Montagem da bicicleta em casa
Neste vídeo mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta.
REF: 8379382
2017
Concebida para potenciar as suas deslocações na cidade e os passeios de bicicleta em percursos de longa distância com declives acentuados graças à assistência elétrica.
Uma confortável bicicleta elétrica com motor central com autonomia até 90 km.
Fácil de usar (carregamento e controle LCD) e segura (iluminação LED de 20 lux integrada no quadro).
Neste vídeo mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 6 bar.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Quando a bicicleta estiver parada, pode aceder aos diferentes parâmetros do seu ecrã, de modo a configurá-lo de acordo com as suas preferências.
Poderá deste modo configurar:
- A hora
- O modo de assistência por defeito ao ligar o ecrã
- A presença de retroiluminação
- A luminosidade do ecrã
- O som emitido ao premir os botões
- As unidades
- O idioma
- A cor de fundo do ecrã
Para aceder ao menu de configuração, prima simultaneamente, durante 2 segundos, os botões "2" e "3" do comando.
De seguida, utilize o botão "2" ou "3" para selecionar com o cursor o elemento que pretende configurar.
Prima o botão "1" para selecionar o valor pretendido ou aceder ao parâmetro.
Uma bateria totalmente descarregada leva 3-5h a ficar totalmente carregada.
Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja Decathlon
.
Contacte a oficina da sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%). Ao fim de 500 ciclos, garantimos uma autonomia sempre superior a 80% da de uma bateria nova.
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
A bateria deve obrigatoriamente ser guardada carregada num local fresco (entre +10°C e +25°C) e seco, ao abrigo do sol.
Não guardar a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar um descarregamento profundo, uma vez que isto pode provocar uma avaria.
Recarregar a bateria (mesmo não utilizada) pelo menos de 3 em 3 meses, para evitar o total descarregamento e a alteração das capacidades da bateria.
Sim, a ELOPS 940E elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de binário situado na unidade motorizada transmite a informação de potência de pedalada ao computador de bordo da bicicleta que aciona o motor.
Este sensor mede a potência de pedalada exercida e permite fornecer uma assistência proporcional à força aplicada nos pedais. Assim, quanto mais força imprimirmos nos pedais, mais assistência obtemos, beneficiando deste modo de uma pedalada fluida e sem movimentos bruscos.
O nível de assistência fornecido poderá em seguida ser adaptado ao modo de assistência selecionado (ECO, NORM, HIGH). Assim, no modo ECO, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo HIGH para atingir a mesma velocidade de assistência.
É aconselhável utilizar o modo HIGH nas subidas, uma vez que a potência de pedalada é menos elevada nas subidas.
A sua bicicleta é compatível com o porta-bicicletas THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.
Este porta-bicicletas de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> O NÍVEL DE CARGA DA BICICLETA: A autonomia é menor se a bicicleta estiver sobrecarregada
> O TIPO DE PERCURSO: A autonomia é menor nas subidas
> A PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bar.
> A TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é menor com o tempo frio
> O MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> A CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para chegar mais longe
> O CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
No caso da ELOPS 940E, a autonomia média situa-se entre 50 e 90 km. Se respeitar as boas práticas, a sua bicicleta elétrica terá uma máxima autonomia.
A sua bicicleta é compatível com o porta-criança GROOVY, vendido na nossa rede Decathlon.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: seria necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Quando a sua bateria atingir o fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon para que seja reciclada por uma entidade homologada.
O modo pedonal (ou modo a pé) é uma assistência elétrica para empurrar mais facilmente a bicicleta quando se deslocar a pé ao lado da bicicleta. É muito útil em diversas situações, por exemplo, quando estiver a sair de uma garagem com forte inclinação…
O modo pedonal permite-lhe empurrar a bicicleta sem esforço.
Desça até ao modo assistência «OFF» (premindo a seta de baixo do comando). Prima mais uma vez o botão de baixo durante 2 segundos até aparecer no ecrã «A PÉ».
Deverá então manter o botão de baixo premido para que a bicicleta avance em modo PEDONAL. Atenção: a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6km/h.
Solte o botão para desligar o modo PEDONAL.
Para voltar aos outros modos de assistência, prima o botão central (seta de cima).
Não utilize o modo pedonal quando estiver montado na bicicleta. Tal poderia provocar danos no motor.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «Resolução de problemas» para o ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica ELOPS 940.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador desliga-se (o indicador LED do carregador apaga-se).
