Ref: 8500548, 8500547, 8563418, 8554706, 8554707
2018
Concebido para conciliar a bicicleta com outros meios de transporte (elevador, autocarro, carro, autocaravana, etc.) e ocupar o mínimo de espaço.
Procura uma e-bike que seja fácil de transportar? A TILT 500 E pode ser guardada no mala do seu carro e acompanhá-lo/a em todas as saídas.
VANTAGENS:
> FACILIDADE DE TRANSPORTE: Dobrar, rolar, transportar, armazenar: 15 segundos são suficientes para passar de pedestre a ciclista.
> VERSATILIDADE: Não há mais limites para a descoberta e o prazer graças à assistência elétrica.
> COMPACIDADE: Dimensões dobradas: C 80 cm, A 72 cm, L 43 cm.
Desdobrada: C 150 cm, A 103 cm, L 45
> CONFORTO DE CONDUÇÃO: Selim e pegas ergonómicos, avanço regulável em altura
> GARANTIA VITALÍCIA B'TWIN: Garantia vitalícia no quadro (excluindo dobradiça), avanço e guiador
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower.
Este suporte de bicicleta de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
Uma bateria totalmente descarregada leva 4h30 a ficar totalmente carregada.
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A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 4,5 bar.
Se pretende equipar a sua Tilt 500E com um conta km, aconselhamos a escolha de um modelo com fio.
Os conta kms sem fio podem efetivamente sofrer interferências da corrente elétrica da sua bicicleta e funcionar com algumas falhas.
Sim, a TILT 500 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta for carregada em excesso
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor em subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADA: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria estiver baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe
> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.
É essencial guardar a bateria num local fresco (entre +10°C e +25°C) e seco, e ao abrigo do sol.
Não guardar a bateria descarregada para evitar uma descarga profunda que pode levar ao mau funcionamento.
Carregue a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando a não estiver a utilizar.
Não, não existe efeito de «dínamo».
Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
A bateria tem uma garantia de 2 anos.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja Decathlon.
Contacte a oficina da sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «ESTOU COM UM PROBLEMA» para o/a ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica TILT 500.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
Dado que a manutenção regular é necessária para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a respetiva duração, seguem os nossos conselhos de manutenção.
1. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.
2. Recarregar a bateria pelo menos a cada três meses.
3. Guardar a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.
Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (baseia-se no consumo instantâneo da energia da bateria).
O modo de assistência elétrica e o desnível no momento presente têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.
Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.
1. Verificar a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.
2. Não sobrecarregue a bicicleta
1. Verificar se a bateria está bem carregada
Uma bateria quase vazia pode dar este efeito de corte intermitente ao rolar, esvaziando-se quase completamente.
> Recarregar a bateria
2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos
3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro
> Desaparafusar a abertura do quadro
> Abrir o quadro
> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal
> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro
> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.
> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.
> Voltar a fechar a dobradiça do quadro.
4. Verificar o posicionamento do sensor de pedalada
> Verificar se o sensor de pedalada situado no lado esquerdo da bicicleta, oposto à pedaleira (lado da manivela esquerda) não deslizou para cima do eixo da caixa da pedaleira.
Se tiver deslizado contra a manivela, suba-o suavemente com a mão e encoste-o ao máximo contra o quadro.
Se o problema persistir, dirija-se a uma loja Décathlon ou contacte-nos através da assistência.
Os calços de travões da bicicleta elétrica TILT 500E são muito solicitados.
Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal provocam um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta é usada diariamente e em todas as condições climatéricas.
Para a sua segurança, assim como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da sua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: perda de potência de travagem, ruídos estranhos, marcas negras nas jantes, etc.
Os calços de travão possuem estrias, que permitem eliminar a água com eficácia. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!
Para tal, consulte o artigo "cuido da minha bicicleta" para seguir o nosso tutorial em vídeo.
Estão à venda calços no artigo "peças".
Poderá, em alternativa, dirigir-se à oficina da loja Decathlon mais próxima de si para mandar substituir os seus calços.
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se não funcionar, mesmo estando reunidas estas condições, siga as seguintes instruções:
1. Verificar se a bateria está bem carregada
2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos
3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro
> Desaparafusar a abertura do quadro
> Abrir o quadro
> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal
> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro
> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.
> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.
> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.
4. Verificar os conectores da bicicleta: travões, motor, consola
Para aceder à maioria dos conectores, abrir ou deslizar as capas em neopreno que protegem os cabos elétricos. Apenas o conector do motor não está protegido.
