumação prática.
Esta é a mais leve (18,6 kg), a mais dinâmica (bateria integrada no quadro amovível) e a mais fácil de arrumar de todas as nossas bicicletas de assistência elétrica.
AS VANTAGENS:
-CONFORTO DE CONDUÇÃO: Selim e punhos ergonómicos, potência regulável em altura.
- FÁCIL DE USAR: Dobragem simples do quadro e do avanço em 30 segundos.
- POLIVALÊNCIA: Motor brushless 250W. Bateria 24V 6Ah integrada no quadro. 3 modos de assistência
- COMPACIDADE: Dimensões dobrada > L 80 cm / h = 72 cm / l = 43 cm
Dimensões desdobrada > L = 150 cm / h = 103 cm / l = 45 cm
- GARANTIA VITALÍCIA: Quadro, forquilha, guiador e avanço com garantia vitalícia.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 4,5 bar;
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio;
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo;
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a bicicleta HOPTOWN 500E, a autonomia média situa-se entre os 15 e os 30 km. Respeitando estas boas práticas, garante à sua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
Pode comprar uma nova bateria na sua loja Decathlon.
Contacte a sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Se pretender equipar a sua bicicleta Hoptown 500E com um contador, aconselhamo-lo a optar por um contador com fios, como o CONTADOR DE BICICLETA 300 BTWIN.
Os contadores sem fios podem sofrer perturbações provocadas pela corrente elétrica da bicicleta e passar a funcionar mal.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 4,5 bar.
Sim, a HOPTOWN 500 elétrica é uma bicicleta de assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
É fundamental guardar e carregar a bateria num local fresco (entre +10°C e +25°C), seco e ao abrigo do sol.
Não guarde a bateria descarregada para evitar um descarregamento profundo, uma vez que isto pode provocar uma avaria.
Pense também em recarregar a bateria (mesmo que não a utilize) pelo menos de 3 em 3 meses, para evitar um descarregamento profundo e a consequente alteração das capacidades da bateria.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «Resolução de problemas» para o ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica HOPTOWN 500.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderá igualmente dirigir-se a qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicletas.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%). Ao fim de 500 ciclos, garantimos uma autonomia sempre superior a 80% da de uma bateria nova.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.
Uma bateria totalmente descarregada leva 4 horas a ficar totalmente carregada.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.
Este suporte de bicicleta de fixação em reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
1. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 4,5 bar.
2. Recarregue a bateria pelo menos a cada 3 meses.
3. Guarde a bateria em local seco, fresco e ao abrigo do sol.
1. Certifique-se de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
Se estiver a carregar a bateria deixando-a no quadro da bicicleta, retire a bateria e procure carregá-la fora do quadro.
É possível que o fio do carregador seja demasiado curto para carregar corretamente a bateria no interior do quadro. Se for esse o caso, dirija-se à sua loja Decathlon.
2. Verifique a ligação Bateria > Carregador > Tomada Elétrica
> Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
LED Laranja fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED Intermitente = problema durante o carregamento
Uma bateria totalmente descarregada demora 4 horas a recarregar.
Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifique-se de que a bateria está carregada
2. Verifique se os conectores das baterias/controladores estão limpos
3. Certifique-se de que a bateria está bem encaixada no quadro
> Desaperte a abertura do quadro
> Abra o quadro
> Levante o arco de segurança da bateria até colocá-lo na horizontal
> Posicione a bateria no sentido correto para preparar a sua introdução no quadro
> Faça deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Baixe o arco para bloquear a bateria. O arco deve ser colocado na vertical e a bateria encaixada até ao fundo.
> A bateria deve ser encaixada até ao fundo do quadro e bem bloqueada através do abaixamento do gancho.
> Volte a fechar e bloqueie o quadro.
4. Certifique-se de que o ecrã de comando está corretamente ligado
> Abra ou faça deslizar a proteção em neopreno que cobre as ligações do ecrã de comando na frente da bicicleta
> Certifique-se de que as ligações estão limpas, em bom estado (sem pinos dobrados ou danificados) e bem encaixadas. Se necessário, volte a encaixá-las certificando-se de que as setas de orientação ficam face a face, para não dobrar os pinos.
5. Ligue o ecrã, premindo o botão ON/OFF
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifique-se de que a bateria está carregada
Uma bateria quase descarregada pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Volte a carregar a bateria
2. Verifique se os conectores das baterias/controladores estão limpos
3. Certifique-se de que a bateria está bem encaixada no quadro
> Desaperte a abertura do quadro
> Abra o quadro
> Levante o arco de segurança da bateria até colocá-lo na horizontal
> Posicione a bateria no sentido correto para preparar a sua introdução no quadro
> Faça deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Baixe o arco para bloquear a bateria. O arco deve ser colocado na vertical e a bateria encaixada até ao fundo.
> A bateria deve ser encaixada até ao fundo do quadro e bem bloqueada através do abaixamento do gancho.
> Volte a fechar e bloqueie o quadro.
4. Certifique-se de que a ligação entre o controlador e a bateria é feita corretamente
É possível que a alavanca de bloqueio não esteja a deixar aproximar suficientemente o controlador da bateria.
Para aproximar o lado da bateria do lado do controlador do quadro, aperte, com uma chave Allen 3, o parafuso de regulação situado no alinhamento da alavanca.
Em seguida, regule o posicionamento do sistema de bloqueio da alavanca, apertando o parafuso localizado na face exterior da alavanca com uma chave Allen 2.
5. Verifique o posicionamento do sensor de pedalada
Nova geração:
> Certifique-se de que o sensor de pedalada situado no lado esquerdo da bicicleta, no lado oposto da pedaleira (lado da manivela esquerda), não desliza para cima do eixo da caixa pedaleira.
