Montagem da bicicleta em casa
Monte a sua bicicleta após a entrega em casa.
Neste vídeo, mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta de cidade elétrica.
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2017
A nossa equipa de entusiastas concebeu esta bicicleta eletricamente assistida para facilitar as suas deslocações na cidade: ganhe conforto e ande sem esforço!
Desfrute de um impulso para todas as suas viagens urbanas! Com seu sensor de pedalada e seu alcance de até 70 km, esta bicicleta ajuda-o assim que der meia volta no pedal.
Monte a sua bicicleta após a entrega em casa.
Neste vídeo, mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta de cidade elétrica.
A manutenção regular da sua bicicleta é necessária para preservar o desempenho da mesma e prolongar a sua vida útil, por isso, consulte aqui todas as nossas recomendações de manutenção.
1. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
2. Recarregue a bateria pelo menos a cada três meses.
3. Em caso de imobilização prolongada, coloque a bateria no modo de hibernação.
4. Guarde a bateria em local seco, fresco e ao abrigo do sol.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.
O modo pedonal é uma assistência elétrica que lhe permite empurrar mais facilmente a bicicleta quando se desloca a pé ao lado da bicicleta. É muito útil em diversas situações, por exemplo, quando estiver a sair de uma garagem com forte inclinação, etc.
O modo pedonal permite-lhe empurrar a sua bicicleta sem esforço.
Para ativar este modo, ligue o ecrã de comandos, pressionando durante alguns segundos o botão "ON/OFF". Em seguida, pressione o botão "+" durante breves segundos. Atenção, a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6 km/h.
Não utilize este modo quando estiver montado na bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
Pode comprar uma nova bateria na sua loja Decathlon.
Contacte a sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Para repor a zero o contador de quilómetros parcial (TRIP), prima durante 10 segundos o botão " - " do ecrã de comando depois de iluminado o ecrã.
É fundamental guardar e carregar a bateria num local fresco (entre +10°C e +25°C), seco e ao abrigo do sol.
Não guarde a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar um descarregamento profundo, uma vez que isto pode provocar uma avaria.
Recarregue a bateria (mesmo que não a utilize), pelo menos, a cada 3 meses, para evitar o seu descarregamento profundo e a alteração das suas capacidades.
Em caso de armazenamento prolongado (+ de 3 meses sem utilização), coloque a bateria em hibernação para maior facilidade de armazenamento e para evitar recargas recorrentes.
Sim, a ELOPS 900 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar;
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio;
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo;
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe;
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
Para a bicicleta ELOPS 900E, a autonomia média está entre 40 e 70 km. Respeitando estas boas práticas, garante à sua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 5 bar.
A sua bicicleta é compatível com o porta-criança GROOVY, vendido na nossa rede Decathlon.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower.
Este suporte de bicicleta de fixação em reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga + 1 descarga completa).
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante um período até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" para o ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica ELOPS 900.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderá igualmente dirigir-se a qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicletas.
O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano) sem necessidade de a recarregar e sem afetar as suas capacidades.
Para colocar a bateria no modo de hibernação, prima durante 10 segundos o botão da bateria até que os LED da mesma se apaguem.
Para reativar a bateria, ligue-a ao respetivo carregador.
Para passar de Km/h a Mph ou vice versa, aceda aos parâmetros carregando prolongadamente no botão "SET".
As unidades são selecionadas no parâmetro SET 3.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a ficar totalmente carregada.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifique se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.
> Puxe para baixo a bainha de proteção de cabo em neopreno na frente da bicicleta e localize o par de ligações do travão (cor amarela)
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperte as duas rodas de cada lado do vedante preto.
> Verifique o estado e a limpeza de cada conector
> Volte a colocar os conectores no devido lugar. Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.
> Aperte as rodas ao máximo para manter as conexões seguras.
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifique-se de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifique a ligação Bateria > Carregador > Tomada Elétrica
> Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
LED Laranja fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED Intermitente = problema durante o carregamento
Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a recarregar.
Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
O canhão pode ser substituído na sua loja Decathlon.
Contacte a sua loja Decathlon para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Verifique se a bateria está bem inserida e feche bem a bateria antes de cada utilização.
Um encaixe incompleto ou um tremor durante a utilização (sem se ter fechado a bateria) podem provocar uma má conexão da bateria com o sistema elétrico e não permitir uma transmissão completa e correta dos dados, como o estado da carga da bateria.
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, siga as seguintes instruções:
1. Certifique-se de que a bateria está bem carregada
> Prima o botão da bateria
> Certifique-se de que pelo menos um LED se acende
> Se um LED piscar, recarregue a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifique-se de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifique-se de que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento.