> Verificar se o conector do motor está limpo, em bom estado e bem encaixado. Voltar a encaixá-los se necessário.
> Proceder da mesma forma, depois de soltar as capas em neopreno dos conectores dos travões e do ecrã de comando
5. Testar a assistência elétrica
> Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF
> Subir para a bicicleta e pedalar (são necessárias várias pedaladas para iniciar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.
1. Verificar se um objeto ou corpo estranho está a perturbar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
Se carregar a bateria deixando-a no quadro da bicicleta, remova a bateria e tente carregá-la fora do quadro.
A ficha do carregador poderá ser demasiado curta para carregar corretamente a bateria no interior do quadro. Se for o caso, dirija-se à loja Décathlon.
2. Verificar a ligação elétrica da Bateria > Carregador > Tomada
> Verificar se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Décathlon
> Ligar o carregador à bateria e a uma tomada.
LED Laranja fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED Intermitente = problema ao carregar
Uma bateria totalmente descarregada demora 4h30 a recarregar.
Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma das nossas oficinas Décathlon.
A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifique se os conectores das duas manetes dos travões estão em bom estado e corretamente encaixados.
> Deslize para baixo os dois protetores de cabos em neopreno na parte da frente da bicicleta, para que os conectores da travagem fiquem visíveis
> Abrir cada par de conectores e verificar o estado (sem nenhum pino dobrado ou danificado).
> Colocar os conectores no sítio certo. Para o efeito, colocar cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.
1. Cumprir corretamente as boas práticas de utilização e de armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de vários fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta tiver carga em excesso
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor nas subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com os pneus cheios entre 3,5 e 5 bars.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio (até -50%)
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomendamos a redução do modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.
DA CADÊNCIA DA PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe
> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.
2. Uma bateria envelhecida pode perder desempenho
A autonomia será portanto menor. Contacte a oficina da sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
1. Verificar se a bateria está bem carregada
2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos
3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro
> Desaparafusar a abertura do quadro
> Abrir o quadro
> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal
> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro
> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro
> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.
> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.
> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.
4. Verificar se o ecrã de comando está bem ligado
> Abrir ou deslizar a proteção em neopreno que protege os conectores do ecrã de comando na parte da frente da bicicleta
> Verificar se os conectores estão limpos, em bom estado (sem pinos dobrados ou danificados) e bem encaixados. Encaixe-os melhor, se necessário, colocando as setas de indicação frente a frente para não dobrar os pinos.
5.
Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF
Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.
QUADRO
Quadro em alumínio com bateria integrada. A bateria pode ser carregada diretamente através do quadro ou tirada para ser carregada em casa, no trabalho, etc..Quadro compatível com o porta-bagagens B'TWIN 300, 20 polegadas.
SUSPENSÃO
Suspensão em aço.
TRANSMISSÃO
6 velocidades por punho rotativo Shimano. Desviador traseiro 6 velocidades Shimano Tourney (16T-28T). Prato 52 dentes.
BATERIA/MOTOR
Assistência elétrica gerada por sensor de pedalada e 3 modos de assistência.Torque do motor: 26 Nm.
Bateria: 24V 7.8Ah 187WhAutonomia da bateria: 30km no modo económico / 25km no modo normal / 20km no modo desportivo (informações indicativas que podem variar em função do relevo, das condições de utilização e do peso do utilizador).Duração de vida da bateria: 2 anos (ou 500 ciclos de carga).
TRAVÕES
Travões V-Brake em alumínio para uma travagem potente e progressiva.Travões em alumínio com proteção em borracha para maior conforto. A travagem corta a assistência elétrica.A saber: as bicicletas com assistência elétrica consomem mais calços de travão do que uma bicicleta normal devido ao peso e à potência do motor.
SELIM/ESPIGÃO DE SELIM
Avanço em alumínio dobrável e ajustável em altura para maior conforto.Guiador semielevado em alumínio. Diâmetro do espigão de selim: 33,9 mm.
PNEUS/RODAS
20 polegadas em alumínio de parede dupla. Motor integrado na roda traseira para um melhor controlo da direção.
ACESSÓRIOS/EQUIPAMENTO
Iluminação dianteira e traseira alimentada pela bateria e comandadas no guiador.
PESO
Peso: 18 kg
A BTWIN oferece garantia ao seu produto, nas condições normais de utilização, vitalícia para o quadro, a forqueta, o guiador e o avanço, 2 anos para as outras peças (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, excetuando as peças de desgaste) e a mão-de-obra a contar da data de compra.