HR 500

Kalenji HR500

Ref : 8563505, 8563506

1. POSICIONAMENTO

1.1. Como posicionar corretamente o relógio no pulso?

O relógio HR500 possui um cardiofrequencímetro com leitura ótica para ajudá-lo/a a encontrar o seu ritmo ao correr.

Para garantir a medição precisa do seu ritmo cardíaco:

 

- use o relógio com o mostrador na parte superior do pulso

- o relógio deve ser colocado após o osso, em contacto com a pele

- ajuste o relógio de modo a ficar apertado, mas sem incomodar

 

O relógio não deve rodar nem mover-se no pulso.

1.2. Como ativar o meu relógio?

Com o relógio está desligado, prima prolongadamente o botão em cima à direita (“START”). O relógio ativa-se. Se não se ativar (não aparecer nada no visor), coloque-o no carregador. 

1.3. Como mudar de vista durante a atividade?

Depois de iniciar o cronómetro, pode mudar de vista com os botões situados em baixo à direita e em baixo à esquerda do relógio (com os símbolos de setas no mostrador do relógio).

 

Estão disponíveis 3 vistas:

 

Vista 1: Cronómetro 

Vista 2: frequência cardíaca e zona de esforço

Vista 3: Calorias queimadas

Vista 4: Hora

1.4. Como se calculam as zonas de esforço?

As zonas de conforto (aquecimento, conforto, endurance, resistência e resistência dura) são calculadas automaticamente em função da sua frequência cardíaca de reserva (FCR = a sua frequência cardíaca máxima - a sua frequência cardíaca de repouso).

 

A sua frequência cardíaca máxima é estimada pelo relógio em função da sua idade e género. Por defeito, a frequência cardíaca de repouso é 70 bpm. 

 

Aquecimento: inferior a 60% da sua FCR.

Conforto (também designado endurance fundamental): 60 a 70% da sua FCR.

Endurance: 70 a 80% da sua FCR.

Resistência: 80 a 90% da sua FCR.

Resistência dura: 90 a 100% da sua FCR.

 

As zonas são visíveis na parte inferior do visor do seu relógio e indicam portanto uma das 5 zonas apresentadas acima.

1.5. Como modificar a minha frequência cardíaca máxima ou o repouso?

Pode inserir manualmente a sua frequência cardíaca máxima no menu "Ajustes", seguido de "Utilizador". Confirme os ajustes propostos até chegar ao ajuste “FC máx.” ou “FC repouso”.

1.6. Como definir uma zona manual?

Pode definir uma zona cardíaca manual para a sua corrida. O relógio emitirá um sinal sonoro quando sair desta zona.

Para tal, aceda aos ajustes do relógio e depois ao menu Atividade, seguido de Zonas. Selecione MANU, seguido do valor mínimo e máximo da sua zona.

Para voltar às zonas de esforço automáticas sem alertas (aquecimento, conforto, endurance, etc.), selecione OFF.

Para voltar às zonas de esforço automáticas com alertas (aquecimento, conforto, endurance, etc.), selecione AUTO.

1.7. Como desativar o meu relógio?

Pode desativar o seu relógio da mesma forma com que o ativou: prima prolongadamente o botão em cima à direita (botão “START”). O visor apaga-se. Neste modo, o relógio consome muito pouca energia. 

Recomendamos que utilize este modo se não pretender usar o seu relógio durante alguns meses. Para evitar danos provocados pela bateria, certifique-se de que a mesma se encontra carregada quando colocar o relógio neste modo e substitua-a periodicamente. 

2. LIGAÇÃO BLUETOOTH

2.1. Como conectar o meu relógio com Decathlon Coach?

No menu principal, prima o botão START (em cima à direita). O símbolo do Bluetooth, no cimo do visor, deverá começar a piscar. Procure o produto “Kalenji HR500” nas regulações da aplicação Decathlon Coach. 

Assim que o relógio for emparelhado com a aplicação, o símbolo Bluetooth deverá ficar fixo. A aplicação passa então a receber o seu ritmo cardíaco. 

 

ATENÇÃO! Não emparelhe o relógio a partir do menu Bluetooth do telefone. Utilize diretamente a aplicação para associar o seu relógio.

2.2. Como conetar o meu relógio a outra aplicação de corrida?

O relógio Kalenji HR500 utiliza o protocolo bluetooth standard para partilhar o ritmo cardíaco. É por isso compatível com todas as outras aplicações que integram este protocolo: Strava, Runtastic, Endomondo, etc. 

No menu principal, prima o botão START (em cima à direita). O símbolo do Bluetooth, no cimo do visor, deverá começar a piscar. Neste momento, procure o produto “Kalenji HR500” nas regulações da aplicação de corrida que pretende utilizar. 

Assim que o relógio for emparelhado com a aplicação, o símbolo Bluetooth deverá ficar fixo. A aplicação passa então a receber o seu ritmo cardíaco. 

 

ATENÇÃO! Não emparelhe o relógio a partir do menu Bluetooth do telefone. Utilize diretamente a aplicação para associar o seu relógio. 

2.3. Como sei se o meu relógio está conetado?

O símbolo do Bluetooth no cimo do visor indica o estado da conexão. 

Se estiver a piscar, significa que não existe nenhuma aplicação conetada ao relógio.

Se estiver fixo, significa que uma aplicação está conetada ao relógio. Se a sua aplicação não exibir o ritmo cardíaco apesar de o símbolo do bluetooth no seu relógio estar fixo, certifique-se de que está realmente conetado com a aplicação: feche as outras aplicações e verifique se alguma aplicação noutro telefone se encontra já conetada. 

2.4. Que funcionalidades são transmitidas por Bluetooth?

Apenas a frequência cardíaca é transmitida por Bluetooth a uma aplicação de corrida. O cronómetro, as calorias e os comandos de ativação e desativação não são transmitidos.

