Ref: 8548378
2020
Concebemos esta bicicleta para crianças dos 9 aos 12 anos (135 cm a 150 cm) que desejam praticar bicicleta de estrada regularmente.
Ideal para as crianças que desejam progredir em bicicleta de estrada. Enfrente os desníveis com a transmissão Shimano claris de pratos duplos, os pneus Hutchinson fusion 3 e o quadro em alumínio.
É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).
Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e pousar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés.
Sistema de travagem Cantilever.
Para testar a eficácia dos seus travões, faça a bicicleta de estrada de criança rolar segurando-a pelo guiador. Acionar o manípulo direito para o travão traseiro ou o esquerdo para o travão dianteiro. A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.
É importante verificar regularmente a boa regulação dos travões. Se for necessário fazer uma afinação, pode recorrer ao vídeo seguinte ou dirigir-se a uma oficina Decathlon.
A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar de acordo com o tipo de pneu.
A pressão dos pneus deve ser particularmente controlada numa bicicleta de estrada. A aderência do pneu é bastante solicitada, nomeadamente nas curvas.
Após a aquisição da sua bicicleta de estrada de 26 polegadas, dispõe de uma revisão de segurança gratuita nos 6 meses seguintes. A manutenção regular da sua bicicleta é necessária para preservar o seu desempenho e prolongar a sua vida útil. Por isso, consulte aqui todas as nossas recomendações de manutenção, clicando no botão azul (logo abaixo).
Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, encha-o ao máximo.
Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.
Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).
SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo.
Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco. É importante evitar que fique exposta à humidade.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.
É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.
SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão.
Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim.
Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para tal, aperte o topo dos estribos do V-brake e solte o pipo.
Desaperte o quick release, depois retire a roda. Pode em seguida trocar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso, tem sempre a possibilidade de usar a bomba antifuros, que permite reparar sem ferramentas câmaras de ar furadas (não adequada para câmaras de ar rasgadas).
Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal é devido a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.
Verifique o cabo e as bichas:
O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.
É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente.
A BTWIN oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta de estrada nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.