PERGUNTAS FREQUENTES: APLICAÇÃO DECATHLON MOBILITY

PERGUNTAS FREQUENTES: Aplicação Decathlon Mobility e serviços conectados

Encontra nesta página todas as respostas às perguntas mais frequentes sobre a aplicação Decathlon Mobility, bem como os serviços que lhe estão conectados.

PERGUNTAS FREQUENTES: APLICAÇÃO DECATHLON MOBILITY

DECATHLON MOBILITY

Como registar a minha bicicleta na aplicação?

Instala a aplicação DECATHLON MOBILITY e segue o procedimento de registo.

Onde se encontra o número de identificação da bicicleta?

O número de identificação da bicicleta, composto por 10 caracteres (números e letras), encontra-se no quadro junto ao tubo de selim. É este mesmo código que deves associar ao código IMEI localizado dentro do compartimento da bateria, logo na borda deste último.

DECATHLON MOBILITY
O que é o código do IMEI e onde posso encontrá-lo?

O código IMEI é um código de identificação único para a conectividade integrada na bicicleta. O código começa, geralmente, com 35 ou 86 e tem 15 dígitos. Está indicado numa pequena etiqueta branca na qual está um código QR que podes ler usando a câmara do smartphone. Esta etiqueta encontra-se no cartão de "identidade do veículo" que é fundamental não extraviar. Este cartão encontra-se na embalagem do carregador e das ferramentas.

O que devo fazer se não conseguir ler o código de ativação da minha bicicleta ou o código IMEI durante o processo de emparelhamento da bicicleta com o meu smartphone?

Às vezes, é difícil ler esses códigos QR com a câmara do smartphone, se a lente da câmara estiver suja. Portanto, aconselhamos que a limpes bem antes da leitura.

Se continuares a encontrar problemas durante esta etapa, é possível inserir manualmente os códigos, como é proposto ao iniciar a aplicação pela primeira vez.

Recebi uma mensagem de erro ao adicionar a minha bicicleta à aplicação Decathlon Mobility

Uma mensagem de erro aparece quando inseres o código de ativação da bicicleta na aplicação? Isso pode significar 3 coisas:

- A bicicleta já está conectada a outra conta. É necessário removê-la para que possas adicioná-la à tua aplicação. (Ver vídeo)

- A bicicleta não está equipada com um módulo que permite a conectividade: verifica se a bicicleta é realmente uma bicicleta equipada com a tecnologia que permite a conexão (se aplicável, um autocolante na bicicleta mostra que a bicicleta é realmente uma bicicleta conectada).

- Algo está a bloquear o nosso sistema interno. Entra em contacto connosco por e-mail, para o endereço seguinte, indicando as coordenadas completas e os códigos APIC e IMEI da bicicleta: [email protected]

A minha bicicleta não está a ser localizada

Se a tua bicicleta não está a ser localizada, isto significa que a bicicleta deve estar num local em que não pode ser geolocalizada pelo GPS:

- Se a tua bicicleta estiver guardada em espaço interior (subsolo), leva-a até ao exterior para a reativares.

- Se estiveres numa zona sem rede (floresta, zona rural...), essa poderá ser a razão pela qual a bicicleta não foi localizada.

Como partilhar a minha bicicleta com outra pessoa?

Podes emprestar a tua bicicleta a um amigo e dar-lhe a possibilidade de estar geolocalizável.
Para isso, ele/a deverá descarregar a aplicação Decathlon Mobility e seguir o procedimento explicado no vídeo ao lado.

Atenção! A partilha de uma bicicleta só é possível com uma só pessoa (proprietário/pessoa de partilha).

PERGUNTAS FREQUENTES: APLICAÇÃO DECATHLON MOBILITY

Para que servem as zonas de alerta?

Poderás definir uma zona geográfica representando um perímetro onde habitualmente se encontra guardada a tua bicicleta.

De cada vez que a bicicleta entrar ou sair desse perímetro, receberás um alerta.
Isto permite seres diretamente notificado caso a bicicleta saia dessa zona predefinida à tua revelia (por ex., em caso de roubo...).

Como criar as minhas zonas de alerta?

No ecrã inicial da aplicação Decathlon Mobility, encontras na parte inferior a função "Zonas de alerta" a partir da qual podes criar uma zona geográfica que te permitirá seres notificado/a através do smartphone assim que a bicicleta sair desta zona.
Para isso, deves selecionar a área geográfica e aumentar/diminuir o zoom para definir o raio do perímetro em que a tua bicicleta será "monitorizada". Assim que a bicicleta sair de uma destas zonas predefinidas, receberás um alerta no smartphone através da aplicação Decathlon Mobility.

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Foram detetados movimentos falsos na minha bicicleta, o que devo fazer?

