Primeira utilização
PARTE MECÂNICA
Ref: 8623038
2021
Esta BTT elétrica (BTTAE) foi selecionada para a prática de BTT All Mountain.
Percorre os caminhos mais técnicos com esta BTTAE All Mountain e o seu motor BOSCH Performance Line CX. Esta BTT tem uma lógica "condução", com as suas geometrias modernas e o seu equipamento adaptado
PARTE MECÂNICA
Anota o número indicado na chave que permite a abertura do compartimento da bateria.
Em caso de perda da chave, podes criar uma nova, bastando seguir o link seguinte.
Na montagem de origem com câmara de ar, a pressão média recomendada é 1,6 bar.
Se procuras mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, podes reduzir a pressão em 10% sem nunca descer abaixo de 1,4 bar, mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.
Numa montagem Tubeless, podes reduzir o nível de pressão para cerca de 1,2 bar.
Verifica regularmente a pressão dos pneus.
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), podes levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos travões.
A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por travão. Uma travagem constitui uma desaceleração intensa, para passar de 25 a 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para limitar o risco de perfuração ou trilhamento da câmara de ar, é possível que os pneus da BTT sejam TUBELESS.
Na montagem de origem, o fundo de jante estanque já está montado, mas deves comprar pneus TUBELESS READY.
A isso acrescenta-se:
- Um par de válvulas TUBELESS
- Líquido preventivo (antifuro):
E depois, nada mais simples! Segue as etapas passo a passo descritas abaixo.
1. Desmonta a roda.
2. Retira o pneu e a câmara de ar de origem da jante.
3. Insere uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante.
4. Acrescenta líquido preventivo (antifuro).
5. Monta o novo pneu TUBELESS READY.
6. Enche bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Se a operação te parecer demasiado delicada, dirije-te à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
A regulação da suspensão ROCKSHOX 35 GOLD RL precisa de ser personalizada em função do teu estilo de condução, do terreno e do gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do teu peso.
Para saberes a pressão e a descompressão recomendadas para a tua suspensão, clica no link seguinte. Ser-te-á pedido que indiques o peso totalmente equipado (capacete, calçado e mochila de hidratação) e o modelo da tua bicicleta: uma E-MTB.
Desta forma, a aplicação calculará a pressão recomendada (em psi) e a descompressão em número de cliques, partindo da posição totalmente apertada no sentido dos ponteiros do relógio (posição lenta).
A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento quando o ciclista monta nela. Para uma prática mais suave ou para maior conforto, preferimos um SAG elevado (entre 30 e 35%). Para uma prática mais competitiva, mais performante, preferimos firmeza (entre 20 e 25%).
A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. Quanto mais rápida, maior será o conforto na bicicleta mas mais cansativo será controlá-la. Recomendamos que ajustes o ressalto em função da tua condição física e do teu nível de condução.
O botão de regulação encontra-se sob o forro direito da suspensão.
Agora que já determinas-te as regulações recomendadas da suspensão, podes consultar a rubrica "REGULAR O SAG DA SUSPENSÃO".
Depois de determinar as regulações da suspensão, tens de te fazer acompanhar de uma pessoa e de te equipar com uma bomba para amortecedor.
Assiste ao vídeo para aprender a regular o SAG da tua suspensão.
NOTA: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para teres uma BTT homogénea no teu comportamento, recomendamos que concilies o SAG da suspensão à do teu amortecedor.
A SRAM recomenda que o enchimento do amortecedor seja feito em função do peso em libras: uma libra equivale a um psi.
Multiplica o teu peso completamente equipado em quilogramas por 2,2 para obter o teu peso em libras. Se pesares 73 kg completamente equipado, isso equivale a 160 libras (73x2,2), devendo então encher o amortecedor a 160 psi.
Clica no botão seguinte para aprenderes a regular o SAG do teu amortecedor.
NOTA: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
PARTE ELÉTRICA
O ecrã BOSCH PURION concentra-se no essencial e apresenta claramente todas as informações importantes da tua BTTAE. Para o ligar e desligar, prime o botão por cima do ecrã.
Os botões + e - permitem-te navegar entre os diversos modos de condução:
OFF: Nenhuma assistência.
ECO: Assistência que maximiza a eficácia para uma autonomia máxima.
TOUR: Assistência constante com uma boa autonomia.
EMTB/SPORT: Assistência potente e progressiva para um comportamento de pedalagem natural e um controlo ideal em terreno difícil.
TURBO : Assistência direta e potente até às frequências de pedalagem mais elevadas.
Por baixo do ecrã, encontra-se um botão "WALK" que permite ativar uma assistência ligeira que pode atingir os 6 km/h. Para mais segurança, a ajuda à marcha é ativada em dois tempos: prime o botão "WALK" e depois mantém a pressão em + para ativar a assistência, solta-o para a desativar.