2.5. É possível controlar a aplicação com o relógio?

Não é possível ativar, colocar em pausa ou desativar a aplicação a partir do relógio. Apenas a frequência cardíaca é transmitida à aplicação de corrida. 

2.6. A minha aplicação perde o sinal da frequência cardíaca?

O relógio e a aplicação devem estar próximos para que a conexão funcione: 10 metros no máximo, sem obstáculos, ou cerca de 2-3 meros se existirem obstáculos entre o relógio e a aplicação.

2.7. Como desativar a função de Bluetooth no meu relógio?

Se não quiser usar o bluetooth do seu relógio, poderá desativar essa função. Para tal, aceda a “Réglages” (Ajustes), “Activités” (Atividades) e a “Bluetooth”. Em seguida, selecione “OFF”.

3. PRECISÃO

3.1. O sensor cardíaco ótico do Kalenji HR500 é adequado a todos os desportos?

A tecnologia de sensor cardíaco do Kalenji HR500 é ideal para desportos com movimentos repetitivos, como a corrida, a caminhada, a bicicleta elíptica...

As vibrações podem causar erros. Em bicicleta, na estrada ou caminho particularmente acidentado, talvez observe variações no valor da frequência cardíaca.

Em desportos com movimentos dessincronizados, como desportos de fitness, musculação, desportos com raquete e coletivos, poderão ocorrer erros de medição.

Os desportos aquáticos também não permitem efetuar uma medição fiável da frequência cardíaca. Não se recomenda-se portanto que utilize o sistema de medição da frequência cardíaca na água, por exemplo durante a natação. Contudo, o relógio é estanque a 5 ATM para natação

3.2. O sensor cardíaco ótico do Kalenji HR500 funciona em todos os tipos de pele?

A tecnologia de sensor cardíaco do Kalenji HR500 é compatível com todas as cores de pele e pilosidades. Nas peles escuras ou tatuadas, a quantidade de luz reemitida pela pele é menos significativa. Nestes casos, o sensor adapta-se ao emitir mais luz ou ajustando a sensibilidade do sensor de luz. Se, todavia, tiver problemas, contacte a nossa equipa através do botão situado na parte inferior desta página.

3.3. Por que motivo a minha frequência cardíaca não está correta?

Testámos as mais recentes tecnologias óticas para lhe oferecer a tecnologia mais fiável. No entanto, alguns fatores podem comprometer a medição da frequência cardíaca:

O RELÓGIO ESTÁ MAL COLOCADO:
O seu relógio deve ser corretamente ajustado, sobre o osso do pulso, mas sempre confortável. Se o aperto tiver muita folga, o relógio poderá não medir o sinal corretamente. Consulte a secção "Como posicionar corretamente o relógio no pulso?”

 

O SENSOR ESTÁ SUJO:
Se a parte de trás do relógio estiver suja (terra, protetor solar, etc.), isto poderá afetar o funcionamento do sensor. O relógio ONRHYTHM 900 é estanque. Pode limpá-lo, passando-o por água.

 

PRATICA UM DESPORTO NÃO REPETITIVO:
A medição da frequência cardíaca com um leitor cardiofrequencímetro no pulso (leitura ótica) é ótima para práticas desportivas com movimentos repetitivos, como a corrida, a bicicleta elíptica ou a bicicleta estática.
Recomendamos a utilização de uma banda cardíaca para desportos de fitness (musculação, …)

 

TEMPERATURAS MUITO BAIXAS:
Com o tempo frio, a circulação sanguínea está sujeito a uma redução da dimensão dos vasos, dificultando a medição do ritmo cardíaco. A continuação da atividade física melhora esta medição pois o fluxo sanguíneo aumenta com o esforço.

 

TREINO FRACIONADO:
Dado que o relógio está longe do coração, o sangue demora algum tempo a afluir ao pulso. Num esforço fracionado, terá tempo de latência na medição do sinal cardíaco. Em intervalos muito curtos (inferiores a 1 minuto), o relógio poderá não conseguir medir a frequência cardíaca máxima alcançada.

 

TATUAGEM:
Se tiver tatuagens na zona do relógio, é possível que observe erros de medição da frequência cardíaca.

 

 

DENTRO DE ÁGUA:
O relógio não mede corretamente a frequência cardíaca se estiver imerso em água.

 

OUTROS MOTIVOS:
A vascularização do braço direito e do esquerdo pode ser diferente. Se os resultados não forem bons num braço, experimente no outro.

4. BATERIA

4.1. Em que fontes de alimentação posso carregar o relógio Kalenji HR500?

Pode carregar o relógio Kalenji HR500 ligando-o com o cabo fornecido ao seu computador, num carregador móvel ou num adaptador de rede 5V 1A.

4.2. Perdi ou parti o cabo de carregamento ou a bracelete do relógio, onde posso comprar outro? 

Se tiver perdido o cabo de carregamento ou a bracelete do relógio, contacte a nossa equipa do Serviço Pós-Venda em uma das nossas lojas.

5. OS NOSSOS CONSELHOS

Relógio cardio
O CARDIO EM ALGUMAS PALAVRAS                                                            
Kalenji ONmove 500 HRM
COMO FUNCIONA UM SENSOR CARDIO ÓTICO?                                         
Kalenji ONrhythm 900 relógio cardio
PORQUÊ CORRER COM SENSOR CARDÍACO?                                                           
Kalenji ONmove 500 HRM
COMO CALCULAR A FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA?
ONmove 220 cardio
COMO UTILIZAR UM CARDIOFREQUENCÍMETRO?  
Kalenji ONcoach
COMPREENDER AS ZONAS CARDÍACAS 

INSTRUÇÕES

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