Ref: 8561489
2020
Esta BTT elétrica foi concebida para os passeios TODO-O-TERRENO MONTANHOSOS.
Com esta BTT elétrica E-ST 500, desfrute de um pedalar natural. Com um captador de potência integrado, a assistência proporcional nem se sente permitindo-lhe gerir ao pormenor o seu esforço.
A pressão dos pneus deve ser particularmente vigiada quando se trata de uma bicicleta elétrica.
As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Sobre a montagem de origem com câmara de ar (Tubetype):
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 1.0 a 1.8 bar.
Se procura maior aderência e conforto, pode diminuir a pressão. Se procura maior autonomia e rendimento no pedalar, poderá encher um pouco mais o seu pneu.
Certifique-se de que não ultrapassa as pressões máximas E mínimas indicadas na lateral do seu pneu.
Uma pressão demasiado reduzida favorece os trilhamentos da câmara de ar e pode danificar a jante durante a passagem por um obstáculo enquanto uma pressão demasiado elevada pode fazer rebentar a câmara de ar, o pneu, ou deformar para sempre a jante.
Um pneu bem enchido é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
O TUBELESS é uma boa maneira de aproveitar em plenitude o trabalho do pneu. A pressão é neste caso mais baixa (cerca de meio-bar) comparativamente com um pneu Tubetype. Uma vez que está menos cheio, a "estrutura" do pneu pode entrar em contacto com o solo. E tudo isto sem que seja necessário parar por causa da câmara de ar.
Numa montagem Tubeless, o objetivo é diminuir a pressão para aproveitar todo o trabalho do pneu, evitando, no entanto, que a jante toque no solo durante a passagem por um obstáculo.
Certifique-se de que não ultrapassa os 3 bar de pressão numa montagem TUBELESS, as suas jantes em alumínio poderão danificar-se.
Um pneu bem enchido é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
ATENÇÃO: Ao contrário das suas jantes, os seus pneus HUTCHINSON Cougar não são Tubeless Ready.
A regulação da sua suspensão ROCKSHOX precisa de ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.
Na sua suspensão não existe um único tipo de regulação: a pré-tensão.
A pré-trensão determina a rigidez da sua suspensão. Para a regular, rode a roda situada à esquerda da sua suspensão. O sentido dos ponteiros do relógios vai apertar a mola e tornar a suspensão mais rígida. O sentido contrário ao dos ponteiros do relógio vai soltá-la e tornar a sua suspensão mais macia. A roda à direita é utilizada para bloquear a suspensão, é útil durante os percursos em zonas de maior andamento.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e a performance dos travões é reduzida. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e a uma "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno, que inutiliza completamente os travões, recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de cerca de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração forte para passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, utilizando um único travão de cada vez.
Se surgir uma fina camada com aspeto liso e brilhante nas suas pastilhas, significa que estão, sem dúvida, vidradas. Para solucionar o problema e evitar eliminá-las, poderá retirar-lhes a vidragem lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembre-se de colocar luvas e uma máscara durante o lixamento das suas pastilhas. Por fim, volte a colocar as suas pastilhas e volte a sujeitá-las a uma nova rodagem.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Um bom alinhamento do seu guiador permite-lhe evitar dores nos braços e ombros para além de melhorar a sua experiência em BTT. Visualize este vídeo para aprender a alinhar o seu guiador.
É necessário orientar corretamente os manípulos dos travões para uma maior segurança e um conforto superior na bicicleta. Visualize este vídeo para aprender a orientar os manípulos dos travões.
A sua BTT é compatível com o suporte de ciclómetro bicicleta para avanço (ou Computer Stem). Pode montar diretamente aí o seu ciclómetro/GPS GARMIN ou SIGMA.
NB : Se utilizar espaçadores acima da sua potência, o suporte não se irá apresentar corretamente e deverá "serrar" ligeiramente o espaçador com a ajuda de um cortador. Se os seus espaçadores se situam abaixo da potência, o computer stem adapta-se perfeitamente.
Uma boa altura do selim permite-lhe melhorar o seu conforto e a sua performance na bicicleta.
Coloque-se de pé ao lado do seu selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Empurre ou puxe o selim para o colocar ao nível da sua bacia. Prenda o aperto rápido voltando a fechar a sua alavanca. Para uma maior precisão, veja o nosso vídeo tutorial.
Ajustar o recuo do selim permite-lhe melhorar o seu conforto e a sua performance com a bicicleta. Visualize este vídeo para aprender a ajustar o recuo do seu selim.
Visualize este vídeo para aprender a substituir os pedais.
