Bicicleta elétrica 500

BICICLETA ELÉTRICA TILT 500E

Ref.ª: 8500548 e 8500547

Data de comercialização: 2018

Concebida para conciliar a bicicleta com outros meios de transporte (elevador, autocarro, carro, autocaravana, etc.) e ocupar pouco espaço;

Procura uma bicicleta elétrica fácil de transportar para todo o lado? A TILT 500 E arruma-se no porta-bagagens do carro e acompanha-o em todas as saídas da semana e ao fim de semana.

 

VANTAGENS:

> FACILIDADE DE TRANSPORTE: dobrar, rolar, transportar, guardar: bastam 15 segundos para passar de peão a praticante de bicicleta.

> POLIVALÊNCIA: sem limite na descoberta e no seu prazer, graças à assistência elétrica.

> COMPACIDADE: Dimensões dobrada: C 80 cm, A 72 cm, L 43 cm.
Desdobrada: C 150 cm, A 103 cm, L 45

> CONFORTO DA BICICLETA: selim e punhos ergonómicos, avanço regulável em altura

> GARANTIA VITALÍCIA B'TWIN: garantia vitalícia para o quadro (exceto dobradiça), avanço e guiador

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Questões práticas
POSSO UTILIZAR A BICICLETA SE A BATERIA ESTIVER DESCARREGADA?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

 

Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.

QUAIS SÃO OS SUPORTES DE BICICLETA COMPATÍVEIS COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?

A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.

Este suporte de bicicleta de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.

QUANTO TEMPO A BATERIA DEMORA A RECARREGAR?

Uma bateria totalmente descarregada leva 4h30 a ficar totalmente carregada.

COMO RETIRAR E INSERIR A BATERIA
COM QUE PRESSÃO DEVO ENCHER OS PNEUS DA MINHA BICICLETA?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.

Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 4,5 bar.

QUAIS SÃO OS CONTA KM COMPATÍVEIS COM A ELOPS 500E?

Se pretende equipar a sua Tilt 500E com um conta km, aconselhamos a escolha de um modelo com fio, como o CONTA KM DE BICICLETA 300 BTWIN.

 

Os conta kms sem fio podem efetivamente sofrer interferências da corrente elétrica da sua bicicleta e funcionar com algumas falhas.

É PRECISO PEDALAR PARA ACIONAR A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA?

Sim, a TILT 500 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.

 

Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).

 

Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta que aciona o motor.

 

O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.

Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.

QUAL É A AUTONOMIA DA BATERIA?

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

 

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta for carregada em excesso

 

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor em subidas

 

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bar.

 

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio

 

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADA: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria estiver baixo.

 

> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe

 

> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA

 

Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.

COMO ARMAZENAR DEVIDAMENTE A BATERIA?

É essencial guardar a bateria num local fresco (entre +10°C e +25°C) e seco, e ao abrigo do sol.

Não guardar a bateria descarregada para evitar uma descarga profunda que pode levar ao mau funcionamento.

 

Carregue a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria. 

POSSO DEIXAR O CARREGADOR LIGADO À BATERIA, MESMO SE ESTA JÁ ESTIVER TOTALMENTE CARREGADA?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.

 

Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.

POSSO PEDALAR À CHUVA? OS COMPONENTES SÃO ESTANQUES?

A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.

 

O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.

Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando a não estiver a utilizar.

A BATERIA VAI CARREGANDO ENQUANTO PEDALO?

Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.

O QUE ACONTECE SE ME ESQUECER DE DESLIGAR A BICICLETA?

A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.

QUAL É A DURAÇÃO DE VIDA DE UMA BATERIA?

A bateria tem uma garantia de 2 anos.

O QUE DEVO FAZER COM A MINHA BATERIA QUANDO ESTIVER GASTA?

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.

DEVO ESPERAR QUE A BATERIA ESTEJA TOTALMENTE DESCARREGADA PARA A PÔR A CARREGAR?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.

 

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

ONDE POSSO COMPRAR OUTRA BATERIA?

Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja Decathlon.

 

Contacte a oficina da sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

O QUE DEVO FAZER SE SURGIR UM PROBLEMA COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?

Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «ESTOU COM UM PROBLEMA» para o/a ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica TILT 500.

 

Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.

 

Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.

ESTOU COM UM PROBLEMA

Tem problemas relativos à sua bicicleta? Encontre todas as Perguntas Frequentes aqui.
O NÍVEL DE CARGA DA BATERIA NA CONSOLA NÃO REFLETE A CARGA REAL DA BATERIA

Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (baseia-se no consumo instantâneo da energia da bateria).

 

O modo de assistência elétrica e o desnível no momento presente têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.

Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA EXIGE MAIS ESFORÇO

1. Verificar a pressão dos pneus

 

> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.

 

 

2. Não sobrecarregue a bicicleta

A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO FUNCIONA DE FORMA LINEAR (PRESENÇA DE CORTES INTERMITENTES)

1. Verificar se a bateria está bem carregada

Uma bateria quase vazia pode dar este efeito de corte intermitente ao rolar, esvaziando-se quase completamente.

 

> Recarregar a bateria

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar a dobradiça do quadro.

 

 

4. Verificar o posicionamento do sensor de pedalada

 

> Verificar se o sensor de pedalada situado no lado esquerdo da bicicleta, oposto à pedaleira (lado da manivela esquerda) não deslizou para cima do eixo da caixa da pedaleira.

 

Se tiver deslizado contra a manivela, suba-o suavemente com a mão e encoste-o ao máximo contra o quadro.

 

Se o problema persistir, dirija-se a uma loja Décathlon ou contacte-nos através da assistência.

A TRAVAGEM NÃO É EFICAZ

Os calços de travões da bicicleta elétrica TILT 500E são muito solicitados.

 

Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal provocam um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta é usada diariamente e em todas as condições climatéricas.

Para a sua segurança, assim como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da sua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: perda de potência de travagem, ruídos estranhos, marcas negras nas jantes, etc.

 

Os calços de travão possuem estrias, que permitem eliminar a água com eficácia. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!

Para tal, consulte o artigo "cuido da minha bicicleta" para seguir o nosso tutorial em vídeo.

 

Estão à venda calços no artigo "peças".

Poderá, em alternativa, dirigir-se à oficina da loja Decathlon mais próxima de si para mandar substituir os seus calços.

A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO ACIONA OU FICA CORTADA

A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.

Se não funcionar, mesmo estando reunidas estas condições, siga as seguintes instruções:

 

1. Verificar se a bateria está bem carregada

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.

 

4. Verificar os conectores da bicicleta: travões, motor, consola

Para aceder à maioria dos conectores, abrir ou deslizar as capas em neopreno que protegem os cabos elétricos. Apenas o conector do motor não está protegido.

 

> Verificar se o conector do motor está limpo, em bom estado e bem encaixado. Voltar a encaixá-los se necessário.

>  Proceder da mesma forma, depois de soltar as capas em neopreno dos conectores dos travões e do ecrã de comando

 

 

5. Testar a assistência elétrica

> Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF

> Subir para a bicicleta e pedalar (são necessárias várias pedaladas para iniciar a assistência elétrica).

 

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

A MINHA BATERIA NÃO CARREGA

1. Verificar se um objeto ou corpo estranho está a perturbar o carregamento

Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.

 

Se carregar a bateria deixando-a no quadro da bicicleta, remova a bateria e tente carregá-la fora do quadro.

A ficha do carregador poderá ser demasiado curta para carregar corretamente a bateria no interior do quadro. Se for o caso, dirija-se à loja Décathlon.

 

 

2. Verificar a ligação elétrica da Bateria > Carregador > Tomada

 

> Verificar se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Décathlon

 

> Ligar o carregador à bateria e a uma tomada.

 

LED Laranja fixo = a bateria está a carregar

LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar

LED Intermitente = problema ao carregar

 

Uma bateria totalmente descarregada demora 4h30 a recarregar.

 

Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma das nossas oficinas Décathlon.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO DESLIGA QUANDO TRAVO

A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.

Se tal não acontecer, verifique se os conectores das duas manetes dos travões estão em bom estado e corretamente encaixados.

