Numa primeira fase, relaxe…O grupo muscular massajar deve estar bem relaxado após o esforço, para evitar qualquer tensão. É necessário descontrair os músculos, utilizando técnicas de massagem com uma duração mínima de 5 minutos em cada grupo muscular.
2 técnicas:
- Massagem manual, com cremes, óleos ou bálsamos que contêm óleos essenciais. Podem ser utilizadas várias técnicas: massagem sem intensidade, pressão estática numa zona de tensão, deslizamento com pressão para drenar o músculo, pressão superficial ou profunda. Poderá também massajar com eficácia braços e pernas (link para vídeos tutoriais).
- Com acessórios de massagem, em movimento de vaivém ou em movimentos circulares sobre o grupo muscular. A pressão exercida pelos acessórios provoca uma ligeira dor que é perfeitamente normal. É sinal que a massagem é eficaz. Nas zonas mais sensíveis, continue a insistir, lentamente, exercendo pressão suficiente sobre o músculo. Este tipo de massagem permite aceder às partes normalmente inacessíveis do corpo (glúteos, trapézios).
Para uma maior eficácia, a automassagem deve ser praticada com regularidade, tal como os seus treinos.