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LD 920 E AUTOMÁTICA - B'TWIN

2023

Encontra nesta página as instruções de montagem, os conselhos de manutenção e de reparação da tua bicicleta.
Caso seja necessário, encontrarás a ligação para todas as peças de substituição disponíveis para o teu produto.

PRIMEIROS PASSOS COM A MINHA BICICLETA LD 920 E

Receção, desembalagem e toca a pedalar!

Descobre a resposta a todas as questões práticas que poderás colocar-te durante a primeira utilização da tua bicicleta.
Já está. Estás pronto/a a usar a tua bicicleta pela primeira vez! Antes de meteres o nariz lá fora para a experimentares, eis aqui algumas coisas a verificar ;)

Este é o manual de iniciação:

É necessário pedalar para iniciar a assistência elétrica?

Sim, a assistência elétrica só se inicia quando utilizas os pedais!

Um sensor de cadência situado na unidade motorizada transmite a informação da velocidade de pedalada ao computador de bordo da bicicleta, o qual aciona o motor.

O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2 ou 3). Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir a mesma velocidade de assistência.

É aconselhável utilizar o modo 3 nas subidas, uma vez que a potência de pedalada é menos elevada.

Com que pressão devo encher os pneus da minha bicicleta?

A pressão ideal recomendada de 3 bar.

Fazer a rodagem aos travões

Antes de utilizar a bicicleta pela primeira vez, a capacidade de travagem é reduzida porque as pastilhas e os discos ainda não foram usados. É por isso que aconselhamos evitar as travagens a frio e contínuas, que poderiam provocar o sobreaquecimento e a "vidragem" das pastilhas.

A fim de evitar este fenómeno, recomendamos efetuar a rodagem dos travões. Esta última será eficaz após uma dezena de travagens suaves em cada travão.

Atenção: se surgir uma fina camada com aspeto liso e brilhante nas pastilhas, significa que estão, sem dúvida, vidradas. Para solucionar o problema e evitar eliminá-las, poderás retirar-lhes a vidragem lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembra-te de colocar luvas e uma máscara durante o lixamento das tuas pastilhas.

Por fim, volta a colocar as tuas pastilhas e volta a sujeitá-las a uma nova rodagem..

PERGUNTAS FREQUENTES: BATERIA

Na LD 920 E, a autonomia média situa-se entre 85 e 150 km. No entanto, devem respeitar-se algumas boas práticas para garantir uma autonomia otimizada da bateria da tua bicicleta elétrica. 
Não hesites em consultar as nossas perguntas frequentes sobre este assunto para descobrires tudo sobre a tua bateria.

PERGUNTAS FREQUENTES: CONECTIVIDADE E SERVIÇOS CONECTADOS

Encontra nesta página todas as respostas às perguntas mais frequentes colocadas sobre a aplicação Decathlon Mobility, bem como os serviços conectados (geolocalização, roubo da bicicleta, ...) que lhe estão ligados.

BICICLETA ELÉTRICA ELOPS 920 E CONNECT QUADRO ALTO E BAIXO

Precisas de ajuda sobre conectividade?

Não consegues solucionar o teu problema de conectividade ou de identificação, ou este não aparece nas perguntas acima referidas?

Contacta o nosso serviço de apoio da aplicação DECATHLON MOBILITY:  [email protected]

MANUTENÇÃO DA BICICLETA LD 920 E

Para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a sua vida útil, é necessária a sua manutenção regular. Descobre aqui todos os nossos conselhos de manutenção.

1. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre um mínimo de 3 e um máximo de 5 bar.
2. Limpa e lubrifica a transmissão da bicicleta.
3. Verifica regularmente o desgaste das pastilhas de travão e dos pneus.
4. Lava-a regularmente de acordo com as instruções de limpeza.

BICICLETA ELÉTRICA CITY SPEED 900 E CONNECT B'TWIN

TENHO UM PROBLEMA

Estás a ter dificuldades com a tua bicicleta? 

A bicicleta é nova e a bateria não liga

As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.

Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação, caso a loja ainda não o tenha feito.

Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon.