 

 

> Deslize para baixo os dois protetores de cabos em neopreno na parte da frente da bicicleta, para que os conectores da travagem fiquem visíveis

 

>  Abrir cada par de conectores e verificar o estado (sem nenhum pino dobrado ou danificado).

 

> Colocar os conectores no sítio certo. Para o efeito, colocar cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.

 

 

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

A AUTONOMIA É FRACA OU DIMINUIU

1. Cumprir corretamente as boas práticas de utilização e de armazenamento

 

A autonomia da bicicleta elétrica depende de vários fatores:

 

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta tiver carga em excesso

 

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor nas subidas

 

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com os pneus cheios entre 3,5 e 5 bars.

 

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio (até -50%)

 

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomendamos a redução do modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.

 

DA CADÊNCIA DA PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe

 

> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA

 

Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.

 

 

2. Uma bateria envelhecida pode perder desempenho

 

A autonomia será portanto menor. Contacte a oficina da sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

O ECRÃ DE COMANDO NÃO LIGA

1. Verificar se a bateria está bem carregada

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.

 

 

 

4. Verificar se o ecrã de comando está bem ligado

 

> Abrir ou deslizar a proteção em neopreno que protege os conectores do ecrã de comando na parte da frente da bicicleta

>  Verificar se os conectores estão limpos, em bom estado (sem pinos dobrados ou danificados) e bem encaixados. Encaixe-os melhor, se necessário, colocando as setas de indicação frente a frente para não dobrar os pinos.

 

 

5.
Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

CUIDO DO MEU PRODUTO

Dado que a manutenção regular é necessária para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a respetiva duração, seguem os nossos conselhos de manutenção.

1. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.

2. Recarregar a bateria pelo menos a cada três meses.

3. Guardar a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.

ENCOMENDO AS PEÇAS DISPONÍVEIS PARA ESTE PRODUTO

Precisa de peças para a bicicleta? Encontre todas as peças disponíveis aqui.

Informações técnicas

QUADRO

Quadro em alumínio com bateria integrada. A bateria pode ser carregada diretamente através do quadro ou tirada para ser carregada em casa, no trabalho, etc..
Quadro compatível com o porta-bagagens B'TWIN 300, 20 polegadas.

 

SUSPENSÃO

Suspensão em aço.

 

TRANSMISSÃO

6 velocidades por punho rotativo Shimano. Desviador traseiro 6 velocidades Shimano Tourney (16T-28T). Prato 52 dentes.

 

 

BATERIA/MOTOR

Assistência elétrica gerada por sensor de pedalada e 3 modos de assistência.
Torque do motor: 26 Nm.

Bateria: 24V 7.8Ah 187Wh
Autonomia da bateria: 30km no modo económico / 25km no modo normal / 20km no modo desportivo (informações indicativas que podem variar em função do relevo, das condições de utilização e do peso do utilizador).
Duração de vida da bateria: 2 anos (ou 500 ciclos de carga).

 

TRAVÕES

Travões V-Brake em alumínio para uma travagem potente e progressiva.
Travões em alumínio com proteção em borracha para maior conforto. A travagem corta a assistência elétrica.
A saber: as bicicletas com assistência elétrica consomem mais calços de travão do que uma bicicleta normal devido ao peso e à potência do motor.

 

SELIM/ESPIGÃO DE SELIM

Avanço em alumínio dobrável e ajustável em altura para maior conforto.
Guiador semielevado em alumínio. Diâmetro do espigão de selim: 33,9 mm.

 

PNEUS/RODAS

20 polegadas em alumínio de parede dupla. Motor integrado na roda traseira para um melhor controlo da direção.

 

ACESSÓRIOS/EQUIPAMENTO

Iluminação dianteira e traseira alimentada pela bateria e comandadas no guiador.

 

 

PESO

Peso: 18 kg

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Precisa das instruções da bicicleta? Clique para descarregar.

CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO CE

Precisa do certificado de homologação CE da bicicleta? Clique para descarregar.

OS NOSSOS COMPROMISSOS

A BTWIN oferece garantia ao seu produto, nas condições normais de utilização, vitalícia para o quadro, a forqueta, o guiador e o avanço, 2 anos para as outras peças (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, excetuando as peças de desgaste) e a mão-de-obra a contar da data de compra.

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