Peças de substituição
Encontra as peças de substituição disponíveis numa loja Decathlon ou em Decathlon.pt
REF: 8378494, 8378493, 8500065
2016
Concebida para andar diariamente na cidade... com prazer!
Bicicleta de cidade confortável (estilo bicicleta holandesa), equipada (plataforma à frente) como mola antirrotação para acompanhar a bicicleta em curvas e proporcionar mais estabilidade ao parar.
A pressão ideal situa-se nos 3,5 bars (conforto) ou 4,5 bars (rendimento). Se dispuser de uma bomba de pé equipada de um manómetro, poderá controlar o enchimento de forma muito fácil. De outra forma, é possível verificar pressionando o pneu com os dedos: deve manter-se firme, permitindo ainda algum tipo de pressão. Quanto mais duro for um pneu, maior será o seu rendimento mas as irregularidades da estrada serão mais evidentes. Ao contrário, um pneu que não foi suficientemente enchido pode danificar as jantes da sua bicicleta e furar-se mais rapidamente.
ATENÇÃO: Não descer abaixo da pressão 3,5 bars garante uma maior resistência aos furos, e uma relação conforto/rendimento máxima. Recomendamos o enchimento dos seus pneus todos os meses.
O assento para bebé Groovy da Polisport coloca-se facilmente no porta-bagagens da sua bicicleta clássica, em total segurança. Indicado para crianças dos 12 meses aos 4/5 anos e com peso até 22 kg. Este porta-criança está certificado pela ISO11243, dispõe de um cinto de segurança de 3 pontos e de um descanso para os pés regulável.
Um sistema de transporte dianteiro foi desenvolvido para a sua bicicleta: um cesto! Veja mais abaixo o vídeo de montagem deste acessório (incluído com a sua bicicleta).
Para utilizar corretamente a dínamo sem danificar o seu pneu, siga as recomendações do vídeo mais abaixo:
Se utilizar a sua bicicleta de cidade todos os dias, pense em verificar o estado dos pneus todas as semanas e enchê-los cada mês.
A pressão ideal recomendada situa-se em 3,5 bars (conforto) ou 4,5 bars (rendimento).
Se dispuser de uma bomba de pé equipada de um manómetro, poderá controlar o enchimento de forma muito fácil. De outra forma, é possível verificar pressionando o pneu com os dedos: deve manter-se firme, permitindo ainda algum tipo de pressão. Quanto mais duro for um pneu, maior será o seu rendimento mas as irregularidades da estrada serão mais evidentes. Ao contrário, um pneu que não foi suficientemente enchido pode danificar as jantes da sua bicicleta e furar-se mais rapidamente.
ATENÇÃO: Não descer abaixo da pressão 3,5 bars garante uma maior resistência aos furos, e uma relação conforto/rendimento máxima.
Na cidade, exceto quando chove, a sua bicicleta não se suja tanto quanto um BTT que rola na floresta. Não precisa de o limpar muito frequentemente. De dois em dois meses faça uma limpeza maior: com detergente para bicicletas e um pouco de água quente, passe uma esponja no quadro, guiador, e no guarda-lamas, etc. Mas mais vale evitar o uso do jato de água na bicicleta: certos componentes podem não gostar! Quando terminar, limpe a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Aproveite para verificar o estado dos parafusos: estão bem apertados? Por vezes, nas ruas pavimentadas, a Elops sofre com algumas sacudidelas e pouco a pouco os parafusos podem desapertar-se. No que diz respeito à lubrificação da sua corrente, pense em fazê-lo no fim, depois de limpar a sua bicicleta.
Os calços de travões são peças de desgaste. Em função da utilização, do seu peso e do local de prática, estes desgastam-se mais ou menos rapidamente. Por isso, é importante verificá-los regularmente e se necessário fazer a sua substituição. Estarão bem apertados? Em caso de dúvida, o melhor é passar na oficina da Decathlon: um técnico regulará o sistema de travagem da sua bicicleta de cidade, para tornar-se eficiente.
