VTT_20_pouces_btwin_noir_vert

Ref: 8328898

BTT 20 POLEGADAS RACINGBOY 500 6-8 ANOS

2015

Concebemos esta bicicleta para crianças dos 6 aos 8 anos (1,20 m a 1,35 m) que desejam iniciar-se na prática de BTT. Para transpor facilmente os obstáculos em pisos acidentados, equipámos esta BTT de 20 polegadas com uma suspensão dianteira. As suas 6 velocidades permitir-lhe-ão enfrentar trilhos com relevo.

Glossário

Porca de afinação do travão
Porca de afinação do desviador
Cotovelo terminal de bicha de travão
Corpo de travão v-brake
Parafusos de aperto do avanço

O parafuso superior permite apertar o avanço do tubo de direção da suspensão da BTT.

PARAFUSOS DE APERTO DO AVANÇO

Primeira utilização

Como ajustar bem a altura do selim antes da primeira utilização?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do espigão e do avanço nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e poisar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim,se esta toca no chão com a ponta dos pés. 

Como verificar se os travões estão devidamente afinados? 

Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a bicicleta à mão e pressione o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.

 

Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante)

 

É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

Com que pressão encher os pneus de uma btt de 20 polegadas? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu. 

Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança. 

 

Como ajustar a altura do guiador?

Para ajustar (baixar ou levantar) a altura do guiador, siga as seguintes etapas:  
1. Localize o parafuso no topo do avanço, que poderá nalguns casos estar coberto por uma tampa.
2. Desaperte-o e suba o guiador à altura desejada.
3. Tenha cuidado para não levantar o guiador acima do limite marcado no tubo do avanço com riscos, por razões de segurança e para não perder o direito à garantia.
4. Volte a apertar com força o parafuso (18 Nm) do guiador. 

Para verificar se tudo ficou bem ajustado e apertado, coloque-se à frente da bicicleta e prenda a roda da frente entre as pernas. Agarre o guiador na zona dos punhos e tente movê-lo para a esquerda e a direita. Se o guiador se mover, deverá apertar mais um pouco o parafuso até que o guiador fique totalmente imobilizado. 

Em caso de dúvida, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon perto de si.

Acessórios compatíveis

1. O guarda-lamas
Como montar o guarda-lamas?
ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS
2. O descanso
Como montar o descanso?
ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS
3. O porta-bidon

A manutenção da btt de 20 polegadas

Como lubrificar a corrente da btt de criança?

Pode utilizar um produto tipo "All in One" para soltar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível na lojas Decathlon). É um produto tudo-em-um muito prático.

Para lubrificar a corrente da bicicleta polivalente de criança, faça-a girar com o pedal e pulverize o produto sobre todo o comprimento.

E deixe secar alguns minutos. Caso a corrente esteja muito suja, passe com uma escova e/ou pano sobre todo o comprimento, e pulverize novamente o "All In One".

O nosso conselho: evite qualquer contacto com os calços, placas de travão e superfície de travagem da jante.

Protege a bicicleta de forma duradoura: Com uma aplicação regular, previne o risco de aparecimento de corrosão.

BICICLETA DE CRIANÇA - BTT 20 polegadas RacingBoy 500

Como lavar a btt de criança?

Se constatar que a bicicleta de criança está suja após vários passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em lhe dar um aspeto mais limpo quando necessário.

Se tiver pó , pode simplesmente utilizar um pano seco para limpar. Se tiver lama e outras sujidades um pouco mais resistentes, pode limpá-la com água quente e uma esponja (ou um pano molhado) com sabão ou detergente específico para bicicleta. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forquilha, guiador, roda).

SABIA QUE? Não recomendamos a utilização de máquina de alta pressão para limpar a bicicleta de criança : as funções de alguns componentes (jogo de direção, caixa de pedais...) poderiam danificar-se e colocar em perigo a criança.

Quando tiver terminado, só tem que limpar com um pano seco para evitar o aparecimento de corrosão.

Lembre-se de lubrificar novamente as partes móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, caixa de pedais)

Como substituir os calços de travões?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. 

como substituir os calços de travões?