NOTA: Se o modo de utilização estiver em OFF, não podes utilizar a função WALK.
O manual completo do BOSCH PURION encontra-se em fundo de página, na secção MANUAIS.
É possível mudar a visualização das funções no ecrã.
Para isso, mantém premido o botão - para fazer deslizar as diversas informações, entre as quais:
- Visualização permanente do modo de assistência
- A quilometragem de percurso, indicado como "Trip"
- A quilometragem total da bicicleta, indicada como "Total"
- A autonomia restante estimada em função da carga da bateria, indicada como "Range"
Para repor a quilometragem de percurso a zero, seleciona a quilometragem "Trip" e depois só tens de premir de forma prolongada e simultânea o botão + e -. É então visualizada a informação "Reset" e o contador é reiniciado.
Para passar da visualização dos valores em quilómetros à visualização dos valores em milhas e inversamente, mantém premido o botão - e prime brevemente o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar).
Finalmente, para regular a luminosidade do ecrã, desliga o ecrã e prime simultaneamente os botões + e - de forma prolongada e prime o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). O ecrã iluminar-se-á, fornecendo-te as versões de software.
Durante este lapso de tempo, podes regular a luminosidade, aumentando-a com o botão + e reduzindo-a com o botão -.
Escolhemos um motor BOSCH Performance Line CX pelas suas características técnicas.
É o motor mais potente da BOSCH, com um binário máximo de 85 Nm. Pesa apenas 2,9 kg e é particularmente compacto.
O nível de assistência máximo no modo TURBO é de 340% e pode chegar aos 25 km/h.
O manual elétrico encontra-se em fundo de página na secção MANUAIS.
Escolhemos uma bateria BOSCH PowerTube 625 pelas suas características técnicas.
Trata-se de uma bateria de iões de lítio com capacidade de 16,7 Ah e potência de cerca de 625 Wh para um peso total de 3,5 kg.
O manual elétrico encontra-se em fundo de página na secção MANUAIS.
A BOSCH disponibiliza, uma aplicação para calcular a autonomia da bateria em função da utilização.
Se não tens a certeza de que a tua bateria tem carga suficiente para a tua saída, podes utilizar este simulador, indicando os modos de condução, o teu peso completamente equipado, a frequência de pedalagem e os equipamentos da tua BTT e fornecendo informações sobre o ambiente.
Para desmontar a bateria, retira a tampa da fechadura e depois, com a chave, abre o compartimento da bateria.
A bateria ficará solta. Sobre a mesma, encontra-se um pequeno cadeado que deverá pressionar para desencaixar a bateria. Podes agora retirá-la com toda a segurança.
Para voltar a montar a bateria no quadro da bicicleta, coloca a bateria no respetivo compartimento, começando por baixo, e depois empurra-a a partir do topo até ao fundo do compartimento, até ouvir o "estalido" do cadeado.
A tua bateria está agora encaixada. Podes fechar o compartimento e trancá-lo com a chave.
Para reparar um furo, uma corrente partida ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te adequadamente antes de uma saída em BTT.
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.
> ELÉTRICO
1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem BOSCH.
Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
A bateria possui um sistema de controlo da temperatura que impede qualquer carga que se encontre acima do limiar de temperaturas de 0°C a 40°C. Se a bateria se encontrar fora deste limiar, 3 dos 5 LED começam a piscar. Neste caso, desliga a bateria do carregador e aguarda que a mesma regresse ao limiar de temperaturas admissíveis.
A deteção de um eventual problema na bateria é assinalada pela iluminação intermitente de 2 LED. Dirije-te a uma oficina DECATHLON para fazer um diagnóstico da bateria.
Cinco LED indicam o estado da carga. Cada LED corresponde a 20% da carga da bateria. Quando a autonomia é inferior a 5%, todos os LED se apagam, permanecendo apenas uma função de visualização da autonomia no computador de bordo.
Uma bateria completamente descarregada leva 8,8 h a recarregar com o Compact Charger, 4,9 h com o Standard Charger e 3,7 h com o Fast Charger.
2. VERIFICAR SE ALGUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES DA BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirije-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para reparação.
É possível que um código de erro apareça no ecrã BOSCH PURION.
Todos os códigos de erro encontram-se registados no botão seguinte, cada um deles acompanhado do respetivo procedimento de resolução do problema.
Se o problema persistir ou se não conseguir realizar os procedimentos descritos, dirije-te a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus corretamente enchidos.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacta a oficina da tua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da bateria.
> MECÂNICO
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse ranger resulta da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveita a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e agenda uma visita à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifica os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manuseares a manete das velocidades, significa provavelmente que o cabo e as bichas estão presos. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Podes agendar uma visita a uma oficina DECATHLON para substituição dos cabos e bichas.
