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REF: 8501248
2021
Esta BMX foi concebida para o jovem praticante principiante de 7 a 9 anos (1,25 m a 1,35 m) na rua, em módulos urbanos e pistas de terra com lombas
Descobre todos os conselhos de regulação, de manutenção e de reparação desta BMX, assim como todos os acessórios compatíveis e peças sobresselentes.
A bicha de travão "anticompressão", mais comprida do que uma bicha de travão de compressão, permite uma rotação do guiador de 2 voltas, ou seja 720° (contrariamente ao rotor, que permite rotações ilimitadas) conservando a mesma potência de travagem. Esta tecnologia é utilizada pelos melhores riders profissionais para substituir o rotor!
O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em inox que permite guiar o cabo de travão no corpo do travão V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi definido para assegurar a melhor passagem do cabo para uma travagem eficiente. É possível substitui-lo em caso de quebra.
É essencial ajustar a altura do tubo do selim de acordo com a morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifica-te de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).
Geralmente, pedala-se de pé numa BMX, razão pela qual o selim de uma bicicleta BMX é normalmente baixo.
Se utilizares a BMX apenas para te deslocares ou se o teu filho a utilizar para se divertir com os amigos, poderás ajustar o selim a maior altura para pedalar sentado. Evidentemente, poderás sempre alternar entre estas duas posições.
Ajustar o guiador consiste em posicioná-lo de forma perfeitamente perpendicular à roda dianteira.
Para testares a eficácia dos travões, faz rodar a BMX de criança segurando-a pelo guiador. Aciona a manete direita para o travão de trás ou a manete esquerda para o travão da frente. A roda testada deverá bloquear quando pressionares a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.
Se verificares que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderás fazer o seguinte: Existe um seletor na alavanca dos travões. Se rodares o seletor no sentido dos ponteiros do relógio, isso vai apertar mais o travão (= travagem mais intensa). Se rodares o seletor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, isso vai desapertar mais o travão (= travagem menos intensa e afastamento dos calços em relação à jante).
É importante verificar regularmente a boa regulação dos travões.
A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos.
A pressão pode variar consoante o tipo de pneu. A aderência do pneu é bastante solicitada, nomeadamente nas curvas e nas receções.
Para instalar as peseiras:
1. Retira a tampa do eixo
2. Encaixa nele a peseira e aperta-a manualmente até ao fim.
3. Termina o aperto com uma chave de fendas como na imagem.
Esta BMX está equipada com pneus 18x2.1 .
Podes utilizar um produto de tipo lubrificante para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta BMX (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta BMX, roda-a através dos pedais e aplica o "spray" em toda a extensão. Deixa-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passa uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplica novamente o lubrificante. O nosso conselho: evita o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.
Protege a bicicleta de forma duradoura: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.
Antes de cada utilização, deverás sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiveres um pneu vazio, verifica se não está furado. Para isso, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de pregos ou pedaços de vidro. Em seguida, é necessário desmontar a roda, depois o pneu, para substituir ou reparar a câmara de ar, tendo o cuidado de remover do pneu o prego ou pedaço de vidro.
DICA: Para localizares mais facilmente o sítio do furo na câmara de ar, enche-a com uma bomba de ar e mergulha-a em água (num lavatório, numa bacia, na banheira, ...). Rodando lentamente a câmara de ar de modo a mergulhar cada porção na água, acabarás por assistir à formação de bolhas no sítio do furo. Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).
SABIAS QUE... A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionares o pneu, detetares fissuras na sua superfície, aconselhamos-te a substituí-lo por um novo.
Se verificares que a tua BMX está suja (lama, chuva, pó, etc.), não hesites em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.
A saber:
Antes da limpeza, desengordura bem a corrente da bicicleta com um produto adequado.
Se estiver suja de pó, podes simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, podes limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou detergente próprio para bicicletas. Limpa os elementos da bicicleta que estão sujos (quadro, suspensão, guiador, roda).
SABIAS QUE...
Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta de criança com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro, etc.) e comprometer a segurança da criança.
Quando tiveres acabado, só tens de enxugar a bicicleta com um pano seco para evitar a formação de ferrugem. Não te esqueças de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco. É importante evitar que fique exposta à humidade.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Quanto mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil. Por isso, é importante armazenar a bicicleta, depois de limpa e seca, num lugar onde não haja humidade.
Se tiveres um furo, para imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
Vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim.
Para desmontares a roda, deverás libertar o travão. Para o efeito, aperta com a mão a parte de cima do travão V-brake e retira o tubo curvado no encaixe.
No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
No caso da roda de trás, deverás posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperta a roda e muda a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso, poderás sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos).
Para evitares que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverás ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.
Desaperta a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Uma vez obtida a tensão desejada, aperta ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação.
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A BTWIN oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço da bicicleta (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da tua BMX nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.