Como verificar o bom estado dos pneus?

Antes de cada saída, é muito importante verificar o estado dos pneus da bicicleta.

Se estiverem vazios, verifique que não está furado. Para isso, encha-o ao máximo.

Se esvaziar rapidamente, terá que desmontar a roda e de seguida o pneu para o trocar ou reparar a câmara de ar.

Se esvaziar lentamente, verifique a superfície do pneu para ver se não existem pequenos picos ou vidros. De seguida, desmonte a roda e depois o pneus para trocar ou reparar a câmara de ar, tendo o cuidado de retirar o pico ou vidro .

Se não estiver vazio, recomendamos que verifique a pressão correta do pneu (ver rubrica em cima).



SABIA QUE? A borracha tem uma duração de vida que depende também das condições de utilização e de arrumação. Se detetar fissuras ao inspeccionar o pneu, então recomendamos que o substitua por um pneu novo.

Como guardar a bicicleta?

Recomendamos que guarde a bicicleta num local seco.  É importante assegurar-se que não apanhe humidade.

A duração de vida da bicicleta de criança depende da sua utilização, manutenção e armazenamento.

Quanto mais as condições forem húmidas ou salinas (ar marinho), mais a bicicleta de criança ficará sujeita à corrosão e a sua duração de via será limitada.

É por isso importante guardá-la limpa e seca num local não húmido.


SABIA QUE? Não recomendamos a arrumação das bicicletas com forquilha telescópica suspensas pela roda dianteira. Pendure-a pela roda traseira, a duração de vida da forquilha será preservada.

Tenho um pequeno problema

O que fazer em caso de furo? 

Em caso de furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.

Vire a bicicleta sobre o selim e o guiador.

Tem de libertar os travões para deixar passar a roda. Para isso, aperte a parte superior dos estribos do V-brake e desengate a bicha.

Para a roda dianteira, basta retirá-la da forquilha e de seguida trocar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).

Para a roda traseira, coloque o desviador na roda dentada mais pequena.Desaperte a roda e troque a câmara de ar (ver vídeo explicativo).


Em último recurso tem sempre a possibilidade de utilizar a bomba anti-furo que permite reparar as câmaras de ar furadas sem ferramentas (não indicado para câmaras de ar rasgadas).

como mudar uma roda de bicicleta?

As velocidades não passam corretamente atrás. o que fazer? 

Se as velocidades da bicicleta não entram bem, a causa é o direcionamento incorreto do desviador traseiro sobre as rodas dentadas.


Controle o cabo e as bichas:
As ponteiras de bicha do desviador mal posicionadas podem provocar o esticamento do cabo do desviador e desregular a passagem das velocidades. Se uma ponteira da bicha estiver mal posicionada, volte a colocá-la à mão no seu local.
Se o desviador não mexe mesmo após ter manipulado a pega giratória de mudança de velocidades, então o cabo e as bichas estão provavelmente gripados. É necessária a substituição do cabo e das bichas.
É possível que  o dropout do desviador esteja torto, nomeadamente em caso de choque. Neste caso é impossível regular as velocidades, recomendamos que se dirija a uma das oficinas numa loja Decathlon para endireitar o dropout.
Também é possível que o desviador esteja desregulado. Neste caso, vire a bicicleta sobre o selim e o guiador para libertar os pedais (ou melhor ainda, coloque-a num suporte na oficina). Acione a pega do desviador para colocar a corrente sobre a roda dentada mais pequena. O botão de regulação está localizado na parte de trás do desviador. Permite esticar (subir o desviador) ou libertar o cabo do desviador (descer o desviador). Ajuste a regulação do botão de ajuste até que as velocidades passem corretamente.

A manete de travão toca no guiador. o que fazer?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete.
Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação.

BICICLETA DE CRIANÇA - BTT 20 polegadas RacingBoy 500

Precisa de assistência?

BICICLETA DE CRIANÇA - BTT 20 polegadas RacingBoy 500

Os nossos compromissos btwin

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.