Bicicleta elétrica 500

BICICLETA ELÉTRICA TILT 500E

Ref.ª: 8500548 e 8500547

Data de comercialização: 2018

Concebida para conciliar a bicicleta com outros meios de transporte (elevador, autocarro, carro, autocaravana, etc.) e ocupar pouco espaço;

Procura uma bicicleta elétrica fácil de transportar para todo o lado? A TILT 500 E arruma-se no porta-bagagens do carro e acompanha-o em todas as saídas da semana e ao fim de semana.

 

VANTAGENS:

> FACILIDADE DE TRANSPORTE: dobrar, rolar, transportar, guardar: bastam 15 segundos para passar de peão a praticante de bicicleta.

> POLIVALÊNCIA: sem limite na descoberta e no seu prazer, graças à assistência elétrica.

> COMPACIDADE: Dimensões dobrada: C 80 cm, A 72 cm, L 43 cm.
Desdobrada: C 150 cm, A 103 cm, L 45

> CONFORTO DA BICICLETA: selim e punhos ergonómicos, avanço regulável em altura

> GARANTIA VITALÍCIA B'TWIN: garantia vitalícia para o quadro (exceto dobradiça), avanço e guiador

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Precisa das instruções da bicicleta? Clique para descarregar.

CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO CE

Precisa do certificado de homologação CE da bicicleta? Clique para descarregar.

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Questões práticas
POSSO UTILIZAR A BICICLETA SE A BATERIA ESTIVER DESCARREGADA?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

 

Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.

QUAIS SÃO OS SUPORTES DE BICICLETA COMPATÍVEIS COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?

A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.

Este suporte de bicicleta de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.

QUANTO TEMPO A BATERIA DEMORA A RECARREGAR?

Uma bateria totalmente descarregada leva 4h30 a ficar totalmente carregada.

COMO RETIRAR E INSERIR A BATERIA
COM QUE PRESSÃO DEVO ENCHER OS PNEUS DA MINHA BICICLETA?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.

Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 4,5 bar.

QUAIS SÃO OS CONTA KM COMPATÍVEIS COM A ELOPS 500E?

Se pretende equipar a sua Tilt 500E com um conta km, aconselhamos a escolha de um modelo com fio, como o CONTA KM DE BICICLETA 300 BTWIN.

 

Os conta kms sem fio podem efetivamente sofrer interferências da corrente elétrica da sua bicicleta e funcionar com algumas falhas.

É PRECISO PEDALAR PARA ACIONAR A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA?

Sim, a TILT 500 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.

 

Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).

 

Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta que aciona o motor.

 

O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.

Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.

QUAL É A AUTONOMIA DA BATERIA?

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

 

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta for carregada em excesso

 

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor em subidas

 

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bar.

 

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio

 

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADA: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria estiver baixo.

 

> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe

 

> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA

 

Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.

COMO ARMAZENAR DEVIDAMENTE A BATERIA?

É essencial guardar a bateria num local fresco (entre +10°C e +25°C) e seco, e ao abrigo do sol.

Não guardar a bateria descarregada para evitar uma descarga profunda que pode levar ao mau funcionamento.

 

Carregue a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria. 

POSSO DEIXAR O CARREGADOR LIGADO À BATERIA, MESMO SE ESTA JÁ ESTIVER TOTALMENTE CARREGADA?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.

 

Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.

POSSO PEDALAR À CHUVA? OS COMPONENTES SÃO ESTANQUES?

A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.

 

O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.

Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando a não estiver a utilizar.

A BATERIA VAI CARREGANDO ENQUANTO PEDALO?

Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.

O QUE ACONTECE SE ME ESQUECER DE DESLIGAR A BICICLETA?

A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.

QUAL É A DURAÇÃO DE VIDA DE UMA BATERIA?

A bateria tem uma garantia de 2 anos.

O QUE DEVO FAZER COM A MINHA BATERIA QUANDO ESTIVER GASTA?

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.

DEVO ESPERAR QUE A BATERIA ESTEJA TOTALMENTE DESCARREGADA PARA A PÔR A CARREGAR?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.

 

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

ONDE POSSO COMPRAR OUTRA BATERIA?

Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja Decathlon.

 

Contacte a oficina da sua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

O QUE DEVO FAZER SE SURGIR UM PROBLEMA COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?

Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador «ESTOU COM UM PROBLEMA» para o/a ajudar a resolver eventuais dificuldades com a sua bicicleta elétrica TILT 500.

 

Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.

 

Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.

ESTOU COM UM PROBLEMA

Tem problemas relativos à sua bicicleta? Encontre todas as Perguntas Frequentes aqui.
O NÍVEL DE CARGA DA BATERIA NA CONSOLA NÃO REFLETE A CARGA REAL DA BATERIA

Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (baseia-se no consumo instantâneo da energia da bateria).

