Primeira utilização
PREPARAR A TUA BTT
REF: 8400336, 8400335
2020
Concebido para o ajudar a desbravar novos caminhos nas suas primeiras incursões no ciclismo de montanha. Esforça-te e diverte-te enquanto enfrentas os obstáculos no teu caminho e absorves a natureza. Colocando o seu conforto em primeiro lugar e proporcionando-lhe uma condução fácil: Quadro CGF com posição de condução vertical, suspensão de 80 mm, selim ErgoFit hammock com espigão de selim Flex e rodas de 27,5" (26" no XS).
PREPARAR A TUA BTT
A pressão média recomendada para os pneus é de 2,5 bar. Para ser mais exato, a pressão ideal dos pneus é determinada pelo peso do utilizador. Encher os pneus de acordo com o seu peso ajuda-o a encontrar o equilíbrio certo entre o desempenho e a capacidade dos pneus para evitar furos e o entalamento da câmara de ar. Encontrará a pressão ideal dos pneus na tabela que se encontra nas paredes dos seus pneus. Se procura mais aderência, pode reduzir a pressão em 10%, mas sem descer abaixo de 2 bar (a pressão mínima recomendada). No entanto, em terrenos abrasivos, isso aumenta o risco de furos. Deve verificar regularmente a pressão dos seus pneus.
O guiador está colocado na posição mais alta para ajudar a manter as costas levantadas, que é a posição mais confortável para pedalar. Para uma melhor aerodinâmica e uma pedalada mais eficaz, pode baixar o guiador para baixar o corpo. Isto fará com que se incline para a frente e adopte uma posição de corrida. Siga os passos deste vídeo para colocar os espaçadores da caixa de direção abaixo do avanço e baixar o guiador da sua bicicleta.
O quadro da sua bicicleta ST 100 está equipado com uma alavanca de aperto rápido. Coloque-se ao lado do seu selim. Incline a alavanca de aperto rápido para a desbloquear. Puxe o selim para cima ou empurre-o para baixo para o nivelar com a sua pélvis. Incline novamente a alavanca para a bloquear. Para ter a certeza de que o faz corretamente, veja o nosso vídeo tutorial.
A forqueta SUNTOUR XCT tem dois reguladores do tambor de pré-carga. Estão separados um do outro. Tente ajustar a forqueta apenas com o primeiro. Se o nível de pré-carga for insuficiente, mesmo com o primeiro regulador aparafusado, pode sempre utilizar o segundo para terminar a regulação da forqueta. Rode os reguladores no sentido dos ponteiros do relógio para aumentar a rigidez da forquilha e no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para a reduzir.
Não é necessário preparar os travões e as pastilhas V-brake. No entanto, deve saber que, quando as pastilhas entrarem em contacto com a guarnição preta das jantes pela primeira vez, vão fazer um grande ruído. Mas não se preocupe. À medida que utiliza a sua bicicleta e trava cada vez mais, forma-se uma fina película de borracha sobre as jantes e o ruído desaparece progressivamente.
A sua bicicleta de montanha ST 100 foi concebida para o ajudar a desbravar novos caminhos nas suas primeiras incursões no ciclismo de montanha, graças à tecnologia V-Brake especialmente adaptada. Infelizmente, só pode equipar a sua bicicleta com travões de disco se mudar a forqueta (para os travões dianteiros) e o quadro (para os travões traseiros).
A tua BTT ST100 está disponível em cinco tamanhos, do XS ao XL. Nos tamanhos mais pequenos (XS e S), a montagem de acessórios como o suporte, os guarda-lamas e a cadeira de criança pode ser difícil. Recomendamos, por isso, que a sua bicicleta de montanha seja equipada com os seguintes acessórios. Garantimos a sua compatibilidade a 100%.
Equipe a sua bicicleta de montanha ST 100 com os seguintes acessórios. Garantimos a sua compatibilidade a 100%.
Quando anda de bicicleta de montanha, precisa de ter consigo o equipamento adequado para poder tratar de um furo, de uma corrente partida ou de qualquer outro tipo de contratempo. Eis uma seleção de produtos que o podem ajudar a sair de uma ou duas situações de aperto.
Há várias coisas que pode fazer para garantir que as mudanças da frente mudam corretamente:
1. Verifique a posição das extremidades da caixa:
1a. As extremidades da caixa que estão fora de posição podem obstruir o cabo do desviador quando este está a ser puxado e impedir que as mudanças se processem suavemente.