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique todas as ligações da bicicleta: travões, motor, consola, sensor de pedalada, controlador (controlador = unidade central do kit elétrico. Está localizado logo atrás da bateria, no porta-bagagem)
Para aceder à maior parte das ligações, é necessário abrir ou fazer deslizar as bainhas em neopreno que protegem os cabos elétricos. Apenas as ligações do motor não se encontram protegidas.
COMO VERIFICAR AS LIGAÇÕES DA MINHA BICICLETA:
Existem dois tipos de ligação na sua bicicleta: as ligações de "apertar" e as ligações de "encaixar".
Ligações de "apertar"
Para as ligações de "apertar", identificáveis pelas duas anilhas metálicas, é preciso, numa primeira etapa, desapertar as anilhas para poder abrir as ligações. Atenção para não perder a pequena junta plástica entre as duas anilhas durante a abertura.
Depois de aberta, verifique a limpeza de cada conector e volte a colocar a ligação no devido lugar.
Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
Aperte ao máximo as duas anilhas metálicas para manter as conexões seguras.
Ligações de "encaixar"
O conector macho encaixa simplesmente no conector fêmea. Certifique-se de que os dois conectores ficam bem encaixados e, se necessário, volte a encaixá-los.
4. Teste a assistência elétrica
> Ligue o ecrã, premindo no botão ON/OFF
> Suba para a bicicleta e pedale (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
Verifique o estado e o encaixe das ligações do motor.
Limpe ou encaixe melhor as ligações para obter uma boa transmissão da velocidade.
Se, apesar de tudo, o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon para obter um diagnóstico e a reparação do equipamento.
1. Certifique-se de que está a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar;
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até -50%);
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo;
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe;
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
Para a bicicleta ELOPS 900E, a autonomia média está entre 40 e 70 km. Respeitando estas boas práticas, garante à sua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
> 1.º LED a piscar: A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao respetivo carregador e este a uma tomada de corrente elétrica.
> 2.º LED a piscar: A bateria entrou no modo de segurança "sob tensão" após um manuseamento deficiente ou um período prolongado sem carga. Assim que possível, ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada elétrica para carregá-la e fazê-la sair do modo de segurança.
> Se outro LED piscar ou vários LED piscarem, a bateria está com defeito. Leve a sua bateria a uma loja Decathlon a fim de proceder a um diagnóstico completo da mesma.
1. Verifique a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
2. Não sobrecarregue a bicicleta
Quando estão na loja ou em armazém, as baterias novas estão por defeito em modo de hibernação para não gastarem.
Antes da primeira utilização, deverá ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação.
1. Certifique-se de que a bateria está carregada
Uma bateria quase descarregada pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Prima o botão da bateria
> Certifique-se de que pelo menos um LED se acende
> Se todos os LED estiverem apagados ou se o 1.º ou o 2.º LED piscar, carregue a bateria
2. Certifique-se de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifique-se de que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento.
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique as ligações do sensor de pedalada (cabo mais fino)
> Para tal, abra a bainha de proteção de cabo por trás do selim e localize a ligação do sensor de pedalada (cabo mais fino).
> Desconecte o par de ligações
> Verifique se as ligações do sensor de pedalada estão em bom estado e corretamente conectadas. Volte a encaixá-las se necessário.
4. Certifique-se de que o sensor de pedalada localizado no lado esquerdo da bicicleta, no lado oposto da pedivela (do lado da manivela esquerda), não deslizou sobre o eixo da caixa pedaleira
Se tiver deslizado para cima da manivela, volte a fazê-lo subir com a mão e empurre-o o mais possível contra o quadro.
Se não se aguentar nessa posição, aplique um pouco de cola nas costas do sensor e empurre-o contra a estrutura do quadro.
Err 1 / Err 6: ANOMALIA CORRENTE
> Carregue a bateria. A carga completa demorará 6h.
Err 3 / Err 4 / Err 7: ANOMALIA MOTOR
> Localize as conexões do motor
> Certifique-se de que as conexões do motor estão em bom estado e corretamente encaixadas. Volte a encaixá-las se necessário.
> Proceda da mesma forma com o cabo que liga o motor ao controlador (cérebro da bicicleta localizado por trás da bateria).
Err 5: DEFEITO NO SENSOR DE TRAVÃO
Verifique se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.
> Faça deslizar para baixo as duas bainhas de proteção de cabos em neopreno para expor as ligações dos travões (cor amarela).
> Para verificar se as ligações de travagem estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperte as duas rodas de cada lado do vedante preto:
> Verifique o estado e a limpeza de cada conector
> Volte a colocar os conectores no devido lugar. Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
> Aperte as duas rodas para prender bem o par de ligações.
> Repita o procedimento no outro travão.
Err 8 / Err 9: ERRO DE COMUNICAÇÃO CONTROLADOR E ECRÃ DE COMANDO
Conexões do controlador:
> Abra a bainha de proteção de cabo com velcro localizada por trás do selim
> Localize as conexões do cabo que ligam o ecrã de comando ao controlador (aquelas que têm as rodas metálicas)
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperte as duas rodas de cada lado do vedante preto.
