Montagem da bicicleta em casa
Neste vídeo mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta.
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2017
A nossa equipa de entusiastas concebeu esta bicicleta para facilitar as suas deslocações pela cidade. Aumente suas viagens e passeios de bicicleta com assistência elétrica.
Apresentamos-lhe uma bicicleta confortável e acessível com autonomia até 45 km. Conduza facilmente graças à recarga e aos comandos simples e seguros graças à iluminação integrada no quadro.
Neste vídeo mostramos-lhe como montar corretamente a sua nova bicicleta.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida nem lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.
A sua bicicleta é compatível com o porta-criança GROOVY, vendido na nossa rede Decathlon.
O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano) sem necessidade de a recarregar e sem alterar as suas capacidades.
Para colocar a bateria em modo de hibernação, prima o botão da bateria durante 10 segundos até os LED da bateria se apagarem.
Ligar a bateria ao carregador para a despertar.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 5 bar.
Se pretende equipar a sua Elops 500E com um ciclómetro, aconselhamos a escolher um modelo com fio, como o CICLÓMETRO DE BICICLETA 300 B'TWIN.
Os ciclómetros sem fio podem efetivamente sofrer interferências da corrente elétrica da sua bicicleta e funcionar com algumas falhas.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver demasiado carregada
> TIPO DE PERCURSO: A autonomia reduz-se em subida
> PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bars.
> TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia reduz-se em caso de frio
> MODO DE ASSISTÊNCIA USADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo
.
> CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe
> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a ELOPS 500, a autonomia média encontra-se entre 30 e 50 km. Se respeitar as boas práticas, garantirá à sua bicicleta elétrica uma autonomia ideal.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente, mas fica sob tensão.
A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.
Este suporte de bicicleta de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga + 1 descarga completa).
Em termos concretos, para uma autonomia média de 40 km, será preciso percorrer no máximo 20 000 km para que a bateria deixe de estar coberta pela garantia (desde que sejam cumpridas as condições de utilização e de armazenamento corretas).
Para lá dos 500 ciclos, a bateria começa a perder a sua capacidade inicial, mas continua a estar totalmente funcional.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
É obrigatório guardar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar uma descarga profunda, uma vez que isto pode provocar uma avaria.
Lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não seja usada), pelo menos, de 3 em 3 meses para evitar uma descarga profunda e uma alteração das capacidades da bateria.
Em caso de armazenamento por um período prolongado (+ de 3 meses sem utilização), lembre-se de colocar a bateria em hibernação para facilitar o armazenamento e evitar recargas regulares.
Em caso de armazenamento de longa duração (+ de 3 meses sem uso), lembre-se de colocar a bateria em hibernação.
Uma bateria precisa de 5h30 para realizar uma carga completa depois de ficar totalmente descarregada.
Sim, a ELOPS 500 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta que aciona o motor.
O motor da bicicleta elétrica desliga-se instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
O modo pedonal é uma ajuda elétrica para deslocar a sua bicicleta quando anda ao lado dela. É muito útil em diversas situações, por exemplo, quando estiver a sair de uma garagem com forte inclinação,…
O modo pedonal permite empurrar a bicicleta sem esforços.
Para ativar este modo, ligue o ecrã de comando, pressionando prolongadamente o botão «ON/OFF». Em seguida, pressione prolongadamente o botão «MODE». Atenção, a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6 km/h.
Não utilize este modo quando estiver montado na bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «TENHO UM PROBLEMA» para ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica ELOPS 500.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja Decathlon.
Contacte a oficina da sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada, pelo menos, de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
1. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bars e 4,5 bars.
2. Recarregar a bateria, pelo menos, a cada 3 meses.
3. No caso de ausência prolongada, colocar a bateria no modo de hibernação.
4. Guardar a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.
Quando estão na loja ou em armazém, as baterias novas estão por defeito em modo de hibernação para não se desgastarem.
Antes da primeira utilização, deverá ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação.
1. Verificar que a bateria está carregada
Uma bateria quase vazia pode dar esta impressão de corte em andamento antes de ficar totalmente vazia.