2/ Verifica se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, agenda uma visita a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NOTA: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a bicicleta com água abundante, deves substituir as bichas e cabos mais frequentemente.
Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Se tiveres perdido as duas chaves e não tiver contigo o número da chave, dirije-te a uma oficina DECATHLON para mudar o canhão. Ser-te-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
Se tiveres perdido uma das duas chaves, podes mandar fazer uma nova num normal serralheiro, utilizando a segunda chave como modelo.
Se perderes as duas chaves e se tiveres anotado o número presente numa das duas chaves, podes encomendar uma nova clicando na botão seguinte.
Para limpares bem a tua BTT, precisas de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.
Passa a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para lavares a BTT elétrica, é importante deixar a bateria na bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Evita igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Guardar corretamente a BTT é indispensável para melhorar a sua duração de vida, sobretudo se tiver assistência elétrica.
Após uma saída, recomendamos que:
> Limpes a bicicleta para remover a lama ou a areia que podem corroer a BTT.
> Seca e lubrifica a transmissão (evitando aplicar nos travões) para protegê-la da ferrugem e da corrosão.
> Guarda a BTT num local seco e fresco.
Para guardar a BTT durante o inverno , outras recomendações devem ser seguidas:
> Encaixa o desviador no pequeno carreto para libertar a tensão sobre os cabos.
> Carrega a bateria entre 30% e 60%.
> Podes lubrificar a bicicleta com uma fina camada de vaselina, insistindo bem nos raios e cubos, nas jantes, no guiador e no avanço. Utiliza um pano limpo, ligeiramente embebido neste óleo, isso permitirá proteger os componentes das poeiras.
> Opta por suspender a BTT pelo quadro, para reduzir a pressão nos pneus e evitar possíveis fissuras.
> A melhor forma de guardar a bicicleta consiste em pendurá-la ao contrário para que o óleo contido nas mangas da suspensão possa descer para os pistões. Aumentas assim a duração de vida da suspensão!
Atenção: Fresco não significa frio! Evita a todo o custo as temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas. Não guardes a BTT ao sol e tenha atenção ao gelo do inverno.
A garagem pode ser uma boa solução, desde que o local permaneça seco e sem gelo no inverno, caso contrário, prefere o interior da tua casa.
As baterias BOSCH encontram-se entre as baterias mais duradouras do mercado, com uma duração de vida de cerca de 30 000 km. Para um praticante regular de BTT que pedale 150 km por semana, e na condição de realizar a sua manutenção, a bateria durará de 3 a 4 anos.
Para prolongar ao máximo esta duração de vida, recomendamos:
- Não pressioná-la demasiado (uma BTT não é uma scooter!)
- Carregar a bateria a temperaturas entre 10°C e 20°C, sem nunca ultrapassar os 30°C (para isso, utiliza o carregador de origem e certifica-te de que o mesmo se encontra em bom estado)
- Guarda a bateria com um nível de carga compreendido entre 30 e 60% (Não deixes a bateria ligada para além dos 100% e não a guardes completamente descarregada)
- Guarda a tua BTT à sombra ou em local fresco.
Durante o transporte, lembra-te de retirar a bateria da tua BTT e de a arrumar no interior do veículo.
Para verificar a versão do software, com o ecrã de comando BOSCH PURION, desliga o aparelho e prime de forma simultânea o botão + e o botão -, mantendo brevemente a pressão.
Em seguida, prime a tecla Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). As versões do software começarão a desfilar. Anota-as num papel para te lembrares mais tarde.
DISPL. representa a versão de software do ecrã.
DU é a versão de software do motor.
Bat. corresponde à versão de software da bateria.
Em seguida, podes verificar se o teu software está atualizado, comparando-o com as versões indicadas no site da BOSCH.
A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.
Este suporte de bicicleta de fixação em reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.
A tua bicicleta STILUS E-AM V2 é compatível com a bateria BOSCH PowerTube 500, ficará menos potente do que a PowerTube 625 de origem mas ficará mais leve.
NOTA: Atenção, se quiseres mudar de bateria, terás de reposicionar o suporte da bateria.
Dirije-te a uma oficina DECATHLON para realizar este procedimento.
Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as peças para a BTT STILUS E-AM V2.
Se algumas peças não se encontrarem disponíveis, não hesites em contactar-nos para que possamos encomendá-las junto dos nossos fornecedores.
Não consegues resolver o problema nem encontrar a resposta?
Convidamos-te a entrar em contacto com os nossos técnicos.
Precisas do certificado de conformidade?
Precisas do manual da bateria?
Precisas do manual do motor?
Precisas do manual do ecrã?
Precisas dos torques de aperto para o teu quadro?