A importância de bem encher a bola de voleibol

Uma bola bem cheia garante um jogo de qualidade! Como e por que motivo deves encher bem a tua bola de voleibol? Vais encontrar todas as respostas neste artigo!

A importância de bem encher a bola de voleibol

Graças a este conselho, não terás mais dúvidas sobre como encher a tua bola de vólei.

Pressão de uma bola de voleibol

Uma bola de voleibol deve ter uma pressão compreendida entre 0,25 e 0,3 bar, consoante o modelo.

Se a pressão da bola se aproximar dos 0,3 bar, vai deslocar-se mais rapidamente e percorrer distâncias maiores quando for batida.

A pressão a respeitar está indicada junto à válvula da bola, como se vê na foto.
Ao respeitar as indicações da pressão, estarás a cuidar da tua bola!

A importância de bem encher a bola de voleibol

Como bem encher a bola de voleibol?

É normal que uma bola de voleibol vá perdendo ar! E sim, isso acontece independentemente de ficar num canto durante algum tempo sem utilização ou de ser utilizada com regularidade.

Por esse motivo, mais vale verificar a pressão antes de cada jogo.

Para encher a bola, poderás utilizar uma bomba manual ou elétrica. Recomendamos, no entanto, que utilizes um manómetro para que a pressão da bola seja exatamente a pressão indicada.

A bola possui uma válvula que te permitirá encher e alterar a pressão em função das tuas necessidades. Poderás introduzir a agulha de enchimento na válvula, mas antes de o fazer, humedece-a bem para não danificar a válvula.

Basta que enchas a bola respeitando a pressão indicada e que utilizes o manómetro para a verificar, pois os dispositivos de enchimento manuais ou elétricos são muitas vezes pouco precisos.

A importância de bem encher a bola de voleibol

Por que motivo é que uma bola deve estar bem cheia?

Para um bom desempenho e, portanto, para ter um jogo ou treino de qualidade, é fundamental ter uma bola bem cheia. Desta forma, o desgaste também será muito mais lento!

Uma bola mal cheia confere um certo "peso" ao jogo. A bola parece mais pesada e isso sente-se nos dedos durante os passes, e sobretudo nos antebraços quando se executa uma manchete. O maior risco, contudo, reside no facto de se ter uma bola sem precisão alguma ao nível da sua trajetória. A bola deixa de ter estabilidade no ar.

A importância de bem encher a bola de voleibol

"SABIAS QUE?": qual é a diferença entre uma bola de voleibol de praia e uma bola de voleibol?
A bola de voleibol de praia precisa de menos pressão, mas apresenta uma dimensão ligeiramente maior do que a de uma bola de voleibol, além de possuir componentes que lhe permitem resistir à humidade e ao sol, características de que a bola de voleibol não necessita.

BOM JOGO!

Descobre a nossa seleção de conselhos