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REF: 8517229
2018
Concebida para a iniciação à BMX na rua, em módulos urbanos e descampados para jovens ciclistas (8 a 14 anos / 1m30 a 1m60)
Veja os conselhos de regulação, manutenção e reparação desta BMX assim como todos os acessórios compatíveis e as peças sobresselentes. A BMX Wipe 520 está equipada com um rotor (para que o guiador gire indefinidamente) e de 4 peseiras.
A peseira é um tubo fixo no eixo das rodas da bicicleta BMX. Incita os praticantes a «fazerem grinds » (deslizar) nos módulos, corrimões e muros baixos, e também a efetuarem várias manobras em flatland. Ao contrário do que pensam os não iniciados, as peseiras não são apenas pousa-pés para um passageiro extra na sua bicicleta!
Numa bicicleta convencional, os travões são acionados por um cabo e uma bicha que ligam a alavanca do travão ao estribo. Para oferecer o máximo de possibilidades de figuras com o guiador, as bicicletas BMX freestyle possuem um sistema de travagem que permite uma rotação infinita do guiador mantendo simultaneamente uma travagem eficaz. Este mecanismo utiliza dois cabos desdobrados, um rotor e dois discos de fixações posicionados ao nível da direção. O rotor é um elemento de rolamento montado sob o avanço e situado entre as duas fixações. Oferece assim uma travagem idêntica, independentemente da posição do guiador e do número de voltas que dá. Esta BMX Wipe 520 está equipada com um rotor.
A bicha de travão "incompressível", mais comprida do que uma bicha de travão incompressível, permite uma rotação do guiador de 2 voltas, ou seja, 720° (ao contrário do rotor que permite rotações infinitas) mantendo simultaneamente a mesma potência de travagem. Esta tecnologia é utilizada pelos melhores praticantes profissionais para substituir o rotor!
O tubo da bicha de travão é uma peça em inox que permite guiar o cabo do travão no estribo do V-brake. O ângulo deste tubo de bicha de travão foi escolhido de forma a assegurar a passagem correta do cabo para uma travagem eficaz. É possível substituí-la caso se parta.
É importante ajustar a altura do tubo do selim e do guiador de acordo com a morfologia da criança. O indicador mínimo de inserção do tubo do selim e do guiador nunca deve ficar visível por razões de segurança (certifique-se de que este indicador mínimo de inserção não é ultrapassado).
Numa BMX, geralmente, pedala-se em pé e é necessário o máximo de espaço para não perturbar os movimentos durante os saltos e os tricks. É por esse motivo que o selim da bicicleta BMX é muitas vezes baixo.
A ALTURA: Para uma pilotagem mais ativa, facilitar os ressaltos e efetuar as primeiras figuras (bunny up, manual, bus driver, etc.), regule o selim de forma que fique baixo para pedalar à vontade. Se apenas usa a BMX para se deslocar ou se o seu filho a usa para se divertir com os amigos, pode regular para uma posição mais alta para pedalar sentado. Naturalmente, pode alternar estas posições ao seu critério.
O RECUO: O recuo do selim da sua BMX liberta espaço entre o selim e o guiador, o que é prático para passar as pernas durante os tricks, mas é problemático para efetuar outras figuras que requerem que agarre o selim entre as pernas (bus driver).
Regular corretamente o guiador é escolher a posição adequada para se deslocar e para praticar BMX em todos os tipos de terrenos. Os seus joelhos batem no guiador? Não é normal. Pode dever-se a uma regulação errada do guiador ou é porque a bicicleta BMX é demasiado pequena para si. De facto, mesmo em BMX, existem vários tamanhos para criança e para adolescentes ou adultos.
PARA A FRENTE OU PARA TRÁS?
No caso de uma bicicleta BMX, a regulação básica do guiador é uma posição paralela à forqueta (ou próxima deste alinhamento). Oferece um bom compromisso entre nervosidade e conforto e é também a posição mais versátil. Um guiador demasiado para a frente conferirá um comportamento mais nervoso e mais instável à sua BMX, o que pode ser perigoso para uma criança. O peso do ciclista na bicicleta também estará mal distribuído se guiador ficar demasiado para a frente. Posicionar o guiador demasiado para trás (para si) perturbará a pedalagem em pé e dificultará a realização dos seus tricks! No entanto, um guiador regulado ligeiramente para si relativamente ao alinhamento da forqueta proporciona mais conforto na sua prática. Se não sabe como ajustar o guiador, use chaves Allen e coloque-o numa posição paralela à forqueta testando posteriormente esta regulação. Depois, pode testar e posicionar o guiador para a frente ou para trás até encontrar a posição ideal.
A LARGURA
Embora a largura não seja regulada, os guiadores BMX são recortados no tamanho adequado. A largura do guiador corresponde aproximadamente à largura dos seus ombros. Para apurar o tamanho correto, estique e mantenha direitos os braços para o guiador e agarre-o. Tem a posição ideal das mãos no guiador. Um guiador demasiado largo pode provocar dores nas costas ao passo que um guiador demasiado estreito será bastante instável.
A ALTURA
A altura não é regulada. Em contrapartida, pode posicionar os separadores sob o avanço para levantar o guiador e elevar a sua posição. Atenção: o avanço deve estar bem fixo na forqueta. Para subir o guiador, a outra solução é simplesmente trocar de guiador. Existem vários tamanhos adaptados a todas as estaturas.
