REF: 8359415
2019
A nossa equipa de entusiastas concebeu esta bicicleta para permitir-lhe circular na cidade no dia-a-dia. Desfrute da sua bicicleta em todos os trajetos!
Desfrute de uma bicicleta leve de estilo holandês, confortável e equipada, e pedale com as costas bem direitas e a mente tranquila, graças ao desenho ergonómico e à iluminação alimentada por dínamo.
A pressão ideal recomendada é de 3,5 bar (conforto) ou de 4,5 bar (rendimento). Se tiver uma bomba de pé equipada com um manómetro, poderá controlar o enchimento muito facilmente. Caso contrário, basta verificar pressionando o pneu com os dedos: deve estar firme, sem estar demasiado duro de modo a que ainda o consiga pressionar ligeiramente com os dedos. Quanto mais duro estiver o pneu, maior será o rendimento, mas sentirá ainda mais as irregularidades da estrada. Por outro lado, um pneu com pouca pressão poderá danificar a jante da bicicleta e furar com mais facilidade. ATENÇÃO: manter uma pressão acima de 3,5 bar garante uma melhor resistência aos furos e uma relação conforto/rendimento ideal. Aconselhamos a encher os pneus todos os meses.
Para utilizar corretamente o dínamo sem danificar o pneu, siga as recomendações do vídeo abaixo:
Foi desenvolvido um sistema de transporte dianteiro para a sua bicicleta: um cesto! Pode ver abaixo o vídeo de montagem deste acessório (incluído com a sua bicicleta).
O porta-criança Groovy da Polisport instala-se facilmente no porta-bagagem da sua bicicleta de cidade clássica, com toda a segurança. É indicado para crianças dos 12 meses aos 4/5 anos e com um peso máximo de 22 kg. Este porta-criança está em conformidade com a norma ISO 11243, dispõe de um cinto de segurança de 3 pontos e de um apoio para pés ajustável.
Se utilizar a bicicleta de cidade todos os dias, deverá verificar o estado dos pneus todas as semanas e enchê-los todos os meses. A pressão ideal recomendada é de 3,5 bar (conforto) ou de 4,5 bar (rendimento). Se tiver uma bomba de pé equipada com um manómetro, poderá controlar o enchimento muito facilmente. Caso contrário, basta verificar pressionando o pneu com os dedos: deve estar firme, sem estar demasiado duro de modo a que ainda o consiga pressionar ligeiramente com os dedos. Quanto mais duro estiver o pneu, maior será o rendimento, mas sentirá ainda mais as irregularidades da estrada. Por outro lado, um pneu com pouca pressão poderá danificar a jante da bicicleta e furar com mais facilidade. ATENÇÃO: manter uma pressão acima de 3,5 bar garante uma melhor resistência aos furos e uma relação conforto/rendimento ideal.
Se a sua bicicleta de cidade ficar na rua, a corrente e o cadeado enferrujarão mais rapidamente. Logo, é importante limpar e lubrificar regularmente esses elementos. Como lubrifico a corrente? Faça-a rodar dando aos pedais e aplique um pouco de spray em toda a sua extensão passando as mudanças. Como lubrifico o cadeado? Segure-o bem e aplique um pouco de spray no interior da fechadura, insira novamente a chave e rode-a várias vezes. Limpe o excedente com papel. Um produto «all-in-one» será ideal para esse efeito!
Na cidade, exceto quando chove, a sua bicicleta não se suja tanto quanto uma BTT que anda no mato. Por isso, é desnecessário lavá-la frequentemente. A cada dois meses, faça uma limpeza profunda: com um detergente para bicicleta e um balde de água quente, passe uma esponja grossa no quadro, no guiador, no guarda-lamas, etc. Evite lavar a bicicleta com jato de água: alguns componentes poderão ficar danificados! Quando terminar, enxugue a bicicleta de cidade com um pano seco para evitar que enferruje. Aproveite para verificar o estado dos parafusos: estão bem apertados? Por vezes, nas estradas empedradas, a Elops é sujeita a trepidações que, pouco a pouco, poderão provocar o desaperto dos parafusos. Depois de lavar a bicicleta, deverá lubrificar a corrente.
