BTT ROCKRIDER XC 100 S 27

Ref: 8558245

BTT ROCKRIDER XC 100 S 27,5"

2020

Esta BTT foi concebida para te lançares na prática de BTT Cross Country (XC).

Escolhe esta BTT de suspensão integral com geometria XC. As rodas 27,5" conferem uma manobrabilidade perfeita nas viragens e durante as impulsões.

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. 

Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos seus travões. 

A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deves passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas para TUBELESS.

Para isso, tens de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros)

- Válvulas TUBELESS


ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação te parecer demasiado delicada, dirije-te à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por ti.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Afinar a suspensão

De modo a afinar da melhor forma, consulta as instruções MANITOU, e vê o link do botão abaixo:

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma corrente partida ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te antes de uma saída em BTT. 
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.

Manutenção da XC 100 S

Limpar a btt

Para limpar bem a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passa a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É obrigatório deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta. Faz-lo a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Finalmente, seca tua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante. 
A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplica desengordurante em toda a transmissão, esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixa atuar durante uns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada. Aguarda para deixar a transmissão secar antes de iniciares a fase de lubrificação. Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?  
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, dispõe de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador. 

Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por remover a tampa do manípulo e coloca o cursor na última velocidade, depois corta de cabo de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha. Depois, define o comprimento da bicha, corta-a e coloca os terminais nas extremidades. 

Podes agora proceder à instalação da mesma. Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. 
Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para afinar a transmissão, estica o cabo se as velocidades tiverem dificuldades em subir ou solta-o se tiverem dificuldades em descer. 

Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Montar e desmontar uma roda numa bicicleta equipada com caixa de desviador com bloqueio é um procedimento bastante específico. 

Em primeiro lugar, coloca a corrente no último carreto e depois desbloqueia a caixa do desviador. Para remover a roda, basta simplesmente abrir o aperto rápido sem o desajustar. 
Para voltar a montar, coloca a corrente no último dos carretos, fecha o aperto rápido, volta a bloquear a caixa do desviador de modo a evitar os saltos de corrente!

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de remendos de câmara de ar.
Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar o furo, coloca a câmara de ar na água.
Após teres localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com uma lixa fornecida no conjunto.
Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola. 
Coloca a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min. 

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos. Pode depois voltar a montar a câmara de ar na tua roda!

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm. 

Em primeiro lugar, retira a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial. 
Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. 
Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas. Insere as novas pastilhas no estribo de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha. Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para isso, vais precisar de uma chave Allen de 5 mm. 
Desaparafusa o travão, gira a roda e aciona a alavanca do travão. 

É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o traṽao.  Depois, procede um controlo visual para comprovar se as pastilhas e o disco ainda se tocam.

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir o dropout

Para realizar esta operação, vais precisar de um Dropout adequado para a tua bicicleta e de uma chave Allen de 5mm. 
Desmonta a roda da bicicleta bem como o Dropout danificado com as ferramentas adequadas. 
Retira o Dropout antigo antes de montares o novo com a chave Allen de 5 mm. 
Monta o novo Dropout

Basta agora voltar a montar o desviador sobre o novo Dropout e verificar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.  
- Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e retira a antiga corrente da transmissão. 
- Coloca a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno de modo a definires o seu comprimento ideal com mais facilidade. 

A corrente deve estar bem esticada, passar perto do rolete superior da roldana superior do desviador.
Após teres definido o comprimento da corrente, corta a corrente à medida graças ao descravador de corrente. 
Por fim, instala o elo rápido na corrente e gira a pedaleira de modo a que o elo rápido fique na parte superior da corrente e, com a mão, assegura-te de que está devidamente colocada.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. 
É o caso dos raios que ouves certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. 
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas com tanta facilidade. Se contudo isso acontecer, dirije-te a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos 12 meses após a data de compra da bicicleta

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...), ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar.
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso).
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu. É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocares na roda e encher novamente a mesma com uma bomba de reparação antifuro: Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema
2- Se tiveres subscrito o seguro contra danos, podes mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, vê os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão:
1- Procede a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplica algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressiona a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

2- Realiza uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.

2- O cabo e as bichas poderão estar presos. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente presos. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

3- Leva a tua BTT à oficina da DECATHLON para regular o desviador 

4- Para regulares corretamente o desviador, utiliza a FERRAMENTA DE AJUSTE DESVIADOR SRAM. Esta ferramenta indispensável permite regular a distância entre o rolete superior e a cassete.

5- Verifica se a ponteira de desviador não está empenada.

NOTA: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deves substituir as bichas e cabos mais frequentemente.
Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Procede a um sangramento do sistema de travagem. 
Dirije-te a uma das oficinas DECATHLON para que o sangramento seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti o dropout

Um Dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador. Se o Dropout estiver empenado ou partido, dirije-te a uma oficina DECATHLON para substituí-lo ou substitui-o autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partis-te a corrente? Tens duas opções disponíveis:
1- Efetua a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, usa um descravador de corrente e um elo rápido.  

2- Dirije-te a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

BTT ROCKRIDER XC 100 S 27" (2020)

Precisas de assistência?

Não encontras a solução para o teu problema?
Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição para a XC 100 S

Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as peças para Rockrider XC 100 S 27,5".

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER XC 100 S 27" (2020)

Manual de garantia

Travagem

Instruções de travagem

Suspensão 

Instruções de suspensão

Transmissão

Manual de transmissão

Rodas

Instruções para rodas

Amortecedor

Instruções do amortecedor

BTT ROCKRIDER XC 100 S 27" (2020)

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. 
Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.