Se uma extremidade da caixa estiver fora de posição, empurre-a de volta para o lugar.
1b. Se o desviador não se mover, mesmo quando se acciona a alavanca de mudanças, é provável que o cabo e as caixas estejam encravados. É necessário substituir o cabo e as caixas.
2. Leve a sua bicicleta de montanha a uma oficina DECATHLON, para que o desviador seja ajustado. LEMBRE-SE: Durante os primeiros seis meses após a data de compra, pode mandar verificar gratuitamente todos os ajustes da sua bicicleta.
Quando dá a primeira volta na sua bicicleta nova, muitas peças deslocam-se e encaixam-se.
Vai ouvir os raios das suas rodas rangerem devido à torção residual.
A sua bicicleta (a partir do tamanho S) está equipada com aros de parede dupla, que ajudam a tornar as rodas mais sólidas. Isto significa que não devem empenar de forma alguma. Se isso acontecer, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para as reparar gratuitamente.
Mensagem para os pais:
Os jovens motociclistas gostam de fazer truques nas suas motas (rodar, derrapar, saltar dos passeios, etc.). No entanto, se forem feitos com demasiada frequência, podem provocar folgas no cubo traseiro e entortar as rodas. Se o seu filho faz estes truques regularmente, fale com ele e informe-o dos problemas que podem causar.
A sua forqueta de suspensão funciona melhor quando a temperatura é igual ou superior a 5°C.
Abaixo desta temperatura, a suspensão pode endurecer e até bloquear, mas sem sofrer danos.
A suspensão volta a funcionar normalmente quando a temperatura sobe acima dos 5°C.
No entanto, se detetar uma avaria ou se não tiver a certeza de que o garfo está em bom estado, leve-o à oficina DECATHLON mais próxima e mande-o verificar imediatamente.
É um triste facto do ciclismo que toda a gente tem furos. E não se trata apenas do tipo de pneu ou câmara de ar que se utiliza.
Dito isto, não é normal sofrer furos uma e outra vez. Se isso acontecer, há várias razões possíveis:
- A roda não foi montada corretamente na fábrica e um raio continua a furar a câmara de ar.
- Um pneu ou uma câmara de ar de má qualidade.
- Um furo mal reparado ou um corpo estranho (espinho, pedaço de vidro, caco de metal, etc.) preso na jante ou no pneu.
É importante verificar se não existem corpos estranhos no pneu e na jante.
Não sei pôr nem tirar um pneu, como é que vou reparar ou mudar uma câmara de ar?
A coisa mais simples a fazer é não tocar na roda e utilizar uma lata de espuma de reparação de furos como solução temporária: Enrosque a extremidade da câmara de ar na válvula do pneu furado (com a válvula virada para baixo) e pressione para baixo para injetar a espuma. O pneu recuperará a sua forma e dureza, permitindo-lhe chegar a casa.
Há uma ou duas coisas que pode fazer para tornar o teu garfo mais "macio":
1. Ajustar a rigidez: consulte a secção "AJUSTAR A RIGIDEZ DA FORQUETA"
2. Fazer uma manutenção básica: com uma simples lata de óleo. Esguiche um pouco de óleo nos pivôs do garfo e movimente-o para que o óleo penetre nas lâminas.
3. Mande fazer uma revisão completa da bicicleta numa oficina.
Deve saber que, quando os calços dos travões entram em contacto com o friso preto das jantes pela primeira vez, fazem um ruído considerável. Mas não se preocupe. À medida que utiliza a tua bicicleta e trava cada vez mais, forma-se uma fina película de borracha sobre as jantes e o ruído desaparece progressivamente.
Há várias coisas que pode fazer para garantir que as mudanças traseiras mudam corretamente:
1. Verifique a posição das extremidades da caixa:
1a. As extremidades da caixa que estão fora de posição podem obstruir o cabo do desviador quando este está a ser puxado e impedir que as mudanças se processem suavemente. Se uma extremidade da caixa estiver fora de posição, empurre-a de volta para o lugar.
1b. Se o desviador não se mover, mesmo quando se acciona a alavanca de mudanças, é provável que o cabo e as caixas estejam encravados. É necessário substituir o cabo e as caixas.
2. Verifique se a ponteira do desviador não está torcida: Um dropout torcido faz com que o desviador fique desalinhado, impedindo-o de fazer o seu trabalho corretamente. Olhe para a sua bicicleta por trás e verifique se o desviador está direito, como mostra a imagem abaixo.