Se optar por pedais automáticos, deverá treinar para fixar e soltar o seu calçado de modo a evitar eventuais quedas durante as suas saídas.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar e melhorar a aderência e o conforto, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
As suas rodas são Tubeless Ready, significa que o fundo de jante estanque já foi colocado. Faltam-lhe apenasum par de pneus Tubeless Ready, válvulas Tubeless (PRESTA) e líquido preventivo (anti-furo). Lembre-se de colocar luvas e óculos para se proteger em caso de um eventual rebentamento.
Para passar as suas rodas para Tubeless, siga estas etapas:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar de origem da jante
3. Verificar se o fundo da jante está bem assente e se apresenta bolhas ou cortes
4. Inserir uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante
5. Colocar entre 60 mL e 90 mL (de acordo com a largura do pneu) de líquido preventivo anti-furo
6. Montar o seu novo pneu específico TUBELESS READY
7. Encher bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Atenção, não deve nunca ultrapassar os 3 bar de pressão, arrisca-se a rebentar o seu pneu ou a danificar as suas jantes.
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
O Botão Iniciar/Parar permite-lhe ligar e desligar o ecrã. Utilize o botão + e o botão - para navegar entre os diferentes modos de assistência:
Modo 0 - Desativado
Modo 1 - Económico +60%
Modo 2 - Normal +150%
Modo 3 - Boost +300%
Em cada um dos modos de assistências à exceção do Modo 0, premir e manter premido o botão + permite-lhe lançar o Modo Pião, esta função permite-lhe levar a sua bicicleta quando vai a pé.
A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%).
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É totalmente possível usar a sua bicicleta sem esta assistência.
Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Para evitar quaisquer riscos elétricos, não é aconselhável deixar mais de 24 h a sua bicicleta/bateria no sector.
Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. É possível identificar graças ao LED indicador do carregador, que passa a verde
Não, as baterias células de lithium-ion não têm efeito de memória. Podem assim ser carregadas a qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas o rendimento mantém-se muito baixo.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.
Se possível, deverá recarregar a bateria a 60% (mesmo que não usada) pelo menos uma vez por ano para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
Pode comprar uma nova bateria na sua oficina DECATHLON.
Contacte a oficina mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%). No final destes 500 ciclos, garantimos uma autonomia sempre superior a 80% em relação à autonomia da bateria nova.
A manutenção da sua BTT é essencial para prolongar o tempo de vida útil dos seus componentes e para que possa desfrutar durante a prática do seu desporto. Para além de, em termos de estética, ser importante ter uma bicicleta limpa, uma manutenção negligente pode provocar-lhe alguns problemas que podem resultar em acidentes : mau funcionamento dos cabos, ferrugem, fugas, desgaste prematuro, etc.
Uma boa manutenção é benéfica para a sua prática desportiva, os seus componentes têm uma maior longevidade e o impacto ecológico da bicicleta será menor.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Oferecemos por isso uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.
Para limpar bem a sua BTT, precisa de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para lavar a sua BTT elétrica, é importante deixar a bateria na bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Evite igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Guardar corretamente a sua BTT é indispensável para melhorar a sua duração de vida, sobretudo se tiver assistência elétrica.
Após uma saída, recomendamos que:
> Limpe a bicicleta para remover a lama ou a areia que poderiam corroer a sua BTT.
> Seque e lubrifique a sua transmissão (evitando aplicar nos travões) para protegê-la da ferrugem e da corrosão.
> Guarde a sua BTT num local seco e fresco.
Para guardar a BTT durante o inverno , outras recomendações deverão ser seguidas:
> Encaixe o guiador no pequeno pinhão para libertar a tensão sobre os cabos.
> Carregue a bateria preferencialmente a 60%.
> Pode lubrificar a bicicleta com uma fina camada de vaselina, insistindo bem nos raios e cubos, nas jantes, no guiador e no avanço. Utilize um pano limpo, ligeiramente embebido neste óleo; isso permitirá proteger os componentes das poeiras.
> Opte por suspender a BTT pelo quadro, para reduzir a pressão nos pneus e evitar possíveis fissuras.
Atenção: Fresco não significa frio! Evite a todo o custo as temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas. Não guarde a sua BTT ao sol e tenha atenção ao gelo do inverno.
A garagem pode ser uma boa solução, desde que o local permaneça seco e sem gelo no inverno, caso contrário, prefira o interior da sua casa.
Para prolongar ao máximo a duração de vidada sua bateria, recomendamos:
- Não pressioná-la demasiado (uma BTT não é uma scooter!)
- Carregar a sua bateria com o carregador de origem e certificar-se de que o carregador está em bom estado
- Armazenar a sua BTT com um nível de carga de cerca de 60% (Não deixar a bateria ligada para além dos 100% e não a guardar completamente descarregada)
- Estacionar a sua BTT à sombra ou em zonas frescas.