Os calços de travão são peças de desgaste. Consoante a sua utilização, o seu peso e o local da prática, o desgaste poderá ser mais ou menos rápido. Por esse motivo, é importante verificar regularmente os calços de travão e, se necessário, substituí-los. Estão bem apertados? Se tiver alguma dúvida, é aconselhável dirigir-se à oficina de uma loja Decathlon: um técnico ajustará, com precisão, o sistema de travagem da sua bicicleta de cidade.
Se as luzes não funcionarem, tal pode dever-se a diferentes causas: 1 - Verifique se o dínamo está devidamente encostado ao pneu 2 - Verifique se o dínamo está corretamente ligado 3 - Verifique as ligações elétricas (sabendo que se uma luz não funcionar, as duas estarão em curto-circuito) Observe a imagem para saber como realizar as verificações. Se continuar a não funcionar, não hesite em pedir conselhos aos técnicos da oficina da sua loja Decathlon ou solicite assistência clicando no botão abaixo.
A qualidade da travagem depende de vários fatores. Uma travagem de má qualidade manifesta-se pelo ruído ao travar ou por manetes de travões que ficam demasiado «moles» quando acionadas. Para remediar esta situação, siga estes passos: 1 - Verifique a orientação dos calços de travão. Devem seguir o perfil da jante sem tocar no pneu e, idealmente, deverão estar a 1 mm de distância da jante, com um afastamento suplementar de 0,5 mm na parte traseira do calço (para que os calços não estejam exatamente paralelos à jante, que é o que provoca o ruído). 2 - Ajuste os travões 3 - Substitua os calços de travão se estiverem gastos. Em função da utilização da bicicleta, os calços de travão podem ter de ser substituídos com maior ou menor frequência. Os calços de travão possuem estrias que permitem evacuar eficazmente a água. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços! Para esse efeito, consulte a rubrica «Reparação e manutenção do meu produto» e siga o tutorial correspondente «Como substituir os calços de travões».
Se as mudanças não engatam corretamente, tal pode dever-se a diversos fatores: 1 - Já efetuou a primeira revisão gratuita? De facto, com a compra do seu produto, a DECATHLON oferece uma revisão gratuita até 6 meses após a compra do seu produto a fim de verificar os ajustes e, nomeadamente a passagem das mudanças. Pense isso! 2 - O cabo e/ou a bicha da transmissão estão gastos ou envelhecidos. Deve substituir o cabo e/ou a bicha se estiverem danificados 3 - O desviador deve ser ajustado. Utilize os parafusos do curso superior (L) e inferior (H) para ajustar a afinação da passagem das mudanças, sobretudo se a corrente tiver tendência a saltar dos pinhões traseiros. Se esta afinação se revelar ineficaz, dirija-se à Oficina da loja DECATHLON mais próxima para realizar um diagnóstico mais aprofundado.
Se o ruído tiver origem na roda dianteira, tal pode dever-se: 1 - Ao contacto dos calços de travão com a jante. Ver a secção «A travagem da minha bicicleta não é suficientemente eficaz», para efetuar uma afinação correta dos calços de travão 2 - Ao contacto do guarda-lamas com o pneu Se o ruído tiver origem na roda traseira, tal pode dever-se: 1 - Ao contacto dos calços de travão com a jante. Ver a secção «A travagem da minha bicicleta não é suficientemente eficaz», para efetuar uma afinação correta dos calços de travão ATENÇÃO: antes de efetuar o ajuste, assegure-se de que a roda está corretamente alinhada. Para esse efeito, utilize uma chave de bocas de 15 mm para desapertar a roda traseira e centre bem a roda em relação ao quadro. 2 - Ao contacto do guarda-lamas com o pneu (ver o vídeo abaixo). Se, ainda assim, o ruído persistir, não hesite em dirigir-se à oficina da sua loja Decathlon mais próxima, para realizar um diagnóstico mais aprofundado.
Manual de utilizador