O sensor de movimento integrado nesta bicicleta permite que sejas avisado em caso de perigo potencial. Se um ladrão tentar forçar o cadeado, receberás imediatamente uma notificação que te permitirá, se desejares, intervir imediatamente e afugentá-lo.
Também é possível que elementos naturais externos, como uma rajada de vento ou chuva, acionem esse tipo de alerta.

Se não pretenderes receber estas notificações do sensor de movimento, é possível desativá-las indo até ao última aba do menu da aplicação Decathlon Mobility e clicando na aba "Notificações" onde podes desmarcar a opção 'Quando são detetados pequenos movimentos".

NOTA: Também podes definir "zonas de alerta" em torno de lugares conhecidos, como a tua casa ou o local de trabalho. Cada vez que a bicicleta entrar ou sair desta área geográfica receberás uma notificação para te prevenir.

Como posso ver as minhas viagens no mapa?

Acedendo à aplicação Decathlon Mobility, diretamente no ecrã inicial, podes ver as últimas viagens realizadas. Basta clicar numa delas para ver os detalhes do trajeto percorrido (mapa, duração, velocidade média e tempo de viagem).

Neste mesmo bloco "Trajetos" do ecrã inicial, se clicares em "Exibir", que aparece à direita do ecrã, encontrarás todas as viagens realizadas, classificadas por data.

PERGUNTAS FREQUENTES: APLICAÇÃO DECATHLON MOBILITY

Posso consultar a distância percorrida num determinado período?

Sim, pode consultar as tuas estatísticas através da segunda aba da aplicação Decathlon Mobility, "Estatísticas". O primeiro menu permite acederes ao teu relatório semanal de utilização da bicicleta e comparares-te com a média dos ciclistas.

Posso consultar remotamente no meu smartphone o estado de carga da bateria da minha bicicleta?

Sim, podes verificar o estado da bateria da bicicleta através da terceira aba da aplicação "Bicicleta".

A terceira aba deste menu permite aceder ao submenu "Bateria". Este submenu fornece uma visão geral do nível real de carga da bateria e uma estimativa da distância que podes percorrer com esse mesmo nível de carga.

Esta é, na realidade, uma estimativa da distância, pode obviamente variar em função do percurso (desnível, vento, peso carregado na bicicleta, etc.).

Como faço para remover a bicicleta da minha aplicação?

Esta operação pode ser útil em caso de venda da bicicleta.
Para que o futuro comprador possa beneficiar da localização da bicicleta, é necessário que elimines a bicicleta da tua conta. Descobre todas as etapas em vídeo.

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SERVIÇOS CONECTADOS

O que é uma bicicleta conectada contra roubo?

Esta bicicleta permite, ao subscrever um seguro a um custo modesto, beneficiar de um seguro extremamente abrangente (acidentes, danos, roubo, etc.) juntamente com um serviço EXCLUSIVO de recuperação de bicicletas em caso de roubo (disponível unicamente na Bélgica e nos Países Baixos).

A tua bicicleta foi roubada? És notificado diretamente através da aplicação e podes solicitar a intervenção de uma empresa de segurança que localizará a bicicleta e a levará até ti. Se a operação falhar, és reembolsado pelo seguro contratado.

Como funciona a minha bicicleta conectada?

Esta bicicleta elétrica está equipada com uma caixa interna que permite ligar a bicicleta ao teu smartphone e convertê-la numa "super bicicleta"!

Podes, desta forma, obter a localização precisa da tua bicicleta num dado momento e ser notificado em tempo real se a bicicleta for roubada.

Esta tecnologia foi desenvolvida pelo nosso parceiro industrial AXA Security, com sede na Holanda, e especializado em segurança de bicicletas (sistemas de iluminação e antirroubo) há mais de 100 anos.

Qual é o interesse de ter uma bicicleta conectada?

Uma bicicleta "conectada" é uma bicicleta "aumentada", com superpoderes!

Permite-te beneficiar de uma série de funções e serviços que não podem ser oferecidos numa bicicleta "clássica" não conectada.

Por exemplo, podes ser notificado/a quando uma terceira pessoa tocar na bicicleta, ou quando ela se mover sem o teu conhecimento...

São oferecidas outras funções úteis para ciclistas e novas funções surgem regularmente. São bicicletas que evoluem!

O seguro oferecido pela aplicação cobre os casos em que a bicicleta fica estacionada à noite na rua?

Sim, ao contrário do seguro convencional para bicicletas NÃO geolocalizadas, é possível estacionar a bicicleta no exterior durante a noite.

No entanto, é necessário um cadeado para imobilizar a bicicleta num ponto fixo.

Existem custos associados à utilização da aplicação Decathlon Mobility?