> Verifique o estado e a limpeza de cada conector
> Volte a colocar os conectores no devido lugar; Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
> Aperte as duas rodas ao máximo para prender bem o par de conexões.
Conexões do ecrã de comando
> Puxe para baixo a bainha de proteção de cabo em neopreno no lado do ecrã e localize o par de ligações do ecrã (cor verde).
Para verificar se as conexões do ecrã estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperte as duas rodas de cada lado do vedante preto.
> Verifique o estado e a limpeza de cada conector
> Volte a colocar os conectores no devido lugar. Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
> Aperte as duas rodas ao máximo para prender bem o par de conexões.
Para ligar o ecrã de comandos da Elops 900E, prima prolongadamente o botão "ON / OFF".
Se o ecrã, ainda assim, não ligar, efetue os seguintes procedimentos:
1. Certifique-se de que a bateria está bem carregada
> Prima o botão da bateria
> Certifique-se de que pelo menos um LED se acende
> Se um LED piscar, recarregue a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifique-se de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifique-se de que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento.
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Feche a bateria à chave e retire a chave.
3. Verifique as ligações do cabo que ligam a consola de comando ao controlador(unidade central da bicicleta situada no porta-bagagens logo por trás da bateria)
> Abra as bainhas de proteção de cabo localizadas entre o porta-bagagens e o selim.
> Localize a ligação do cabo acessório (a ligação com as rodas metálicas).
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperte as duas rodas de cada lado do vedante preto.
> Verifique o estado e a limpeza de cada conector
> Volte a colocar os conectores no devido lugar. Para o efeito, coloque cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.
> Aperte as rodas ao máximo para manter as conexões seguras.
4. Verifique a conexão da consola de comandos
> Na frente da bicicleta, faça deslizar a bainha de neopreno do lado do ecrã de comandos, para expor o par de conectores correspondente ao ecrã (cor preta).
> Proceda da mesma forma para verificar as ligações da consola.
5. Ligue o ecrã, premindo prolongadamente o botão ON/OFF
Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas lojas Decathlon.
QUADRO
Fabricado em alumínio
O tamanho M é adequado a praticantes de 1,55m a 1,75m. O tamanho L é adequado a praticantes de 1,75m a 1,95m.
O alumínio oferece mais rigidez aos quadro: a transmissão da potência do motor faz-se de forma mais eficaz, para um melhor rendimento.
FORQUILHA
Forquilha telescópica (de suspensão) sem ajustes.
A forquilha amortece as vibrações da estrada.
No piso pavimentado dos meios urbanos, amortece o impacto ligado ao revestimento do piso.
TRANSMISSÃO
Desviador Shimano de 7 velocidades comandado por um punho rotativo, funcionamento muito fácil, pedaleira monoprato.
Prato 42T
Roda livre 14-28
BATERIA / MOTOR
Motor brushless de 250 watts (conforme com a norma europeia) montado sobre a roda traseira.
Binário do motor: 30 Nm.~Bateria 36 volts / 11,6 Ah. Garantia de 2 anos (de 350 a 500 ciclos de carga a 100%).
Elementos Samsung muito estáveis. O conjunto é comandado por um painel de bordo LCD com 3 modos + 1 modo "walk" que ajuda a fazer avançar a bicicleta, caminhando ao seu lado.
Cerca de 40 a 70 km de autonomia.
A autonomia depende do peso do utilizador, do tipo de utilização, do desnível do terreno, da temperatura exterior, etc.
TRAVÕES
Manetes de travão TEKTRO em alumínio: leves e precisas.
Pinças de travão de disco mecânico à frente e atrás: travagem potente e progressiva, mesmo com chuva.
SELIM / ESPIGÃO DE SELIM
Espigão de selim em alumínio, selim confortável.
PNEUS / RODAS
Rodas de 28 polegadas com jantes de dupla parede para maior solidez, com 36 raios.
Pneus com faixa refletora.
Pneus grandes para maior conforto.
ACCESSÓRIOS / EQUIPAMENTO
Porta-bagagens com dispositivo para sacolas com fixações autoblocantes, guarda-lamas, protetor de corrente, descanso resistente em alumínio especialmente concebido para suportar o peso de uma bicicleta elétrica, campainha. Bicicleta entregue com carregador.
ILUMINAÇÃO
Iluminação de LED 20 lux integrada no quadro para ver a 45 m de distância e ser visto por trás a 150 m.
A iluminação é comandada a partir do guiador.
A energia é fornecida pela bateria.
PESO
Peso: 23,8 Kg.
O seu produto, em condições normais de utilização, beneficia de garantia BTWIN vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço e de 2 anos para os outros componentes (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, exceto peças de desgaste), bem como da mão-de-obra a contar da data da compra.