> Premir o botão da bateria
> Verificar que pelo menos um LED se acende
> Se todos os LED estiverem apagados ou se o primeiro ou o segundo LED piscarem, recarregar a bateria
2. Verificar que a bateria está limpa, bem engatada e bem fechada
> Verificar que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser inserida por completo no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fechar então a bateria e retirar a chave da fechadura.
3. Verificar as conexões do sensor de pedalada (fio mais fino).
> Para isso, abrir o manga de proteção de cabos com fitas adesivas e identificar a conexão do sensor de pedalada (fio mais fino).
> Verificar que as conexões do sensor de pedalada estão em bom estado e corretamente engatadas. Voltar a encaixá-las se necessário.
4. Verificar que o sensor de pedalada situado do lado esquerdo da bicicleta, no lado oposto à pedaleira (lado manivela esquerda), não escorregou no eixo da caixa de pedaleira.
Se o sensor tiver escorregado contra a manivela, levante-o ligeiramente com a mão e encoste-o ao máximo contra o quadro.
Se não se segurar na posição, aplique um pouco de cola na parte traseira do sensor e encoste-o à caixa do quadro.
1. O LED "LIGHT" PISCA
> Verificar a inserção da bateria e o estado do conector da bateria.
> Verificar que o ecrã de comando está corretamente ligado ao feixe que o une ao controlador
> De igual modo, verificar que o cabo que liga o ecrã de comando ao controlador está bem ligado ao controlador
2. O LED MODO "ECO" PISCA
> Verificar a inserção da bateria e o estado do conector da bateria.
> Retirar a bateria da bicicleta e deixá-la arrefecer num local abrigado do sol e do calor
3. O LED MODO "SPORT" PISCA
> Verificar que o cabo do motor está bem ligado ao motor e ao controlador (conexão atrás do selim)
> Verificar que o motor está corretamente ligado ao cabo do motor
4. OS LEDS MODOS "ECO"E "NORMAL" PISCAM
> Verificar que o cabo do motor está bem ligado ao motor e ao controlador (conexão atrás do selim)
> Verificar que o motor está corretamente ligado ao cabo do motor
5. OS LEDS MODOS "ECO" E "SPORT" PISCAM
> Verificar a ligação das alavancas de travão.
> Desconectar a alavanca de travão direita. Ligar o ecrã de comando. Se o código de erro tiver desaparecido, a alavanca de travão direita está defeituosa e deve ser substituída na oficina de uma loja Decathlon.
> Se o erro persistir, voltar a ligar a alavanca de travão direita e desligar agora a alavanca de travão esquerda. Se o código de erro tiver desaparecido, a alavanca de travão esquerda está defeituosa e deve ser substituída na oficina de uma loja Decathlon.
6. OS LEDS DOS TRÊS MODOS DE ASSISTÊNCIA PISCAM
> Verificar que a bateria está inserida e o estado do conector da bateria.
> Verificar que o ecrã de comando está corretamente ligado ao feixe que o une ao controlador
> De igual modo, verificar que o cabo que liga o ecrã de comando ao controlador está bem ligado ao controlador
1. Verificar a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é determinante na eficácia da assistência elétrica. Antes de cada utilização, assegure-se de que os pneus estão enchidos entre 3,5 bar e 5 bar.
2. Não sobrecarregue a bicicleta
1. Assegure-se de que aplica as boas práticas de utilização e de armazenamento
A autonomia da sua bicicleta elétrica depende de muitos fatores:
> CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver demasiado carregada
> TIPO DE PERCURSO: A autonomia reduz-se em subida
> PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus enchidos entre 3,5 e 5 bars.
> TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia reduz-se com o frio (até -50 %)
> MODO DE ASSISTÊNCIA USADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está fraco.
> CADÊNCIA DE PEDALADA: É necessário pedalar para ir mais longe
> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a ELOPS 500E, a autonomia média encontra-se entre 30 e 50 km. Se respeitar as boas práticas, garantirá à sua bicicleta elétrica uma autonomia ideal.
2. Uma bateria com alguma idade pode perder desempenho
A sua autonomia ficará assim mais reduzida. Contacte a oficina da sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
> 1.º LED que pisca: A bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Ligue-a ao carregador e a uma tomada de corrente para a recarregar.