Durante o transporte, lembre-se de retirar a bateria da sua BTT e de a arrumar no interior do veículo.
Nos travões de disco, deve trocar de pastilhas com regularidade. É suposto utilizar consideravelmente os seus travões e esta utilização tem um impacto no desgaste das suas pastilhas.
Se sentir uma quebra na força, uma perda de performance ou um chiar do travão, as suas pastilhas poderão estar desgastadas. Para se certificar, verifique o revestimento presente na pastilha, se falta menos de um ou dois milímetros, deverá substituí-las.
Poderá trocar sozinho as pastilhas de travão seguindo este vídeo ou poderá levar a sua VTTAE a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos possa substituí-las.
A suspensão está entre os componentes que maior solicitação sofre numa BTT e a sua manutenção deve ser rigorosa para lhe assegurar um nível de conforto e uma total segurança em terrenos técnicos. Recomendamos-lhe que realize regularmente a manutenção da sua suspensão.
São necessárias várias manutenções para prolongar o tempo de vida útil máximo da sua suspensão:
> Após cada saída, deverá limpar a sujidade dos pistões e das juntas anti-poeiras. Isto vai permitir minimizar o risco de a sujidade penetrar na bainha. Pode igualmente acrescentar lubrificante téflon para as juntas não secarem. Limpe, no entanto, o excesso para evitar a acumulação de poeiras.
> Após 50h de prática, pode desmontar a sua suspensão, limpá-la na totalidade e voltar a lubrificá-la. Esta manutenção é mais complexa uma vez que é necessária a desmontagem da suspensão. Aconselhamo-lo a deixar a sua BTT numa das nossas oficinas DECATHLON de modo a evitar qualquer risco de danificação da sua suspensão.
Uma corrente desgastada provoca uma passagem de mudanças deficiente e um desgaste prematuro da cassette e do prato.
Pode verificar o desgaste da sua corrente graças a um verificador de desgaste. Basta colocar a ranhura do verificador entre duas malhas da corrente e deixar cair o outro lado sobre a corrente. Se este se enterrar totalmente entre duas malhas, significa que a corrente está desgastada e é fundamental substituí-la rapidamente para não deteriorar a cassette e o prato.
Recomendamos-lhe a troca da sua corrente a partir de 50% de nível de desgaste. Acima dos 75%, deverá substituir a corrente, a cassette E o prato, e é por esta razão que é preferível substituir regularmente a sua corrente para evitar a utilização prematura do conjunto da transmissão.
Se utiliza a sua BTTAE na sua mobilidade, é preferível utilizar todos os diferentes pinhões da cassette ou um modo de assistência mais suave.Muitas vezes, os utilizadores têm de mudar toda a sua cassette porque o pequeno pinhão fica prematuramente desgastado devido à utilização demasiado frequente do modo turbo como modo de assistência ou quando o pequeno pinhão é demasiado utilizado comparativamente com os outros).
NOTA: as BTT com Assistência Elétrica necessitam de uma corrente reforçada.
> ELÉTRICO
1. VERIFIQUE A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.
LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador estão com um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.
2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirija-se a uma oficina DECATHLON para reparação.
O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).
A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao carregador.
O 4.º LED ESTÁ A PISCAR
A bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais rápido possível para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
OUTRO LED ESTÁ A PISCAR
A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma oficina Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.
É possível que um código de erro apareça no seu ecrã.
Todos os códigos de falha são registados nos avisos elétricos. Cada código é acompanhado por um procedimento para resolução do problema.
Se o problema persistir ou se não conseguir realizar os procedimentos descritos, dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
1. Assegure-se de que está a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus corretamente enchidos.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
> MECÂNICO
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifique o cabo e as bicha:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear a manete das velocidades, significa provavelmente que o cabo e a bicha estão emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e a bicha.
Pode levar a sua BTT até uma oficina DECATHLON para substituição do cabo e da bicha ou fazê-lo em casa seguindo este vídeo. A única diferença com o vídeo é o facto de a bicha ser única e ir da manete até ao desviador passando por baixo do tubo diagonal do seu quadro.
2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 6 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Se perdeu as duas chaves, dirija-se a uma oficina DECATHLON para mandar trocar o canhão. Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.
Seja positiva ou negativa, a sua opinião interessa-nos muito. Explicamos-lhe por que razão a sua opinião é importante:
Para que possa dar a sua opinião quando
quiser
As opiniões dos clientes refletem o que eles pensam sobre a qualidade do produto!
Para ajudar a(o)s outra(o)s desportistas
A sua opinião será útil para todos os desportistas no momento de fazerem a sua escolha de compra!
Para contribuir para a melhoria dos nossos produtos
Utilizamos as suas opiniões para melhorar a conceção dos nossos novos produtos!