Se o dropout estiver torcido ou partido, leve a sua bicicleta a uma oficina DECATHLON para o substituir.
Estes vídeos mostram-lhe como reparar a sua bicicleta e substituir peças você mesmo.
- Colocar/retirar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir uma ponteira do desviador
O nosso canal YouTube tem muito mais conteúdo. Dá uma vista de olhos.
Para limpar corretamente a tua bicicleta, vais precisar de um produto de limpeza para bicicletas, uma esponja e uma escova. Pulverize a bicicleta com uma mangueira antes de aplicar os produtos de limpeza. Utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos. Deixe o produto atuar antes de enxaguar a bicicleta. Enxagúe-a à distância para evitar danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a bicicleta com um pano macio, limpo e seco.
Para limpar e lubrificar a tua unidade de tração, vais precisar de um spray desengordurante, uma escova de cerdas macias e um lubrificante. O primeiro passo consiste em cobrir o disco do travão com um pano limpo, para evitar que o lubrificante entre em contacto com ele. Em seguida, aplique o desengordurante em toda a unidade de tração e esfregue com a escova a cassete, a corrente e as rodas do desviador. Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar o desengordurante a uma distância adequada. Deixe a unidade de tração secar antes de aplicar o lubrificante. Agite o lubrificante e aplique-o no interior da corrente, onde funciona melhor.
O cabo da tua unidade de tração está sujo, enferrujado ou danificado ou as mudanças de velocidade são rígidas, aleatórias ou não são tão suaves como deveriam ser? Em caso afirmativo, o cabo precisa de ser substituído. Vai precisar de um alicate, uma chave de fendas, um corta-cabos, uma chave Allen e um novo kit de cabos e caixas de desviadores. Comece por retirar o cabo da caixa. Retire a tampa da alavanca de mudanças, coloque o indicador na última mudança e corte o cabo. Isto permitir-lhe-á retirar todo o cabo e depois a caixa. Corte a caixa à medida e coloque as tampas na extremidade do cabo, que está agora pronto a ser montado. Passe o cabo pela alavanca de velocidades e empurre-o através da caixa. Depois, volte a colocar a capa na alavanca de velocidades e prenda o cabo ao desviador. Para ajustar a transmissão, aperte o cabo se as mudanças não subirem facilmente e afrouxe-o se não descerem suavemente. Por fim, corte o cabo e utilize o alicate para fixar a tampa da extremidade.
Para reparar um furo, é necessário o seguinte: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um kit de câmara de ar. Faça um pouco de pressão sobre a câmara de ar. Para encontrar o furo, mergulhe a câmara de ar na bacia de água. Depois de o encontrar, seque a câmara de ar com um pano e raspe a área à volta do furo com a lixa fornecida no kit. A raspagem da câmara de ar permite uma melhor aderência da cola. Aplique a cola generosamente à volta do buraco e aguarde três a cinco minutos. Coloque o remendo sobre o buraco e mantenha-o assim durante alguns minutos. Pode então voltar a colocar a câmara de ar no pneu.
Necessita de uma ferramenta de corrente, de uma corrente nova e de um elo de aperto rápido. Coloque a corrente na roda dentada e na roda de corrente mais pequena. Retire o aperto rápido com uma ferramenta de corrente de aperto rápido e retire a corrente da unidade de tração. Coloque a nova corrente na última das rodas dentadas e na roda mais pequena. Assim, é mais fácil determinar o seu comprimento ótimo. A corrente deve passar perto da polia superior da roda jockey superior do desviador. Quando tiver determinado o comprimento da corrente, corte-a com a ferramenta de corrente, conforme necessário. Depois, coloque o aperto rápido na corrente e rode o pedal, para que a alavanca de aperto rápido fique na parte superior da corrente. Pressione-a com a mão para verificar se está na posição correcta.
Precisa de trocar algumas peças? Encontrará todas as nossas peças sobressalentes para a ST 100 MOUNTAIN BIKE Amarela aqui.
Instruções
Suspensões
Instruções de suspensão
Transmissão
Instruções para a unidade de transmissão
A ROCKRIDER garante o quadro, o guiador e o avanço da tua BTT para toda a vida (em condições normais de utilização).
A garantia para as outras peças é de dois anos.
Assim que o seu filho começar a utilizar a bicicleta, alguns componentes deslocar-se-ão ligeiramente. É por essa razão que oferecemos um controlo gratuito da sua bicicleta de montanha seis meses após a compra.