> 2.º LED que pisca: A bateria colocou-se em proteção "sob tensão" na sequência de uma manipulação errada ou de um longo período sem carga. Ligue-a logo que possível ao seu carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar e tirá-la do modo de proteção
> Se outro LED piscar ou vários LED piscarem, significa que a bateria está defeituosa. Leve a sua bateria à oficina de uma loja Decathlon para realizar um diagnóstico completo da sua bateria.
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se não funcionar, mesmo estando reunidas estas condições, siga as seguintes instruções:
1. Verificar que a bateria está bem carregada
> Premir o botão da bateria
> Verificar que, pelo menos, um LED acende
> Se um LED piscar, recarregar a bateria ligando-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação
2. Verificar que a bateria está limpa, bem engatada e bem fechada
> Verificar que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser inserida por completo no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fechar então a bateria e retirar a chave da fechadura.
3. Verificar todas as ligações da bicicleta: travões, motor, consola, sensor de pedalada, controlador (controlador = unidade central do kit elétrico. Situa-se logo depois da bateria, em cima da porta-bagagem)
Para aceder à maioria das conexões, é preciso abrir ou fazer deslizar as capas de neopreno que protegem os fios elétricos. Só a conexão do motor é que não se encontra protegida.
COMO VERIFICAR AS CONEXÕES DA MINHA BICICLETA:
Existem dois tipos de conexões na sua bicicleta: conexões "de enroscar" e conexões "de encaixe".
Conexão "de enroscar"
Para a conexão "de enroscar", identificável pelos dois anéis metálicos, é preciso desenroscar os dois anéis para poder abrir a conexão. Atenção a não perder a pequena junta de plástico entre os dois anéis ao abrir.
Depois da abertura, verificar que cada conector está bem limpo e voltar a colocar a conexão.
Para o efeito, colocar os conectores macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
Enrosque os dois anéis metálicos ao máximo para fixar adequadamente a conexão.
Conexão "de encaixe"
O conector macho é encaixado no conector fêmea. Verificar que os dois conectores estão bem encaixados e voltar a encaixá-los se necessário.
4. Testar a assistência elétrica
> Ligar o ecrã, premindo o botão ON/OFF
> Subir para a bicicleta e pedalar (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma loja Decathlon.
Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (porque se baseia no consumo instantâneo da energia da bateria).
O modo de assistência e o desnível no momento têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.
Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando e na própria bateria será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.
1. Verificar que nenhum resíduo incomoda a carga
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verificar a ligação Bateria > Carregador > Tomada de alimentação
> Verificar que o carregador usado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Ligar o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação.
LED laranja fixo = a bateria está a carregar
LED verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED intermitente = problema durante o carregamento
Uma bateria totalmente descarregada precisa de 5h30 para recarregar.
Se o problema persistir, entre em contacto connosco ou dirija-se à oficina de uma loja Decathlon.
A sua fechadura pode ser substituída na oficina da sua loja Decathlon.
Contacte a oficina da sua loja Decathlon para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Os calços de travões da bicicleta elétrica ELOPS 500 são muito solicitados.
Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal, provocam um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta é usada diariamente e em todas as condições climatéricas.
Para a sua segurança, assim como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da sua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: travagem menos incisiva, ruídos parasitas, marcas pretas nas jantes, etc…
Os calços de travão têm estrias que lhes permite evacuar eficazmente a água. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!
Para isso, consulte a rubrica "manutenção" para seguir o nosso tutorial em vídeo.
Estão calços à venda na rubrica "Peças".
Poderá em alternativa dirigir-se à oficina da loja Decathlon mais próxima de si para mandar substituir os seus calços.
A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifique se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente engatadas.
> Deslizar para baixo as duas mangas de proteção dos cabos em neopreno, situadas na parte da frente da bicicleta, para fazer aparecer as conexões da travagem (conexões amarelas)
> Para verificar que as conexões estão limpas, em bom estado e corretamente engatadas, desenroscar as duas porcas de um lado e outro da junta preta.
> Verificar o estado e a limpeza de cada conector
> Voltar a colocar a conexão. Para o efeito, colocar cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os engatar.