A minha bateria não carrega

1. Verifica se algum resíduo está a criar obstáculos à carga
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.

2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada de alimentação elétrica.
> Verifica se o carregador utilizado é o de origem fornecido pela Decathlon.
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 5h.

3. É possível que apenas as luzes LED indicadoras situadas na bateria estejam defeituosas.
Dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon para a reparação.

Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.

> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe. Uma bicicleta elétrica é, antes de mais, uma bicicleta, por isso é necessário adaptar a velocidade mecânica de acordo com a utilização.


2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacta a tua oficina Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.

A assistência elétrica não funciona/funciona com cortes intermitentes/desliga-se

Atenção, a LD 920 E é uma bicicleta de assistência elétrica com sensor de binário.

Se parares de carregar nos pedais, a assistência desligar-se-á.

Se achares que o esforço é muito elevado, aumenta o modo de assistência.

Também é normal que a assistência se interrompa depois de ultrapassados os 25 km/h, não se tratando de nenhum defeito.

Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, funcionar de forma intermitente ou se desligar, segue as seguintes instruções:

1. Verifica a carga da bateria.

2. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.


3. Seleciona um modo de assistência que não o valor zero
Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Seleciona um dos modos de assistência ECO /TOUR/TURBO.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedala exercendo claramente pressão sobre os pedais.
Aumenta o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiveres de imprimir para acionares a assistência elétrica for demasiado intenso para ti.

Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacta-nos ou dirige-te a uma das lojas Decathlon.

Tenho um código de erro na aplicação DECATHLON MOBILITY

4 - PROTEÇÃO CONTRA A SUBTENSÃO: A tensão da bateria é muito fraca. Deves carregar a bateria.

5 - PROTEÇÃO CONTRA A SOBRETENSÃO: A tensão da bateria não está adaptada a este sistema. Deves instalar a bateria específica adaptada ao sistema da tua bicicleta elétrica.

6 - DEFEITO DOS SENSORES DE EFEITO HALL: Verifica a ligação do fio do motor. Volta a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

7 - PROTEÇÃO CONTRA O SOBREAQUECIMENTO:  A bicicleta elétrica não se encontra no intervalo de temperaturas autorizado. Desliga a bicicleta elétrica e deixa a unidade motriz arrefecer, ou aquecer, até atingir a temperatura autorizada. Volta a iniciar o sistema. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

8 - DEFEITO DO SENSOR DE TEMPERATURA: O sensor de temperatura está estragado. Para resolver o problema, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.
9 - DEFEITO DO SENSOR DE CORRENTE: O sensor de corrente está estragado. Para resolver o problema, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.
10/11 - DEFEITO DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA BATERIA: Erro de comunicação com a bateria. Se o problema persistir, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.

12 - ERRO DO PILOTO - SUBTENSÃO: A tensão da bateria é muito fraca. Deves carregar a bateria.
13 - ERRO DO PILOTO - TEMPERATURA EXCESSIVA: A bicicleta elétrica não se encontra no intervalo de temperaturas autorizado. Desliga a bicicleta elétrica e deixa a unidade motriz arrefecer, ou aquecer, até atingir a temperatura autorizada. Volta a iniciar o sistema. Se o problema persistir, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.

14 - ERRO DO PILOTO - INTENSIDADE EXCESSIVA: A corrente fornecida pela bateria é demasiado intensa. Deves reduzir a intensidade e voltar a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.

15 - ERRO DO PILOTO - SUBTENSÃO: A tensão da bateria é muito fraca. Deves carregar a bateria.
16/17
18/19
20/21 - ERRO DE FASE DO MOTOR: Verifica o estado do conector do motor. Verifica se o conector do motor está corretamente ligado e as setas bem alinhadas. Verifica o estado do cabo do motor. Verifica se os pinos do conector estão estragadas ou mal alinhados. Volta a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, aconselhamos que contactes a oficina Decathlon.

22/23
24 - ERRO DO CONECTOR DO MOTOR
25 - PROTEÇÃO DOS COMPONENTES: Foi detetado um novo componente que não está associado ao sistema desta
bicicleta elétrica. Contacta a oficina Decathlon para o ativar.