 

O modo de assistência elétrica e o desnível no momento presente têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.

Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA EXIGE MAIS ESFORÇO

1. Verificar a pressão dos pneus

 

> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.

 

 

2. Não sobrecarregue a bicicleta

A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO FUNCIONA DE FORMA LINEAR (PRESENÇA DE CORTES INTERMITENTES)

1. Verificar se a bateria está bem carregada

Uma bateria quase vazia pode dar este efeito de corte intermitente ao rolar, esvaziando-se quase completamente.

 

> Recarregar a bateria

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar a dobradiça do quadro.

 

 

4. Verificar o posicionamento do sensor de pedalada

 

> Verificar se o sensor de pedalada situado no lado esquerdo da bicicleta, oposto à pedaleira (lado da manivela esquerda) não deslizou para cima do eixo da caixa da pedaleira.

 

Se tiver deslizado contra a manivela, suba-o suavemente com a mão e encoste-o ao máximo contra o quadro.

 

Se o problema persistir, dirija-se a uma loja Décathlon ou contacte-nos através da assistência.

A TRAVAGEM NÃO É EFICAZ

Os calços de travões da bicicleta elétrica TILT 500E são muito solicitados.

 

Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal provocam um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta é usada diariamente e em todas as condições climatéricas.

Para a sua segurança, assim como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da sua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: perda de potência de travagem, ruídos estranhos, marcas negras nas jantes, etc.

 

Os calços de travão possuem estrias, que permitem eliminar a água com eficácia. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!

Para tal, consulte o artigo "cuido da minha bicicleta" para seguir o nosso tutorial em vídeo.

 

Estão à venda calços no artigo "peças".

Poderá, em alternativa, dirigir-se à oficina da loja Decathlon mais próxima de si para mandar substituir os seus calços.

A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO ACIONA OU FICA CORTADA

A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.

Se não funcionar, mesmo estando reunidas estas condições, siga as seguintes instruções:

 

1. Verificar se a bateria está bem carregada

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.

 

4. Verificar os conectores da bicicleta: travões, motor, consola

Para aceder à maioria dos conectores, abrir ou deslizar as capas em neopreno que protegem os cabos elétricos. Apenas o conector do motor não está protegido.

 

> Verificar se o conector do motor está limpo, em bom estado e bem encaixado. Voltar a encaixá-los se necessário.

>  Proceder da mesma forma, depois de soltar as capas em neopreno dos conectores dos travões e do ecrã de comando

 

 

5. Testar a assistência elétrica

> Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF

> Subir para a bicicleta e pedalar (são necessárias várias pedaladas para iniciar a assistência elétrica).

 

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

A MINHA BATERIA NÃO CARREGA

1. Verificar se um objeto ou corpo estranho está a perturbar o carregamento

Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.

 

Se carregar a bateria deixando-a no quadro da bicicleta, remova a bateria e tente carregá-la fora do quadro.

A ficha do carregador poderá ser demasiado curta para carregar corretamente a bateria no interior do quadro. Se for o caso, dirija-se à loja Décathlon.

 

 

2. Verificar a ligação elétrica da Bateria > Carregador > Tomada

 

> Verificar se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Décathlon

 

> Ligar o carregador à bateria e a uma tomada.

 

LED Laranja fixo = a bateria está a carregar

LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar

LED Intermitente = problema ao carregar

 

Uma bateria totalmente descarregada demora 4h30 a recarregar.

 

Se o problema persistir, contacte-nos ou dirija-se a uma das nossas oficinas Décathlon.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO DESLIGA QUANDO TRAVO

A assistência elétrica deve desligar automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.

Se tal não acontecer, verifique se os conectores das duas manetes dos travões estão em bom estado e corretamente encaixados.

 

 

> Deslize para baixo os dois protetores de cabos em neopreno na parte da frente da bicicleta, para que os conectores da travagem fiquem visíveis

 

>  Abrir cada par de conectores e verificar o estado (sem nenhum pino dobrado ou danificado).

 

> Colocar os conectores no sítio certo. Para o efeito, colocar cada conector macho e fêmea face a face alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.

 

 

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

A AUTONOMIA É FRACA OU DIMINUIU

1. Cumprir corretamente as boas práticas de utilização e de armazenamento

 

A autonomia da bicicleta elétrica depende de vários fatores:

 

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia será menor se a bicicleta tiver carga em excesso

 

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia será menor nas subidas

 

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será melhor com os pneus cheios entre 3,5 e 5 bars.

