tiro ao prato - 11 conselhos para caçar melhor

11 Conselhos para atirar melhor

As nossas dicas vão ajudar-te a obter melhores resultados no tiro ao prato. Para além de movimentos relaxados e fluidos, a prática e o controlo da arma desempenham um papel decisivo nesta prática. Descobre as nossas 11 dicas para atirares melhor!

Aprender a atirar ao prato

Planear a zona de tiro

Antes de cada tiro, é fundamental escolher o local onde se vai praticar. Em terreno plano, será mais fácil. Em fosso, não é possível saber de onde parte o prato. Por isso, visualiza toda a zona à esquerda, ao centro e à direita. Antecipa o que se vai passar antes de atirar. Os olhos devem estar focados e as pernas e pés devem estar estabilizados. Define um plano, visualiza-o e executa-o.

Lançador de pratos para tiro ao prato

Não mexer antes de visualizar claramente o alvo

Geralmente, os atiradores estão sempre com pressa. Mas leva o tempo que for necessário. Quando o prato é lançado, o cérebro não é capaz de identificar claramente o alvo. Por isso, dá-lhe o tempo necessário para avaliar corretamente a velocidade e a trajetória do mesmo. Nunca atires sobre um objeto que não estejas a ver.
Deste modo, dá a ordem de lançamento do prato, leva o tempo suficiente para avaliar a trajetória e a velocidade e, só depois, atira.

Olhe para o prato durante o tiro ao prato

Manter os olhos no prato

Para aumentar as hipóteses de acertar no alvo, os olhos devem manter-se no prato e não nos canos da arma. Da mesma forma que, quando conduzimos, olhamos para a estrada e não para o volante. Mesmo que estejas a olhar para os canos para medir a distância correta no avanço, o cérebro já não sabe o que é suposto atingir. Mantém, por isso, os olhos focados no prato.

a

Não precipitar

Os melhores atiradores são precisos e levam o seu tempo a analisar a situação antes de atirar. Em fosso, nada como atirar com mais tranquilidade para acertares em mais pratos. Um bom tiro é um tiro fluido, calmo e seguro. Os atiradores que se apressam a atirar, geralmente não têm um desempenho regular. Não se deve precipitar o tiro; isso aumenta o stress e diminui a concentração em competição.

p1554769

Relaxar os músculos

Se apertares demasiado a espingarda, os antebraços estarão tensos, assim como a nuca e o pescoço. Isso pode impedir-te facilmente de chegar ao fim da competição. Por isso, não segures a espingarda com a mão de trás com mais força do que se segurasses um martelo. A mão da frente serve apenas como um guia. O tiro ao prato é um desporto onde devemos competir connosco próprios antes de competirmos com os outros atiradores.

a

Não dar demasiada atenção ao que os outros dizem

A maioria dos atiradores nunca fez um curso nem leu um manual de tiro. Ouve-se todo o tipo de afirmação e o seu contrário. É fundamental que te concentres em ti e na tua capacidade de adquirir experiência tendo bases técnicas sólidas.

Cartucho Tiro ao Prato Solognac

Não pensar que o problema está na espingarda ou nos cartuchos

99,9% dos tiros falhados devem-se a um erro técnico. Se a inclinação da espingarda estiver bem e se os testes de direcionamento forem satisfatórios, a espingarda não apresenta qualquer problema. Pouco importa que se trate de um modelo de 800 euros. O mesmo se aplica aos cartuchos. Os de 28g da gama mais acessível são perfeitamente adequados..

a

Fosso e trap: conhecer de cor as posições de tiro para cada posição

Em fosso universal, dispõe-se de 5 posições de tiro e 5 máquinas de lançar. Não é o tiro em si que é difícil. A dificuldade reside em não saber qual a máquina de onde é feito o lançamento do prato. A solução está em perceber que, para cada posição de tiro, existe um ponto mágico que cobre qualquer ponto de partida. O sucesso em fosso e em TRAP depende da capacidade de reproduzir sempre os gestos adequados. Assim, é preciso conhecer as posições dos pés, dos canos e dos olhos em cada posição. Posto isto, basta centrares-te na implementação dos 3 primeiros conselhos da lista abaixo.

a

Percurso: saber o que é o avanço sustentado

Esta disciplina é crucial, por isso, esforça-te por aprender a atirar com avanço sustentado. Isso muda literalmente tudo. Este tiro é mais lento, mais fácil e mais concentrado. Este método consiste em avistar o alvo e em seguir a sua trajetória sempre ligeiramente posicionado à sua frente. A vantagem reside no facto de os canos se deslocarem à mesma velocidade que o alvo. Assim que esta técnica é dominada, é mais fácil acertar!

curso tiro ao prato

Inscrição num curso

A inscrição num curso é uma boa forma de aprender as bases e as técnicas com um profissional. Podem ainda dar-te conselhos sobre o equipamento mais adequado para praticar o tiro ao prato. Outra coisa que também poderás aprender com este profissional são as boas posturas e os gestos  corretos a adotar para melhorar o nível de eficácia do tiro

Todas as boas lições se aprendem com a repetição. Não hesites em praticar movimentos e posturas em casa. Estes exercícios levam apenas alguns minutos mas vão ajudar-te a melhorar significativamente o teu desempenho como atirador. Dica de David Avril: para conseguir um movimento fluido, tenta seguir uma linha com a espingarda. Esta linha representará a trajetória do prato e estes movimentos tornar-se-ão automáticos nos próximos tiros.