Se a sua bicicleta de cidade fica no exterior, a corrente e o cadeado enferrujam mais rapidamente. É importante limpá-los e lubrificá-los regularmente. Como faço para lubrificar a minha corrente? Faça-a rodar graças ao pedal e aplique o spray em toda a corrente, passando as velocidades. Como lubrifico o cadeado? Mantenha-o direito e aplique o spray no interior da fechadura, insira a chave e faça-a girar algumas vezes. Limpe o excesso com um papel. Um produto « all-in-one » é perfeito para isso!
Quando o ruído vem da roda dianteira, deve-se:
1- Aos calços de travões que tocam na jante. Ver a secção "A minha travagem não é suficiente" para realizar uma boa regulação dos seus calços de travões
2- Ao guarda-lamas que toca no pneu
Quando o ruído provém da roda traseira, pode dever-se:
1- Aos calços de travões que tocam na jante. Ver a secção "A minha travagem não é suficiente" para realizar uma boa regulação dos seus calços de travões
ATENÇÃO: Antes de fazer a regulação, devemos assegurar-nos que a roda está bem alinhada. Para isso, utilizar uma chave de bocas de 15 para desapertar a roda traseira e centrar a roda em relação ao quadro.
2- Ao guarda-lamas que toca no pneu (cf. vídeo mais abaixo)
Se, todavia, este ruído persistir, não hesite em procurar uma oficina Decathlon perto de si para realizar um diagnóstico mais puxado.
Se a sua iluminação não funciona, pode dever-se a várias razões: 1- Verificar que a dínamo esteja bem colocada contra o pneu 2- Verificar que esta dínamo esteja bem ligada 3- Verificar as conexões elétricas (sabendo que se uma iluminação não funciona, as duas estarão em curto-circuito) Descubra em imagens como fazer as verificações. Se continuar a não funcionar, não hesite em pedir conselhos aos técnicos da nossa Oficina Decathlon, ou pedir uma assistência mais abaixo.
A qualidade de travagem depende de numerosos parâmetros. Uma má qualidade de travagem sente-se através do ruído, durante a travagem, ou ainda, das manetes de travão "moles" quando são acionadas.
Para resolver esta situação, siga as seguintes instruções:
1- Verifique a orientação dos calços de travões. Devem seguir o perfil da jante sem tocar no pneu e estarem idealmente a 1 mm de distância da jante com um espaçamento de 0,5 adicional atrás do calço (para que os calços não fiquem exatamente paralelos à jante, porque é o que origina o ruído).
2- Regular os travões 3- Substituir os calços de travões caso estejam gastos. De acordo com a frequência de utilização da bicicleta, os calços de travões devem ser substituídos mais ou menos frequentemente. Os calços de travões possuem estrias que lhes permite eliminar a água eficazmente.
Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!!
Para esse efeito, consulte a rubrica «Reparação e manutenção do meu produto» e siga o tutorial correspondente «Como substituir os calços de travões».
Se as velocidades passarem mal, pode dever-se a várias razões:
1- Tratou de mandar fazer a sua primeira revisão gratuita? De facto, com a compra do seu produto, a DECATHLON oferece-lhe um controlo até 12 meses após a compra do seu produto para verificar as afinações, nomeadamente a passagem das velocidades, pense nisso!
2- O cabo e/ou a bicha de transmissão estão usados ou velhos, é preciso trocar o cabo e/ou a bicha se estiver danificada
3- A afinação do desviador deve ser ajustada, com ajuda dos parafusos do limitador de curso alto (L) e baixo (H) para ajustar a passagem das velocidades, sobretudo se a corrente tem tendência para descarrilar.
Se, no entanto, esta afinação não for eficaz, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para realizar um diagnóstico mais profundo.
Encontra as peças de substituição disponíveis numa loja Decathlon ou em Decathlon.pt
Manual de utilização