Ajuste as suas camadas de roupa em função do seu esforço

Nunca é demais repetir, é necessário ajustar o seu equipamento em função da intensidade do seu esforço. Efetivamente, se na subida tiver preguiça de retirar o seu polar, corre o risco de transpirar mais e ficará molhado mesmo se estiver equipado com uma t-shirt/camisola respirável .

Se ficar molhado, será mais difícil aquecer-se, nomeadamente durante as pausas.

Pode igualmente optar por usar roupa com fechos de correr para ventilação (arejamento no pescoço, debaixo das axilas) para ajudar a regular a sua temperatura corporal.  

(Se necessário, reveja o nosso conselho sobre "A técnica das 3 camadas" ; o link encontra-se no fim da página)

casaco-respirável-ventilado

Proteja as extremidades

É importante saber que 80% do seu calor corporal escapa-se através das extremidades (cabeça, mãos, pés). Por outro lado, o nosso sistema privilegia o afluxo sanguíneo em direção ao cérebro. Se este estiver bem quente, consome menos energia para se aquecer e permite ao resto do corpo - e nomeadamente às extremidades - estar bem alimentado. Por isso, leve sempre um par de luvas e um gorro (ou uma faixa) para o caso de serem necessários. Em especial, escolha meias quentes. O ideal é que sejam também respiráveis para evitar que os pés fiquem molhados se transpirar. O mesmo vale para o calçado.   

meias-quentes-respiráveis

Leve uma bebida quente

Em pleno inverno substitua o seu cantil habitual ou a bolsa de água por uma garrafa isotérmica. Beber água fria quando se sente frio pode ser desanimador, mas um corpo mal hidratado vai funcionar menos bem e será mais sensível à fadiga e ao frio (e também a pequenos transtornos como as dores de cabeça, até tendinites, etc). Além disso, a bebida quente vai dinamizar o seu aquecimento se estiver a sentir frio.

garrafa-isotérmica

Não desvalorize a roupa térmica

Se o tempo está muito frio ou se é friorento, use collants por baixo das calças (esta dica também serve para evitar que tenha de investir numas calças especiais para o inverno), luvas interiores por baixo das luvas, etc.

luvas-interiores-caminhada

Aperte o calçado de forma adequada

Não aperte o calçado demais ou de menos, o objetivo é que o pé fique bem apoiado sem desconforto. Se necessário, volte a ajustar de acordo com as suas sensações durante a caminhada, especialmente nas descidas. No entanto, um calçado demasiado apertado pode dificultar a circulação sanguínea e deixar os pés gelados!

Para obter mais informações, veja o nosso conselho: «como apertar o calçado de caminhada de forma adequada?».

apertar-corretamente-o-calçado-de-cano-alto-de-caminhada

BOAS CAMINHADAS DE INVERNO

Descubra os nossos conselhos sobre caminhada