ELOPS 520 QUADRO BAIXO VERMELHO

Ref.: 8500066

Concebida para andar de bicicleta diariamente na cidade... com prazer!

Bicicleta urbana confortável (estilo holandês), equipada (em função do modelo) com porta-bagagem de plataforma ou cesto. Mola antirrotação para acompanhar a bicicleta em curvas e proporcionar mais estabilidade ao parar.

Primeira utilização

QUAL É A PRESSÃO CORRETA PARA OS MEUS PNEUS?

A pressão ideal situa-se nos 3,5 bars (conforto) ou 4,5 bars (rendimento).

 

Se dispuser de uma bomba de pé equipada de um manómetro, poderá controlar o enchimento de forma muito fácil. De outra forma, é possível verificar pressionando o pneu com os dedos: deve manter-se firme, permitindo ainda algum tipo de pressão. Quanto mais duro for um pneu, maior será o seu rendimento mas as irregularidades da estrada serão mais evidentes. Ao contrário, um pneu que não foi suficientemente enchido pode danificar as jantes da sua bicicleta e furar-se mais rapidamente.

 

ATENÇÃO: Não descer abaixo da pressão 3,5 bars garante uma maior resistência aos furos, e uma relação conforto/rendimento máxima.

 

Recomendamos o enchimento dos seus pneus todos os meses.

QUAIS SÃO OS MODELOS DE PORTA-CRIANÇA COMPATÍVEIS COM A MINHA BICICLETA?

O assento para bebé Groovy da Polisport coloca-se facilmente no porta-bagagens da sua bicicleta clássica, em total segurança.

Indicado para crianças dos 12 meses aos 4/5 anos e com peso até 22 kg.

Este porta-criança está certificado pela ISO11243, dispõe de um cinto de segurança de 3 pontos e de um descanso para os pés regulável.

COMO MONTAR O CESTO NA SUA BICICLETA?

Um sistema de transporte dianteiro foi desenvolvido para a sua bicicleta: um cesto!

Veja mais abaixo o vídeo de montagem deste acessório (incluído com a sua bicicleta).

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A DÍNAMO?

Para utilizar corretamente a dínamo sem danificar o seu pneu, siga as recomendações do vídeo mais abaixo:

COMO REGULAR CORRETAMENTE A ALTURA DO MEU SELIM E DO MEU GUIADOR ANTES DO MEU PRIMEIRO TRAJETO?

Antes de realizar o meu primeiro trajeto, é indispensável que a sua bicicleta esteja bem regulada (se isso não tiver sido feito na loja) e os pneus bem cheios (ver a pergunta seguinte). Para esta manipulação, precisa de uma chave Allen número 6.

Todas as explicações em imagem: 

A MANUTENÇÃO DA MINHA BICICLETA DE CIDADE

UMA VEZ POR SEMANA: ENCHO OS PNEUS

Se utilizar a sua bicicleta de cidade todos os dias, pense em verificar o estado dos pneus todas as semanas e enchê-los cada mês.

 

A pressão ideal recomendada situa-se em 3,5 bars (conforto) ou 4,5 bars (rendimento).

 

Se dispuser de uma bomba de pé equipada de um manómetro, poderá controlar o enchimento de forma muito fácil. De outra forma, é possível verificar pressionando o pneu com os dedos: deve manter-se firme, permitindo ainda algum tipo de pressão. Quanto mais duro for um pneu, maior será o seu rendimento mas as irregularidades da estrada serão mais evidentes. Ao contrário, um pneu que não foi suficientemente enchido pode danificar as jantes da sua bicicleta e furar-se mais rapidamente.

 

ATENÇÃO: Não descer abaixo da pressão 3,5 bars garante uma maior resistência aos furos, e uma relação conforto/rendimento máxima.

DE DOIS EM DOIS MESES: LIMPO A MINHA BICICLETA DE CIDADE

Na cidade, exceto quando chove, a sua bicicleta não se suja tanto quanto um BTT que rola na floresta. Não precisa de o limpar muito frequentemente.

De dois em dois meses faça uma limpeza maior: com detergente para bicicletas e um pouco de água quente, passe uma esponja no quadro, guiador, e no guarda-lamas, etc. Mas mais vale evitar o uso do jato de água na bicicleta: certos componentes podem não gostar! Quando terminar, limpe a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Aproveite para verificar o estado dos parafusos: estão bem apertados? Por vezes, nas ruas pavimentadas, a Elops sofre com algumas sacudidelas e pouco a pouco os parafusos podem desapertar-se.

No que diz respeito à lubrificação da sua corrente, pense em fazê-lo no fim, depois de limpar a sua bicicleta. 

TODOS OS TRIMESTRES: VERIFICO OS TRAVÕES

Os calços de travões são peças de desgaste. Em função da utilização, do seu peso e do local de prática, estes desgastam-se mais ou menos rapidamente. Por isso, é importante verificá-los regularmente e se necessário fazer a sua substituição. 

Estarão bem apertados? Em caso de dúvida, o melhor é passar na oficina da Decathlon: um técnico regulará o sistema de travagem da sua bicicleta de cidade, para tornar-se eficiente.