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não a estiver a utilizar.
1. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bars e 6 bars.
2. Recarregar a bateria, pelo menos, a cada 3 meses.
3. Guardar a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.
1. Verifique se existe algum objeto ou corpo estranho a interferir com a carga
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho a impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifique a ligação Bateria > Carregador > Tomada de corrente elétrica
> Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de corrente elétrica.
LED laranja fixo = a bateria está a carregar
LED verde fixo = a bateria está carregada
Uma bateria completamente descarregada demora 3-5h a carregar.
Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma oficina Decathlon.
A assistência elétrica é acionada enquanto pedala e é preciso uma força mínima nos pedais.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, siga as seguintes instruções:
1. Verifique a carga da bateria
O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da bateria.
Não haverá qualquer indicação do nível se a bateria estiver instalada na bicicleta. É necessário retirar primeiro a bateria da bicicleta, caso contrário, todas as luzes LED acenderão para indicar apenas que a bateria está ligada.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, a bateria está descarregada. Ligue a bateria ao carregador numa tomada de corrente para a carregar.
A bateria pode ser carregada isoladamente fora da bicicleta com o carregador ou instalada na bicicleta, ligando-a diretamente ao carregador.
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente acoplada e fechada à chave
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento de encaixe estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser bem encaixada no seu compartimento
Ao introduzir a bateria no respetivo compartimento, deverá ouvir um estalido que confirma o correto encaixe da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique se o ecrã dos comandos está bem acoplado ao seu suporte
> Retire-o do seu suporte. Para isso, prima a pequena patilha no suporte, fazendo ao mesmo tempo deslizar o ecrã para cima.
> Voltar a colocar o ecrã delicadamente: faça deslizar o ecrã sobre o suporte até ouvir um "clique".
4. Verifique o posicionamento do íman do sensor de velocidade instalado na roda
> Localize o íman fixado num raio da roda traseira.
> Esse íman deve estar posicionado face ao triângulo marcado no sensor de velocidade.
> Se tal não acontecer, reposicione o íman. Para esse efeito, desaperte-o com uma chave de fendas cruciforme, coloque-o na posição correta e aperte o parafuso para fixar o íman no raio.
5. Deixe o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
6. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF
Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF até surgir o ecrã de início.
Se o ecrã não ligar, prima o botão da bateria até os LED acederem, sinal de que o sistema elétrico da bicicleta está ligado.
7. Selecione um modo de assistência (modo ECO, NORM ou HIGH)
Se o modo indicado no ecrã for o modo OFF, é normal não haver assistência elétrica.
Selecione um dos modos de assistência utilizando os botões do comando.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedale. Aumente o modo de assistência (HIGH corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado alto para si.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacte-nos ou dirija-se a uma loja Decathlon.
1. Verifique se a bateria está bem carregada
Uma bateria quase descarregada pode dar origem a cortes intermitentes (solavancos) durante a condução antes de descarregar completamente.
> Retire a bateria da bicicleta
> Prima o botão da bateria
> Verifique se pelo menos um LED acende
> Se todas as luzes LED estiverem apagadas, carregue a bateria
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente acoplada e fechada à chave
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento de encaixe estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser bem encaixada no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique se o ecrã dos comandos está bem acoplado ao seu suporte
> Retire-o do seu suporte. Para isso, prima a pequena patilha no suporte, fazendo ao mesmo tempo deslizar o ecrã para cima.
> Voltar a colocar o ecrã delicadamente: faça deslizar o ecrã sobre o suporte até ouvir um "clique".
4. Verifique o posicionamento do íman do sensor de velocidade instalado na roda
> Localize o íman fixado num raio da roda traseira.
> Esse íman deve estar posicionado face ao triângulo marcado no sensor de velocidade.
> Se tal não acontecer, reposicione o íman. Para esse efeito, desaperte-o com uma chave de fendas cruciforme, coloque-o na posição correta e aperte o parafuso para fixar o íman no raio.
W10: A temperatura da unidade de comando está elevada
Desligue a assistência elétrica até que a temperatura desça até valores normais.
W11: Não é possível detetar a velocidade da bicicleta
Verifique se o sensor de velocidade na roda traseira está corretamente instalado:
> Localize o íman fixado num raio da roda traseira
> Esse íman deve estar posicionado face ao triângulo marcado no sensor de velocidade
Se tal não acontecer, reposicione o íman. Para esse efeito, desaperte-o com uma chave de fendas cruciforme, coloque-o na posição correta e aperte o parafuso para fixar o íman no raio.
