Ref: 8400335, 8400336, 8405309, 8501699
2018
Concebida para evadir-se nos seus primeiros passeios de BTT. Gaste energia e divirta-se, enfrentando pequenos obstáculos, em plena natureza.
O seu conforto acima de tudo: quadro CGF com posição elevada, suspensão de 80 mm, selim ERGOFIT em rede com espigão de selim FLEX, rodas de 27,5'' (26" no tamanho XS), para sentir-se confortável durante a prática.
A pressão recomendada é de 2,5 bar.
Mais precisamente, a pressão ideal dos pneus é determinada pelo peso do utilizador. A pressão dos pneus em função do peso do utilizador corresponde ao compromisso ideal entre rendimento e resistência ao trilhamento (contacto da jante com a câmara de ar suscetível de provocar um furo).
O valor de pressão ideal encontra-se na tabela de pressão nos flancos dos pneus.
Se procura mais tração, pode reduzir o valor de pressão em 10%, sem nunca descer abaixo dos 2 bar (pressão mínima recomendada), mas aumentará o risco de furos nos pisos mais acidentados.
Controle regularmente a pressão dos pneus.
Por predefinição, o guiador está regulado na posição mais alta (a posição com as costas mais alongadas, portanto a mais confortável).
Para mais aerodinamismo e eficácia ao pedalar, pode baixar o guiador para alongar um pouco a posição (com as costas mais inclinadas, portanto, mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores situados no avanço da bicicleta, seguindo os passos descritos neste vídeo.
Não há um período de rodagem a considerar relativamente à eficácia dos travões com calços V-brake.
É portanto necessário saber que os primeiros contactos entre a superfície negra das jantes das rodas e os calços dos travões podem provocar um ruído considerável.
Não se preocupe … à medida que as suas voltas aumentam, os travões vão cobrir as jantes com uma fina película de goma e eliminar o ruído em causa.
A sua bicicleta BTT ST 100 foi concebida para evadir-se desde os primeiros passeios, com tecnologia de travões V-Brake indicada para essa utilização.
Infelizmente, não é possível equipar a bicicleta com travões de disco sem mudar a suspensão (para o travão dianteiro) e o quadro (para o travão traseiro).
A sua suspensão SUNTOUR XCT inclui 2 botões rotativos para ajuste da tensão.
Os 2 botões rotativos são independentes.
Pode utilizar o primeiro. Se o nível de tensão não for suficiente com o aperto a fundo do primeiro botão rotativo, complete o ajuste com o segundo.
Gire os botões rotativos no sentido horário para aumentar a dureza, e no sentido anti-horário para a diminuir.
A sua bicicleta BTT ST100 está disponível em 5 tamanhos, do XS ao XL.
Para os quadros mais pequenos (XS, S), a montagem de alguns acessórios (descanso, guarda-lamas, porta-criança) pode ser complicada.
Recomendamos que equipe a sua bicicleta BTT com a seguinte oferta de acessórios, para a qual garantimos 100% de compatibilidade.
O quadro da bicicleta ST 100 dispõe de uma fixação rápida.
Posicione-se de pé ao lado do selim. Desaparafuse a fixação rápida, inclinando a respetiva manete. Puxe ou empurre o selim para colocá-lo ao nível da sua bacia.
Aparafuse a fixação rápida, voltando a inclinar a manete.
Para maior precisão, veja o nosso tutorial em vídeo.
A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C.
Abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloqueá-la, sem no entanto a danificar.
A suspensão voltará a funcionar normalmente assim que a temperatura subir novamente acima dos +5 °C°.
Se, todavia, detetar alguma falha ou tiver dúvidas sobre o bom estado de funcionamento da sua suspensão, dirija-se sem tardar à oficina de uma loja DECATHLON perto de si para efetuar um diagnóstico mais aprofundado da sua BTT.
Existem várias medidas para uma boa mudança das velocidades à frente:
1. Verifique o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades.
Se um terminal de bicha estiver mal posicionado, coloque-o à mão.
1b. Se o desviador não se mover após manusear o punho rotativo da mudança de velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
2. Leve a sua bicicleta BTT a uma loja DECATHLON para um novo ajuste do desviador. LEMBRETE: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 6 meses após a data de compra.
É necessário saber que os primeiros contactos entre a superfície negra das jantes das rodas e os calços dos travões podem provocar um ruído considerável. Não se preocupe … à medida que as suas voltas aumentam, os travões vão cobrir as jantes com uma fina película de goma e eliminar o ruído em causa.
Mais medidas para "suavizar" a suspensão:
1. Reveja a regulação da dureza: consulte o capítulo "COMO FUNCIONAM AS AFINAÇÕES DAS SUSPENSÃO"
2.Efetue uma operação de manutenção básica: a manutenção da suspensão é feita regularmente com a ajuda de uma galheta de óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3. Efetue a manutenção completa na loja.
Infelizmente, ninguém está livre de um furo. Não depende exclusivamente do pneu nem da câmara-de-ar.
Por outro lado, os furos contínuos não são normais e podem dever-se a:
- Uma montagem incorreta da roda nas nossas oficinas, que faz com que surja uma cabeça de raio a furar a câmara-de-ar.
- Um pneu ou uma câmara-de-ar não conforme (porosa).
- Um primeiro furo mal reparado e um corpo estranho (espinho, vidro, pedaço de metal, etc.) que permanece no pneu.
Deve certificar-se de que não existem corpos estranhos no interior do pneu nem da jante.
Não sabe como montar/desmontar um pneu, reparar ou mudar uma câmara-de-ar?
O mais simples é não tocar na roda e desempenar provisoriamente, utilizando uma bomba de reparação antifuro: aparafusar o terminal do tubo na válvula do pneu furado e apoiar sem soltar para injetar a espuma. O pneu retoma a forma e a dureza, para permitir-lhe regressar a casa, sem preocupações.
Existem várias medidas para uma boa mudança das velocidades atrás:
1. Verifique o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover após manusear o punho rotativo da mudança de velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
2. Verifique se a ponteira do desviador não está empenada: se a ponteira estiver empenada, o desviador fica desalinhado, não podendo deste modo cumprir corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento da ponteira do desviador, conforme indicado na imagem abaixo.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma loja DECATHLON para substituir a ponteira do desviador.
3. Leve a sua BTT a uma loja DECATHLON para um novo ajuste do desviador. LEMBRETE: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 6 meses após a data de compra.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta (a partir do tamanho S) está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) mais sólidas. As rodas não deveriam, portanto, estar empenadas. Se estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Mensagem para os pais:
Alguns gestos técnicos típicos dos mais jovens (wheelings-rodas traseiras, derrapagens, saltar lancis, etc.) quando repetidos com bastante frequência podem também causar folga no cubo traseiro e o empenamento das jantes. Se observar a prática frequente destes gestos, deve chamar a atenção da criança para este problema.
A ROCKRIDER oferece garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, guiador e avanço (em condições normais de utilização).
Para as outras peças, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, algumas peças podem mexer-se ligeiramente. É por esse motivo que lhe propomos uma revisão gratuita da sua BTT nos primeiros 12 meses após a compra da bicicleta.