UMA VEZ POR MÊS: PONHO LUBRIFICANTE NA CORRENTE E NO DISPOSITIVO ANTIRROUBO

Se a sua bicicleta de cidade fica no exterior, a corrente e o cadeado enferrujam mais rapidamente. É importante limpá-los e lubrificá-los regularmente.

 

Como faço para lubrificar a minha corrente? Faça-a rodar graças ao pedal e aplique o spray em toda a corrente, passando as velocidades. 

Como lubrifico o cadeado? Mantenha-o direito e aplique o spray no interior da fechadura, insira a chave e faça-a girar algumas vezes. Limpe o excesso com um papel. 

 

Um produto « all-in-one » é perfeito para isso! 

REPARO A MINHA BICICLETA DE CIDADE

Como trocar a roda e/ou a câmara de ar da sua bicicleta?
  • Como trocar a roda e/ou a câmara de ar da sua bicicleta?
    Como trocar a roda e/ou a câmara de ar da sua bicicleta?
  • Como trocar um calço de travão (Vbrake) na sua bicicleta?
    Como trocar um calço de travão (Vbrake) na sua bicicleta?
  • Como trocar o cabo e a bicha de travão (Vbrake) da sua bicicleta?
    Como trocar o cabo e a bicha de travão (Vbrake) da sua bicicleta?

Estou com um problema

EXISTE UM RUÍDO AO NÍVEL DA RODA

Quando o ruído vem da roda dianteira, deve-se:

1- Aos calços de travões que tocam na jante. Ver a secção "A minha travagem não é suficiente" para realizar uma boa regulação dos seus calços de travões

2- Ao guarda-lamas que toca no pneu

 

Quando o ruído provém da roda traseira, pode dever-se:

1- Aos calços de travões que tocam na jante. Ver a secção "A minha travagem não é suficiente" para realizar uma boa regulação dos seus calços de travões

ATENÇÃO: Antes de fazer a regulação, devemos assegurar-nos que a roda está bem alinhada. Para isso, utilizar uma chave de bocas de 15 para desapertar a roda traseira e centrar a roda em relação ao quadro.

2- Ao guarda-lamas que toca no pneu (cf. vídeo mais abaixo)

 

Se, todavia, este ruído persistir, não hesite em procurar uma oficina Decathlon perto de si para realizar um diagnóstico mais puxado.

A MINHA ILUMINAÇÃO NÃO FUNCIONA

Se a sua iluminação não funciona, pode dever-se a várias razões:

1- Verificar que a dínamo esteja bem colocada contra o pneu

2- Verificar que esta dínamo esteja bem ligada

3- Verificar as conexões elétricas (sabendo que se uma iluminação não funciona, as duas estarão em curto-circuito)

 

Descubra em imagens como fazer as verificações.

Se continuar a não funcionar, não hesite em pedir conselhos aos técnicos da nossa Oficina Decathlon, ou pedir uma assistência mais abaixo.

TENHO UM FURO OU O MEU PNEU ESTÁ VAZIO

Dentro de um pneu, existe uma câmara de ar que serve para armazenar o ar. Quando faz um furo ou tem o pneu vazio, na maioria dos casos, é a câmara de ar que tem um problema. A reparação é simples, não hesite em visualizar o nosso vídeo tutorial.

Se necessário, pode procurar uma oficina Decathlon. 

A TRAVAGEM DA MINHA BICICLETA NÃO É SUFICIENTEMENTE EFICAZ

A qualidade de travagem depende de numerosos parâmetros.

Uma má qualidade de travagem sente-se através do ruído, durante a travagem, ou ainda, das manetes de travão "moles" quando são acionadas.

Para resolver esta situação, siga as seguintes instruções:

1- Verifique a orientação dos calços de travões. Devem seguir o perfil da jante sem tocar no pneu e estarem idealmente a 1 mm de distância da jante com um espaçamento de 0,5 adicional atrás do calço (para que os calços não fiquem exatamente paralelos à jante, porque é o que origina o ruído).

2- Regular os travões

3- Substituir os calços de travões caso estejam gastos. De acordo com a frequência de utilização da bicicleta, os calços de travões devem ser substituídos mais ou menos frequentemente. Os calços de travões possuem estrias que lhes permite eliminar a água eficazmente. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!! Para esse efeito, consulte a rubrica «Reparação e manutenção do meu produto» e siga o tutorial correspondente «Como substituir os calços de travões». 

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE

Se as velocidades passarem mal, pode dever-se a várias razões:

1- Tratou de mandar fazer a sua primeira revisão gratuita? De facto, com a compra do seu produto, a DECATHLON oferece-lhe um controlo até 6 meses após a compra do seu produto para verificar as afinações, nomeadamente a passagem das velocidades, pense nisso!

2- O cabo e/ou a bicha de transmissão estão usados ou velhos, é preciso trocar o cabo e/ou a bicha se estiver danificada

3- A afinação do desviador deve ser ajustada, com ajuda dos parafusos do limitador de curso alto (L) e baixo (H) para ajustar a passagem das velocidades, sobretudo se a corrente tem tendência para descarrilar.

Se, no entanto, esta afinação não for eficaz, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para realizar um diagnóstico mais profundo.

Manual e software

Manual de utilização

Encontre as peças para a sua ELOPS 520 – QUADRO BAIXOna Oficina e, brevemente, em decathlon.pt  
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