W12: O cranque esquerdo pode estar montado no sentido errado
Dirija-se a uma loja Decathlon para a reparação.
E10: Foi detetado um erro de sistema
Desligue a bateria premindo durante alguns segundos o botão da bateria (os LED devem apagar). Volte a ligar a bateria.
E12: Não foi possível iniciar o sensor de binário
Este erro surge quando a assistência é ligada ao apoiar um pé num dos pedais.
> Para eliminar este erro, desligue a bateria premindo durante alguns segundos o botão da bateria.
> Retire o pé do pedal.
> Volte a ligar a assistência elétrica.
E13: Foi detetada uma anomalia no software da unidade de comando
Dirija-se a uma loja Decathlon para a reparação.
E14: O sensor de velocidade pode ter sido mal instalado
Verifique se o sensor de velocidade na roda traseira está devidamente instalado:
> Localize o íman fixado num raio da roda traseira
> Esse íman deve estar posicionado face ao triângulo marcado no sensor de velocidade
Se tal não acontecer, reposicione o íman. Para esse efeito, desaperte-o com uma chave de fendas cruciforme, coloque-o na posição correta e aperte o parafuso para fixar o íman no raio.
E20: Erro de comunicação entre o ecrã e a unidade de comando
Verifique se o ecrã está bem instalado e se não há um mau contacto.
> Remover o ecrã: prima a pequena patilha no suporte, fazendo ao mesmo tempo deslizar o ecrã para cima
> Voltar a colocar o ecrã delicadamente: faça deslizar o ecrã sobre o suporte até ouvir um "clique".
E30: Foi detetado um erro de regulação
Prima o botão da bateria durante alguns segundos para voltar a ligar a bicicleta.
Erro 31: Montagem incorreta do cranque
Dirija-se a uma loja Decathlon para a reparação.
Erro 43: Software danificado
Dirija-se a uma loja Decathlon para a reparação.
1. Cumpra as boas práticas de utilização e de armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> A CARGA DA BICICLETA: A autonomia é menor se a bicicleta estiver sobrecarregada
> O TIPO DE PERCURSO: A autonomia é menor nas subidas
> A PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus cheios entre 3,5 e 6 bar.
> A TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é menor com o tempo frio (até -50%)
> O MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> A CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para chegar mais longe
> O CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
No caso da ELOPS 940E, a autonomia média situa-se entre 50 e 90 km. Se respeitar as boas práticas, a sua bicicleta elétrica terá uma máxima autonomia.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
É possível mandar duplicar uma ou mais chaves na AXA SECURITY, o fabricante de fechaduras da bateria e do cadeado antirroubo.
Visite a página da AXA SECURITY (http://www.axasecurity.com/bike-security/en-gb/) munido do n.º de série do seu conjunto de chaves para fazer a encomenda.
O n.º de série do seu conjunto de chaves está gravado em cada uma das chaves
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, siga as seguintes instruções:
1. Verifique a carga da bateria
O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da bateria.
Não haverá qualquer indicação do nível se a bateria estiver instalada na bicicleta. É necessário retirar a bateria da bicicleta, caso contrário, todas as luzes LED acenderão para indicar apenas que a bateria está ligada.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Ligue a bateria ao carregador numa tomada de corrente para a carregar.
A bateria pode ser carregada isoladamente fora da bicicleta com o carregador ou instalada na bicicleta, ligando-a diretamente ao carregador.
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente acoplada e fechada à chave
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento de encaixe estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser bem encaixada no seu compartimento
Ao introduzir a bateria no respetivo compartimento, deverá ouvir um estalido que confirma o correto encaixe da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique se o ecrã dos comandos está bem acoplado ao seu suporte
> Retire-o do seu suporte. Para isso, prima a pequena patilha no suporte, fazendo ao mesmo tempo deslizar o ecrã para cima.
> Voltar a colocar o ecrã delicadamente: faça deslizar o ecrã sobre o suporte até ouvir um "clique".
4. Verifique o posicionamento do íman do sensor de velocidade instalado na roda
> Localize o íman fixado num raio da roda traseira.
> Esse íman deve estar posicionado face ao triângulo marcado no sensor de velocidade.