> Enrosque as porcas ao máximo para fixar a conexão de forma segura.
Se o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma loja Decathlon.
1. Verificar que a bateria está bem carregada
> Premir o botão da bateria
> Verificar que, pelo menos, um LED acende
> Se um LED piscar, recarregar a bateria ligando-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação
2. Verificar que a bateria está limpa, bem engatada e bem fechada
> Verificar que os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser inserida por completo no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deve ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fechar então a bateria e retirar a chave da fechadura.
3. Verificar a conexão do cabo que liga a consola de comando ao controlador (unidade central da bicicleta situada na porta-bagagem mesmo atrás da bateria)
> Abrir a manga de proteção de cabos com fita adesiva situada entre a porta-bagagem e o selim.
> Localizar a conexão do cabo acessório (a conexão com as porcas metálicas).
> Para verificar se as conexões estão limpas, em bom estado e corretamente engatadas, desapertar as duas porcas de cada lado do vedante preto.
> Verificar o estado e a limpeza de cada conector
> Voltar a colocar a conexão. Para o efeito, colocar cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os engatar.
> Enroscar as porcas ao máximo para fixar a conexão de forma segura.
4. Verificar a conexão da consola de comandos
> Na parte da frente da bicicleta, deslizar a capa de neopreno do lado da consola de comandos para fazer aparecer o par de conectores correspondente à consola (cor preta).
> Proceder do mesmo modo que anteriormente para verificar a conexão da consola.
5. Ligar o ecrã premindo o botão ON/OFF
Se o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma loja Decathlon.
ENCONTRE AS PEÇAS DA SUA ELOPS 500 E - QUADRO BAIXO EM LOJA OU EM DECATHLON.PT
QUADRO
Quadro em aço rebaixado para passagem fácil das pernas.~
O aço dá à bicicleta uma grande solidez.~
Previsto para utilizadores de 1m60 a 1m80.
SUSPENSÃO
Suspensão em aço curva para limitar as vibrações.
TRANSMISSÃO
Shimano 6 velocidades com pega rotativa. Funcionamento fácil, pedaleira monoprato. Desviador Shimano.
Prato 42 T
Roda livre 14-28
BATERIA/MOTOR
Motor sem escovas de 250 watts (de acordo com a norma europeia) montado na roda traseira. ~
Binário motor: 26 Nm.~
Bateria 24 volts/8,8 Ah. Garantia 2 anos (de 350 a 500 ciclos de carga a 100 %). Elementos Samsung muito estáveis.~
O conjunto é comandado por um tablier de LED com 3 modos + 1 modo "walk" que permite fazer avançar a bicicleta andando ao lado dela.~
~
Autonomia de cerca de 30 a 45 km. A autonomia depende do peso do utilizador, do uso, do desnível, da temperatura exterior...
TRAVÕES
Travões V-brake em alumínio com calços intercambiáveis.~
O peso e a velocidade das bicicletas com assistência elétrica diminuem a longevidade dos calços de travões: em caso de condições adversas (chuva, carga repetida da bicicleta…), a vida útil é de 400 km.
SELIM/ESPIGÃO DE SELIM
Espigão de selim alumínio, selim conforto.
PNEUS/RODAS
Rodas de 28 polegadas com jante de parede dupla para garantir solidez, com 36 raios.~
Pneus de secção grossa para mais conforto.
ACESSÓRIOS/EQUIPAMENTO
Porta-bagagem integrado com dispositivo para bolsas de fixação autoblocantes, guarda-lamas, proteção de corrente, descanso resistente em alumínio especialmente concebido para suportar o peso das bicicletas elétricas, campainha.~
Bicicleta fornecida com o carregador.
ILUMINAÇÃO
Iluminação LED 10 lux integrada no quadro para ver a 30 m e ser visto 150 m atrás. A iluminação controla-se no guiador.~
Energia fornecida pela bateria.
PESO
Peso: 25,6 kg.
O seu produto, em condições normais de utilização, beneficia de garantia BTWIN vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço e de 2 anos para os outros componentes (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, exceto peças de desgaste), bem como da mão-de-obra a contar da data da compra.