Para testar a eficácia dos travões, faça a BMX de criança rolar segurando-a apenas pelo guiador. Acione a alavanca direita para o travão traseiro ou a esquerda para o travão dianteiro. A roda testada deve imobilizar-se com esta ação. As pastilhas não devem friccionar os flancos da jante.
Se notar que a travagem não é eficaz ou que a roda fricciona, veja o que pode fazer: Existe um botão de ajuste situado à frente da alavanca do travão. Se girar este botão no sentido dos ponteiros do relógio, isto irá apertar significativamente o travão (= travagem mais forte). Se girar este botão no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio, isto irá desapertar o travão (= travagem menos forte e afastamento das pastilhas da jante).
Deve verificar regularmente a correta regulação do travão.
A pressão recomendada está sempre inscrita sobre o flanco de cada pneu da bicicleta. Recomendamos que encha os pneus com a pressão indicada sobre o flanco do pneu. No caso desta BMX, a pressão deve estar compreendida entre 2,5 bars e 4 bars. Recomendamos uma pressão de 3,5 bars.
Esta pode variar conforme o tipo de pneu. A aderência do pneu é muito solicitada nomeadamente nas viragens e nas receções.
Pode utilizar um produto do tipo "All in One" para soltar, limpar, lubrificar e proteger a BMX (produto disponível na lojas Decathlon). É um produto tudo-em-um muito prático. Para lubrificar a corrente da BMX, faça-a rodar usando o pedal e aplique uma "pulverização" em todo o comprimento. Deixe secar durante alguns minutos. Caso a corrente esteja muito suja, passe com uma escova e/ou um pano sobre todo o comprimento e pulverize novamente o "All In One". O nosso conselho: evite qualquer contacto com os calços, placas de travão e superfície de travagem da jante.
Protege a bicicleta de forma duradoura: as aplicações regulares evitam o risco de corrosão.
Antes de cada saída, é muito importante verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se estiver vazio, verifique se não está furado. Para isso, encha-o ao máximo. Se esvaziar rapidamente, terá de desmontar a roda e de seguida o pneu para o trocar ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, verifique a superfície do pneu para ver se não existem pequenos picos ou vidros. De seguida, desmonte a roda e depois o pneu para trocar ou reparar a câmara de ar tendo o cuidado de retirar o pico ou vidro.
DICA: Para identificar mais facilmente a localização do furo na câmara de ar, encha-a com uma bomba e mergulhe-a na água (num lavatório, numa bacia, numa banheira, etc.). Ao rodar a câmara de ar para passar a pouco e pouco todas as partes na água, verificará o aparecimento de bolhas na zona do furo. Se não estiver vazio, recomendamos que verifique a pressão correta do pneu (ver rubrica em cima).
SABIA QUE... A borracha tem uma duração de vida que depende também das condições de utilização e de arrumação. Se detetar fissuras ao inspeccionar o pneu, então recomendamos que o substitua por um pneu novo.
Se constatar que a BMX está suja (lama, chuva, pó, etc.), limpe-a sempre que necessário.
Se tiver pó , pode simplesmente utilizar um pano seco para limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade um pouco mais resistente, pode limpá-la com água quente e uma esponja (ou um pano molhado) com sabão ou detergente específico para bicicleta. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, roda).
SABIA QUE...
Não recomendamos a utilização de máquina de alta pressão para limpar a bicicleta: as funções de alguns componentes (caixa de direção, caixa da pedaleira, etc.) podem ficar danificadas e colocar em perigo a criança.
Quando tiver terminado, só tem de a limpar com um pano seco para evitar a ferrugem. Lubrifique novamente as partes móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, caixa da pedaleira)
Recomendamos que guarde a bicicleta num local seco. Assegure-se de que não apanha humidade.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da sua utilização, da sua manutenção e do seu armazenamento.
Quanto mais húmidas ou salinas (ar marinho) forem as condições, mais a bicicleta de criança ficará sujeita à corrosão e a sua durabilidade será limitada. Por esse motivo, é importante guardá-la limpa e seca num local não húmido.
Em caso de furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
Vire a bicicleta sobre o selim e o guiador.
Tem de libertar os travões para deixar passar a roda. Para isso, aperte a parte superior dos estribos do V-brake e desengate a bicha.
Para a roda dianteira, basta retirá-la da forqueta e de seguida trocar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Para a roda traseira, coloque o desviador na roda dentada mais pequena.Desaperte a roda e troque a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso tem sempre a possibilidade de utilizar a bomba anti-furo que permite reparar as câmaras de ar furadas sem ferramentas (não indicado para câmaras de ar rasgadas).
No caso da alavanca do guiador estar muito solto, mole, a tocar no guiador muito facilmente, regule a tensão do cabo do travão com a ajuda do botão de regulação localizado sobre a alavanca do travão..
Desaperte o botão e a porca até obter uma tensão no cabo apropriada para que a alavanca do travão esteja firme mas não demasiado dura.
Quando obtiver a tensão desejada, aperte bem a porca contra a alavanca do travão para bloquear a regulação.
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A BTWIN assegura, relativamente à sua BMX, uma garantia ilimitada para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem mexer-se ligeiramente. Por essa razão, propomos-lhe uma revisão gratuita da sua BMX nos 12 meses após a compra da bicicleta.