A aplicação Decathlon Mobility é gratuita, mas a sua utilização requer uma ligação à Internet.

Como faço para ativar o meu plano de conectividade gratuito de um ano?

Conecta a bicicleta ao teu smartphone através da aplicação Decathlon Mobility. O ano grátis de conectividade começará a partir desta primeira conexão bem sucedida.

Como sei quando a minha assinatura termina e como faço para renová-la?

No início do décimo primeiro mês de utilização da aplicação e das funções conectadas da bicicleta, receberás uma mensagem por e-mail e através da aplicação Decathlon Mobility que te previne do fim da conectividade gratuita.

Poderás, então, prolongar a assinatura pagando a taxa de conectividade.

Quando posso pagar pelo meu pacote de conectividade?

Poderás fazê-lo no final do período de 12 meses de conectividade gratuita oferecido com a compra da bicicleta.

SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DE BICICLETAS (Disponível unicamente na Bélgica e nos Países Baixos)

O que é o serviço de recuperação de bicicletas?

Este é o serviço através do qual um segurado pode solicitar assistência a uma empresa de segurança se a sua bicicleta for roubada.

Tendo subscrito o serviço, é possível reportar o roubo da bicicleta através da aplicação. Partilhando a geolocalização da bicicleta com a empresa de segurança (Securitas), esta poderá localizá-la e recuperá-la graças à sua colaboração com as autoridades locais.

Se a operação for bem sucedida, a empresa de segurança (Securitas) recupera a bicicleta roubada e trá-la de volta para um local previamente acordado.

Se a operação de recuperação falhar (após 48 horas), a seguradora reembolsará a bicicleta roubada.

Qual é o interesse de um serviço de recuperação de bicicletas se tiveres seguro contra roubo?

O serviço de recuperação de bicicletas permite-te recuperar muito rapidamente a tua bicicleta. Na maioria dos casos, a recuperação tem lugar em 48h.

Podes subscrever um seguro apenas para roubo. Mas o preço deste seguro é mais elevado quando a bicicleta não está geolocalizada ou quando não lhe está associado um serviço de recuperação de bicicletas. Neste caso, o risco de não recuperar a bicicleta roubada é muito elevado.

A subscrição do serviço de recuperação de bicicletas exige uma fidelização de um ano?

De modo algum! Podes interromper este serviço quando quiseres, mas deves subscrever o seguro durante os primeiros 30 dias a partir da data de compra da bicicleta.

O período mínimo de subscrição deste serviço é de um mês, mas uma vez interrompido, não o podes voltar a subscrever. A subscrição do mesmo seguro para a mesma bicicleta só pode ocorrer uma vez.

Tendo em conta o valor da bicicleta, aconselhamos-te que subscrevas o seguro para a tua bicicleta com esta fórmula.

É possível solicitar o serviço de recuperação de bicicletas se a bicicleta não estiver segurada no momento do roubo?

De momento não, mas está a ser estudada uma fórmula específica.

No entanto, o preço será mais elevado e a ativação do serviço não será imediata (permitir 3 horas no máximo para que a empresa de segurança privada receba a geolocalização da bicicleta). É menos provável que a intervenção seja bem sucedida.

Como recebo informação sobre o seguimento do procedimento de recuperação de bicicletas, um vez que este esteja em curso?

Podes obter informação na aplicação Decathlon Mobility, através da qual irás receber as notificações que te vão permitir acompanhar a operações em curso.

EM CASO DE ROUBO DA BICICLETA

A minha bicicleta foi roubada. o que fazer?

Se a tua bicicleta for roubada, receberás um aviso de que a mesma saiu da sua zona de alerta (ou "zona geofence").
Atenção! A zona de alerta deverá ser criada a montante na página inicial.

É indispensável reportar o roubo da bicicleta na aplicação DECATHLON MOBILITY e apresentar uma queixa prévia em linha (a qual deverá posteriormente ser assinada na esquadra de polícia local).
https://www.pre-plainte-en-ligne.gouv.fr/

Esta iniciativa vai permitir à polícia iniciar um processo de busca.

Serás informado do estado da operação de recuperação da tua bicicleta pela polícia local, que conhecerá as tuas coordenadas.

Ao fim de quanto tempo recebo a indemnização da seguradora LAKA (específica para esta bicicleta) se a operação falhar?

Desde a declaração de roubo no teu espaço pessoal LAKA, acompanhada da declaração oficial de roubo, uma bicicleta nova ou solução equivalente ser-te-á proposta em 48h.

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ASSISTÊNCIA CONECTIVIDADE

Não consegues solucionar o teu problema de conectividade ou de identificação, ou este não aparece nas perguntas acima?

Contacta o nosso serviço de apoio da aplicação DECATHLON MOBILITY:  [email protected]