 

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio (até -50%)

 

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomendamos a redução do modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.

 

DA CADÊNCIA DA PEDALADA: é necessário pedalar para ir mais longe

 

> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA

 

Para a TILT 500E, a autonomia situa-se entre os 20 e 35 km. Respeitando as boas práticas, garante à bicicleta elétrica uma autonomia ótima.

 

 

2. Uma bateria envelhecida pode perder desempenho

 

A autonomia será portanto menor. Contacte a oficina da sua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

O ECRÃ DE COMANDO NÃO LIGA

1. Verificar se a bateria está bem carregada

 

 

2. Verificar se os conectores da bateria/controlador estão limpos

 

3. Verificar a correta inserção da bateria no quadro

> Desaparafusar a abertura do quadro

> Abrir o quadro

> Levantar o arco de segurança da bateria até ficar na posição horizontal

> Posicionar a bateria no sentido correto para preparar a inserção no quadro

> Deslizar a bateria até ao fundo do quadro

> Voltar a baixar o arco para bloquear a bateria. O arco deve estar posicionado na vertical e a bateria encaixada ao máximo.

> A bateria deve estar encaixada ao máximo no quadro e bem apertada, baixando o gancho.

> Voltar a fechar e aparafusar o quadro.

 

 

 

4. Verificar se o ecrã de comando está bem ligado

 

> Abrir ou deslizar a proteção em neopreno que protege os conectores do ecrã de comando na parte da frente da bicicleta

>  Verificar se os conectores estão limpos, em bom estado (sem pinos dobrados ou danificados) e bem encaixados. Encaixe-os melhor, se necessário, colocando as setas de indicação frente a frente para não dobrar os pinos.

 

 

5.
Ligar o ecrã, clicando no botão ON/OFF

Se o problema persistir, contacte-nos através da assistência ou dirija-se a uma loja Décathlon.

CUIDO DO MEU PRODUTO

Dado que a manutenção regular é necessária para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a respetiva duração, seguem os nossos conselhos de manutenção.

1. Antes de cada saída, certifique-se de que a pressão dos pneus se situa entre 3,5 bar e 4,5 bar.

2. Recarregar a bateria pelo menos a cada três meses.

3. Guardar a bateria num local seco, fresco e ao abrigo do sol.

ENCOMENDO AS PEÇAS DISPONÍVEIS PARA ESTE PRODUTO

Precisa de peças para a bicicleta? Encontre todas as peças disponíveis aqui.

Informações técnicas

QUADRO

Quadro em alumínio com bateria integrada. A bateria pode ser carregada diretamente através do quadro ou tirada para ser carregada em casa, no trabalho, etc..
Quadro compatível com o porta-bagagens B'TWIN 300, 20 polegadas.

 

SUSPENSÃO

Suspensão em aço.

 

TRANSMISSÃO

6 velocidades por punho rotativo Shimano. Desviador traseiro 6 velocidades Shimano Tourney (16T-28T). Prato 52 dentes.

 

 

BATERIA/MOTOR

Assistência elétrica gerada por sensor de pedalada e 3 modos de assistência.
Torque do motor: 26 Nm.

Bateria: 24V 7.8Ah 187Wh
Autonomia da bateria: 30km no modo económico / 25km no modo normal / 20km no modo desportivo (informações indicativas que podem variar em função do relevo, das condições de utilização e do peso do utilizador).
Duração de vida da bateria: 2 anos (ou 500 ciclos de carga).

 

TRAVÕES

Travões V-Brake em alumínio para uma travagem potente e progressiva.
Travões em alumínio com proteção em borracha para maior conforto. A travagem corta a assistência elétrica.
A saber: as bicicletas com assistência elétrica consomem mais calços de travão do que uma bicicleta normal devido ao peso e à potência do motor.

 

SELIM/ESPIGÃO DE SELIM

Avanço em alumínio dobrável e ajustável em altura para maior conforto.
Guiador semielevado em alumínio. Diâmetro do espigão de selim: 33,9 mm.

 

PNEUS/RODAS

20 polegadas em alumínio de parede dupla. Motor integrado na roda traseira para um melhor controlo da direção.

 

ACESSÓRIOS/EQUIPAMENTO

Iluminação dianteira e traseira alimentada pela bateria e comandadas no guiador.

 

 

PESO

Peso: 18 kg

OS NOSSOS COMPROMISSOS

A BTWIN oferece garantia ao seu produto, nas condições normais de utilização, vitalícia para o quadro, a forqueta, o guiador e o avanço, 2 anos para as outras peças (bateria, componentes elétricos e componentes mecânicos, excetuando as peças de desgaste) e a mão-de-obra a contar da data de compra.

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