26 - PARÂMETROS DO SISTEMA POR DEFEITO:  Parâmetros do sistema estabelecidos por defeito.
27/28 - ERRO DA BASE DE DADOS: Erro no sistema da base de dados de erros. Volta a iniciar o
sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.
29 - DEFEITO DO SENSOR DE TENSÃO DA BATERIA: O sensor da bateria está estragado. Volta a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.
30/31 - PROTEÇÃO DE SOBREINTENSIDADE: A corrente fornecida pela bateria é demasiado intensa. Deves reduzir a intensidade da solicitação.
Se o sistema bloquear, volta a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

32 - ERRO FATAL DE COMUNICAÇÃO: Erro fatal. Volta a iniciar o sistema da bicicleta elétrica. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

33/35 - PROBLEMA COM O SENSOR DE VELOCIDADE: Erro do sensor de velocidade: o motor consome, mas o sensor não recebe a velocidade. Verifica o sensor de velocidade. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

34 - ERRO DA TENSÃO DE ACELERAÇÃO: Contacta a oficina Decathlon.

129 - MODO DE DEMONSTRAÇÃO: Contacta a oficina Decathlon.
193
195 - SOBRETENSÃO DAS CÉLULAS: Descarrega a bateria e volta a carregá-la. Deixa a bateria ligada ao carregador durante 2 hora após o fim da carga para equilibrar as células.

194
196 - SUBTENSÃO DAS CÉLULAS: Carrega a bateria e deixa-a ligada ao carregador durante 1 a 2 hora
após o fim da carga para equilibrar as células. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

197 - SOBREINTENSIDADE DA CARGA:  Verifica se o carregador está em bom estado. Deixa repousar a bateria durante 2 horas. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

199 - CURTO-CIRCUITO: Verifica a porta de carga. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

201 - DESEQUILÍBRIO DA BATERIA: Deixa a bateria a carregar até que o erro desapareça (cerca de 3 horas).
202 - BLOQUEIO DE CURTO-CIRCUITO: Liga o carregador.
203 - CONEXÃO INVERTIDA: Verifica a porta de carga e o carregador. Se o problema persistir, contacta a oficina Decathlon.

204 - SOBREAQUECIMENTO NA CARGA:  Interrompe a carga. Deixa o sistema repousar durante 30 minutos com a bicicleta desligada. Retoma a carga.

205 - SUBAQUECIMENTO NA CARGA: Interrompe a carga. Protege a bicicleta contra o frio e espera até que a temperatura das células suba. Retoma a carga.

206 - SOBREAQUECIMENTO NA DESCARGA: Reduz a velocidade de descarga ou interrompe durante alguns minutos. Espera que a temperatura baixe.

207 - SUBAQUECIMENTO NA DESCARGA: Evita solicitar potências elevadas enquanto este erro estiver ativo para evitar a degradação. Carrega a bateria nos intervalos de temperatura apropriados.

208 - SOBREAQUECIMENTO DO TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO: Evita solicitar potências elevadas enquanto este erro estiver ativo para evitar a degradação. Tenta não utilizar o sistema em caso de temperaturas extremas (menos de 10 °C ou mais de 40 °C).

213 - DESEQUILÍBRIO DAS CÉLULAS: Deixa a bateria a carregar até que o erro desapareça (cerca de 3,5 horas).
Se o erro persistir, efetua diversos ciclos completos de carga e descarga (carga da bateria de 100 % à 50 %).
Se após um máximo de 5 ciclos o erro continuar presente ao nível da bateria, contacta o fabricante da bicicleta.

BICICLETA ELÉTRICA LD 920 E B'TWIN: Manuais, reparação
BICICLETA ELÉTRICA ELOPS 920E CONNECT QUADRO ALTO E BAIXO

Solicitar assistência

Não consegues resolver um problema mecânico ou elétrico da bicicleta.  Contacta a nossa equipa de assistência DECATHLON através do botão abaixo.

Atenção! Se o pedido de assistência se refere à aplicação ou à conectividade da bicicleta, agradecemos que envies um e-mail para o seguinte endereço:

[email protected]