> Se tal não acontecer, reposicione o íman. Para esse efeito, desaperte-o com uma chave de fendas cruciforme, coloque-o na posição correta e aperte o parafuso para fixar o íman no raio.
5. Deixe o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
1. Verifique se a bateria está bem carregada
O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da bateria.
Não haverá qualquer indicação do nível se a bateria estiver instalada na bicicleta. É necessário retirar a bateria da bicicleta, caso contrário, todas as luzes LED acenderão para indicar apenas que a bateria está ligada.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Ligue a bateria ao carregador numa tomada de corrente para a carregar.
A bateria pode ser carregada isoladamente fora da bicicleta com o carregador ou instalada na bicicleta, ligando-a diretamente ao carregador.
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente acoplada e fechada à chave
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento de encaixe estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser bem encaixada no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique se o ecrã dos comandos está bem acoplado ao seu suporte
> Retire-o do seu suporte. Para isso, prima a pequena patilha no suporte, fazendo ao mesmo tempo deslizar o ecrã para cima.
> Voltar a colocar o ecrã delicadamente: faça deslizar o ecrã sobre o suporte até ouvir um "clique".
4. Deixe o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
6. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF
Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF até surgir o ecrã de início.
Se o ecrã não ligar, prima o botão da bateria até os LED acederem, sinal de que o sistema elétrico da bicicleta está ligado.
1. Verifique a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída os pneus devem ser enchidos a uma pressão de entre 3,5 e 6 bar.
2. Não sobrecarregue a bicicleta
AS PEÇAS DA SUA BICICLETA ELOPS 940 E - QUADRO ALTO ESTÃO DISPONÍVEIS NUMA LOJA DECATHLON.
QUADRO
Fabricado em alumínio
O tamanho M é indicado para praticantes de bicicleta de 1,55 a 1,75m. O tamanho L é indicado para praticantes de bicicleta de 1,75 a 1,95m.
O alumínio confere maior rigidez ao quadro: a transmissão da potência do motor é mais eficiente para um maior rendimento.
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira sem ajustes.
A suspensão filtra as vibrações da estrada.
Nas cidades com calçada, amortece os impactos do pavimento.
TRANSMISSÃO
Desviador Shimano 10 velocidades (cassete de 11 a 36 dentes) comandado por manípulo Shimano, fácil de manusear, pedaleira monoprato (prato de 44 dentes).
BATERIA/MOTOR
Motor central de 250 watts (em conformidade com a norma europeia).
Binário do motor de 50Nm.~Bateria 36 volts/11,6 Ah 2 anos de garantia.
O conjunto é comandado através do painel de bordo LCD com 3 modos + 1 modo "walk" que lhe permite empurrar a bicicleta quando caminhar ao seu lado.
Cerca de 50 a 90 km de autonomia.
A autonomia depende do peso do utilizador, da utilização, do desnível, da temperatura exterior...
TRAVÕES
Travões de disco hidráulicos TEKTRO à frente e atrás.
Os travões hidráulicos oferecem mais potência e progressividade com um menor esforço muscular ao nível das manetes.
SELIM/ESPIGÃO DE SELIM
Selim ultraconfortável e espigão de selim em alumínio.
PNEUS/RODAS
Rodas de 28 polegadas com jantes de parede dupla para maior robustez, com 36 raios.
Pneus Schwalbe Energizer especialmente concebidos para bicicletas elétricas. A qualidade do componente assegura uma fraca resistência à rolagem e uma excelente aderência, proporcionando um elevado nível de segurança, mesmo em curvas a altas velocidades.
Pneus com banda refletora.
Pneus com secção larga para maior conforto.
ACESSÓRIOS/EQUIPAMENTO
Porta-bagagem integrado com dispositivo para alforges de fixação autoblocante, guarda-lamas, guarda-corrente integral, descanso resistente em alumínio especialmente concebido para suportar o peso de bicicletas elétricas, campainha. Bicicleta vendida com carregador.
ILUMINAÇÃO
Luz LED 20 lux, integrada no quadro, para visibilidade até 45 metros à frente e 150 metros atrás.
A luz tem comando no guiador.
Alimentação assegurada pela bateria.
PESO
Peso: 25,9 Kg.
O seu produto, em condições normais de utilização, beneficia de garantia BTWIN vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço e de 2 anos para os outros componentes (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, exceto peças de desgaste), bem como da mão-de-obra a contar da data da compra.