Se este tiver deslizado para cima da manivela, volte a elevá-lo suavemente com a mão e empurre-o completamente contra o quadro.
Se não se mantiver na posição, aplique um pouco de cola nas costas do sensor e empurre-o contra a caixa do quadro.
Antiga geração:
> Limpe com um pano húmido o disco magnético fixado na parte de trás da pedaleira.
A presença de poeiras ou de sal (aplicado nas estradas durante o inverno) pode bloquear os ímanes e impedir o bom funcionamento da assistência elétrica.
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, siga as seguintes instruções:
1. Certifique-se de que a bateria está carregada
2. Verifique se os conectores das baterias/controladores estão limpos
3. Certifique-se de que a bateria está bem encaixada no quadro
> Desaperte a abertura do quadro
> Abra o quadro
> Levante o arco de segurança da bateria até colocá-lo na horizontal
> Posicione a bateria no sentido correto para preparar a sua introdução no quadro
> Faça deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Baixe o arco para bloquear a bateria. O arco deve ser colocado na vertical e a bateria encaixada até ao fundo.
> A bateria deve ser encaixada até ao fundo do quadro e bem bloqueada através do abaixamento do gancho.
> Volte a fechar e bloqueie o quadro.
4. Verifique todas as ligações da bicicleta: travões, motor, consola
Para aceder à maior parte das ligações, é necessário abrir ou fazer deslizar as bainhas de neopreno que protegem os cabos elétricos. Apenas as ligações do motor não estão protegidas.
> Certifique-se de que as ligações do motor estão limpas, em bom estado e bem encaixadas. Se necessário, volte a encaixá-las.
> Depois de retirar as bainhas de neopreno, proceda da mesma forma com as ligações dos travões e do ecrã de comando
5. Teste a assistência elétrica
> Ligue o ecrã, premindo no botão ON/OFF
> Suba para a bicicleta e pedale (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
Em utilização, o nível de carga da bateria apresentado pode variar (pois baseia-se no consumo instantâneo de energia da bateria).
O modo de assistência, assim como os desníveis presentes, influenciam fortemente os indicadores de carga da bateria.
Assim sendo, os níveis de carga da bateria apresentados no ecrã de comando e na própria bateria são sempre mais fiáveis quando a bicicleta está parada.
A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifique se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.
> Faça deslizar para baixo os dois protetores de cabos em neopreno na frente da bicicleta para visualizar as ligações dos travões
> Abra os dois pares de conectores e verifique o estado dos mesmos (se possuem pinos dobrados ou danificados)
> Volte a colocar os conectores no devido lugar. Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
Os calços de travões da bicicleta elétrica HOPTOWN 500E são muito solicitados.
Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal, provoca um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta é usada diariamente e em todas as condições climatéricas.
Para a sua segurança, assim como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da sua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: perda de potência de travagem, ruídos parasitas, marcas negras nas jantes, etc…
Os calços de travão possuem estrias que lhes permitem eliminar eficazmente a água. Quando essas estrias deixarem de estar visíveis, ou forem ficando menos visíveis, substitua os calços!
Para tal, siga a nossa rubrica "Cuido do meu produto" para seguir o nosso tutorial de vídeo.
Os calços podem ser obtidos na rubrica "peças sobresselentes".
Poderá em alternativa dirigir-se à loja Decathlon mais próxima de si para mandar substituir os seus calços.
1. Certifique-se de que está a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar;
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até -50%);
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo;
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a bicicleta Hoptown 500E, a autonomia média situa-se entre os 15 e os 30 km. Respeitando estas boas práticas, garante à sua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
1. Verifique a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 4,5 bar.
2. Não sobrecarregue a bicicleta
- QUADRO
Quadro em alumínio com bateria integrada.
A bateria pode ser carregada diretamente através do quadro ou retirada do seu compartimento para ser carregada em casa, no trabalho, etc.
Quadro compatível com o porta-bagagem B'TWIN 300, 20 polegadas.
- FORQUILHA
Forquilha de aço.
- TRANSMISSÃO
Punho rotativo Shimano com 6 velocidades.
Desviador traseiro Shimano Tourney de 6 velocidades. Prato de 52 dentes.
- BATERIA / MOTOR
Assistência elétrica gerada pelo sensor de pedalada e 3 modos de assistência.
Binário do motor: 26 Nm.
Autonomia da bateria: 25 km em modo eco / 20 km em modo normal / 15 km em modo sport (informações indicativas que podem variar em função do relevo, das condições de utilização e do peso do utilizador).
Vida útil da bateria: 2 anos (350 a 500 ciclos de carga).
- TRAVÕES
Pinças V-Brake Promax em alumínio para uma travagem potente e progressiva.
Alavancas de alumínio com calços em borracha para maior conforto.
A travagem corta o sistema de assistência elétrica.
A saber: As bicicletas com motor elétrico auxiliar consomem mais calços de travão do que uma bicicleta normal devido ao peso e à potência do motor.
- SELIM / ESPIGÃO DE SELIM
Avanço de alumínio dobrável e regulável em altura, para mais conforto.
Guiador semi-elevado em alumínio. Diâmetro do espigão do selim: 33,9 mm.
- PNEUS / RODAS
20 polegadas em alumínio de parede dupla. Motor integrado na roda traseira para melhor manobrabilidade da direção.
- ACESSÓRIOS / EQUIPAMENTO
Iluminação dianteira e traseira alimentada pela bateria e comandada no guiador.
- PESO
Peso: 18 kg
O seu produto, em condições normais de utilização, beneficia de garantia BTWIN vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço e de 2 anos para os outros componentes (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, exceto peças de desgaste), bem como da mão-de-obra a contar da data da compra.